TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS

Pesquisas Acadêmicas: ATPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  1.518 Palavras (7 Páginas)  •  1.251 Visualizações

Página 1 de 7

FACAM – FACULDADE DO MARANHÃO

SOMAR SOCIEDADE MARANHENSE DE ENSINO SUPERIOR

DIDÁTICA

CURURUPU

2013

GENILTON MENDES

GLAÚCIO RAMOS GOMES JÚNIOR

JOSÉ RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR

JULIANE MARQUES FERREIRA

MARIA DO SOCORRO DA LUZ REIS

MARLIENE FONSECA SANTOS

TANIELIA MARQUES MENDES

DIDÁTICA

CURURUPU

2013

EXERCICIO DE FIXACÃO

01 – O que vem ser a Didática?

R: É um ramo da ciência pedagógica que tem como objetivo de ensinar métodos e técnicas que possibilitam a aprendizagem do aluno por parte do professor ou instrutor.

02 – A importância da pedagogia que focaliza a atividade do professor?

R: A pedagogia focaliza a técnica, a capacidade e habilidade do professor na sala de aula, fazendo com que seus métodos, recursos materiais, gestos e atitudes possa a ser o centro do processo de aprendizagem, adequados ao ensino, desde a educação infantil ao ensino superior. Fazendo com que aquele aluno participe de todas as atividades, dando a sua opinião, levando aos alunos á origem por vontade própria, motivando e despertando o interesse e esforço do aluno.

03 – Qual a finalidade do método de trabalho em sala de aula?

R: Métodos didáticos que possibilitem a livre participação do aluno, a discussão e a troca de ideias com os colegas e a elaboração pessoal do conhecimento das diversas matérias, contribuem de forma decisiva para a aprendizagem e desenvolvimento da personalidade dos educandos.

04 – Qual a importância da didática no campo instrumental da atividade docente?

R: A didática já realizou pesquisas e estudos sobre essas questões apresentando resultados e sugestões. Aos professores cabe verificar se respondem as suas indagações, por exemplo; a didática nos oferece sugestões como realizar o planejamento de curso com participação dos alunos. Acreditam que a didática é uma das chaves que abre as portas para o professor vencer inúmeras dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. A didática é um dos principais fundamentos para o professor, pois se trata do estudo da arte do ensino. Compreende conhecimento cientifico que fornecem bases teóricas aos futuros professores de modo que possam atuar diante de situações praticas de ensino.

05 – A relação entre o mestre e o discípulo deve ter com base o amor e o respeito mútuo.

R: Como profissionais críticos e atuantes na área de ensino, observamos que, atualmente impera um total descaso pelo ato de lecionar e aprender o respeito mútuo entre discente e docente. Porque tanto o mestre quanto o discípulo devem ter conhecimentos em aceitar as opiniões e atitudes um do outro de forma que possam contribuir para suas vivencias em sala de aula.

06 – O professor deve respeitar a individualidade do aluno.

R: Respeitar significa aceitar a individualidade de cada um, sua forma de expressão e sua aparência, sua origem, suas escolhas e opiniões, seus limites e sentimentos. Respeitar não implica em concordar com o outro ou elogiar qualquer tipo de conduta, mas em não desqualificar ou impor opinião. O professor deve ter consciência de que os alunos têm ritmos diferenciados e seguem processos distintos em seu desenvolvimento, e que o ritmo de seu grupo não é a soma teórica de todos os ritmos individuais, mas algo que foi construído através das experiências adquiridas por aquele que o constituem.

07 – A finalidade da instrução escolar deve basear-se no fim mais elevado da educação, que é favorecer o desenvolvimento físico, mental e moral do educando.

R: Na escola vamos apenas organizar aquilo que já sabemos, ou seja, desenvolver a nossa postura, a nossa mente e a nossa conduta enquanto seres racionais e o professor/ educador tem papel fundamental nesse desenvolvimento.

08 – O objetivo não é exposição dogmática e a memorização mecânica, mas sim o desenvolvimento das capacidades intelectuais do jovem.

R: O objetivo do ensino atualmente é testar a capacidade de pessoas que se dedicam á leitura e estudos, ou seja, a intelectualidade do jovem que já não está mais alheio ás coisas, devido o avanço da tecnologia.

09 – A instrução escolar deve auxiliar o desenvolvimento orgânico por meio da atividade, isto é, da ação tanto física quanto mental.

R: Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você, isto é, colocar em pratica por meio de atividades e não ficar só na teoria. Sendo assim, é necessário que demonstre o que se sabe.

10 – A aprendizagem escolar deve corresponder não apenas á aquisição de conhecimentos, mas principalmente ao desenvolvimento de habilidades e ao domínio de técnicas.

R: Pois, se os alunos não tiverem habilidades e técnicas, os mesmos não conseguirão desenvolver seus conhecimentos. Deve assegurar ao aluno um sólido domínio de conhecimento e habilidades, o desenvolvimento de suas capacidades, críticos e criativo. Para formar cidadãos críticos e capazes de participarem nas lutas pela formação social.

11 – O método de instrução deve ter por base a observação ou percepção sensorial (que Pestalozzi chamava de intuição) e começar pelos elementos mais simples.

R: Apresentava o conhecimento começando por seus elementos mais simples e concretos de forma a estimular a compreensão. Utilizava o processo de observação ou percepção pelos sentidos denominados por ele a intuição. Fixava o conhecimento por meio de uma serie progressiva de exercício graduados que se baseava mais na observação do que no mero estudo de palavras.

12 – O ensino deve seguir a ordem psicológica, ou seja, respeitar o desenvolvimento infantil.

R:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com