TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS

Casos: ATPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 3

Passo 1

Nas ultimas décadas, a economia brasileira tem estado relativamente estável, o que leva a demanda de vendas mais previsível. A indústria de alimentos constitui um dos setores mais importantes da economia nacional, e como outras indústrias, necessita planejar sua produção, cujos produtos são sensíveis a sazonalidade de oferta e demanda perecível e de grande diversidade.

O planejamento de produção (PCP) e o departamento que controla a atividade de decidir sobre o emprego dos recursos de produção, assegurando assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos.

O planejamento deve responder as seguintes perguntas:

O que produzir? Quanto produzir? Onde produzir? Como produzir?Quanto produzir? Com o que produzir? Para quem produzir?

O MRP (do inglês Material Requirements Planning, ou Planejamento das Necessidades de Material) é uma técnica que converte a previsão de demanda de um item de demanda independente em uma programação das necessidades das partes componentes do item.

O MRP considera a fabrica de forma estática, praticamente imutável.

Assim o MRP como hoje conhecemos só se viabilizou com o advento do computador, que utiliza softwares cada vez mais sofisticados, chegando a custar um milhão de dólares.

Os softwares com maiores capacidades de processamento passaram a ser denominados sistema de manufacturing resources planning, ou planejamento dos recursos de manufatura, também chamada de MRP II.

Elementos de um Sistema MRP

Lista de Material (BOM): E uma lista estruturada de todos os componentes de um produto. É a parte mais difícil e trabalhosa do projeto. Todos os produtos da linha de fabricação devem ser “explodidos”, em todos os seus componentes, subcomponentes e pecas. Um grande numero de empresas, mesmo já atuando há anos no mercado, não tem uma lista de material. Outras têm duas: uma para o pessoal de custos e outra para fabricação e compras. Outra dificuldade e manter atualizada a lista de material, o que normalmente e uma atribuição da engenharia.

Controle de Estoques: e essencial para a operação de um sistema MRP. Cada item ou componente da Lista de Materiais deve ter seu estoque controlado, para que se saiba exatamente quanto e preciso adquirir desse item.

Plano Mestre: relata a demanda a ser atendida, já depurada dos fatores externos. Isto e, aquilo que deve ser efetivamente produzido. Por se tratar de uma previsão, contem as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com