TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS

Ensaios: ATPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 5

COMO ESTUDAR, MATERIAIS E DICAS PARA A 1ª FASE DO EXAME DE ORDEM:

Talvez a dúvida que mais pega os estudantes de Direito nesta hora é: como estudar para a OAB? Com quais materiais estudar para a OAB? Como me organizar para estudar para a OAB?

Bem, vou tentar ajudá-los a resolver essas dúvidas.

Primeiramente, você deve conversar consigo mesmo, tomar posição e ter foco: vou abdicar de algumas coisas, pois quero passar na OAB. Meu caro, se você está pensando que estudar para a OAB é fácil, está tremendamente enganado. Essa talvez seja uma das provas mais complicadas de sua vida, justamente em virtude do volume de matérias, que é muito eclético e também por, talvez, ser a primeira dentre as muitas que ainda virão.

No entanto, não é um bicho de sete cabeças quando se estuda bem, quando se leva a sério a proposta de que você realmente quer passar no Exame de Ordem.

CURSINHO PARA A PRIMEIRA FASE:

Primeiramente, se você tiver condições financeiras suficientes, você pode optar por pagar um cursinho de primeira fase. Hoje em dia temos ótimas opções, e das mais variadas.

Particularmente, fiz no LFG e garanto: é excelente. Os professores te darão uma base sólida e você adquirirá um conhecimento suficiente para passar na 1ª fase do Exame do Ordem. Não estou fazendo propaganda (diretamente), estou apenas dizendo o que eu vivi e vi. Só conheço, de fato, o LFG, portanto, falarei dele.

Fiz o curso “Modular OAB I e II“. Achei ótimo. São dois meses de curso, podendo você optar por fazer o Módulo I (em um mês), Módulo II (em outro) e, no terceiro mês, reservá-lo para estudar tudo o que você viu nos últimos dois meses para revisar a matéria para a prova. É sucesso garantido (claro, tudo depende do seu esforço). Ou também, você pode optar por começar no Módulo II, depois fazer o Módulo I e, logo em seguida, o Exame. Penso que a primeira opção seja a melhor.

Lembrando que, atualmente, grande parte da equipe do LFG está no Curso Damásio e, pelo jeito, a fórmula de sucesso continua a mesma. Conheço pessoas que fizeram/fazem curso no FMB e também garantem que as aulas são excelentes.

Portanto, não custa nada ir a algum desses cursinhos, conhecer a estrutura, o método de ensino e, também, claro, ver o preço. Veja o que melhor se adéqua a você e inscreva-se já!

LIVROS:

Outra forma de estudar é por livros. Mas que livros? Vou pegar Hely Lopes para estudar Administrativo? Vou pegar Damásio de Jesus para estudar Penal? Lenza para Constitucional? NÃÃÃOOOO! Passe longe desses livros!

Não que eles não sejam bons, muito pelo contrário, são ótimos, excelentes, nem preciso dizer isso. No entanto, são doutrinas, são livros ótimos para concursos e para a prática diária.

Para a OAB, é necessário apenas que você estude por um bom resumo. A dica que dou é que, complementando com o que for dado em aula, estude também pelo resumo que você comprar. Ou seja, se o professor der Intervenção de Terceiros (em Processo Civil) na aula de hoje, hoje mesmo você, além de ler o Código, vai ler também seu resuminho. Isso tudo para fixar a matéria.

No entanto, se você optou por não pagar um cursinho, estude o resumo e a Lei seca, somente.

Particularmente, estudei pelo resumo da Editora Saraiva, chamado Coleção OAB Nacional (cada resumo, de cada matéria, tem uma cor). Evitem de estudar pelas Sinopses Jurídicas da Saraiva, pois elas são demais para a OAB, são desnecessárias, uma vez que são mais aprofundadas, doutrinariamente falando. São ótimas para estudar para concursos de nível superior, como revisão de matérias já estudadas, mas não para a OAB. Lembrando, é claro, que praticamente todas as editoras jurídicas possuem em seu catálogo resumos próprios para a OAB. Vale a pena ir à uma livraria, pegar um exemplar (da mesma matéria) de cada editora, sentar, ler determinado assunto e ver, dentre eles, qual você gosta mais.

Uma outra dica em relação aos resumos: compre resumos das principais matérias e também das mais difíceis que você acha, ou seja, Civil, Processo Civil, Penal, Processo Penal, Constitucional e Administrativo. Essas matérias geralmente são as que mais tem conteúdo e, dentre elas, algumas podem ser chata de se estudar, para alguns estudantes.

Aí você pergunta: mas e Ética, Trabalho e Processo do Trabalho? Sinceramente, não aconselho gastar dinheiro com essas matérias. Acredite, mesmo que você nunca tenha estudado como deveria Trabalho e Processo do Trabalho na faculdade, você vai conseguir aprender tranquilamente lendo o código e algum material de aula (no entanto, claro, se você não vai fazer cursinho, compre um resumo). E Ética?Bem, para Ética você apenas deve ler o Estatuto da Advocacia (e alguns pontos do Regulamento Geral da OAB). Trata-se de uma lei tranquila para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com