TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS

Exames: ATPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Estudando a parte de Gestão do Conhecimento, podemos observar o quanto é importante estar informado e atualizado com as mudanças que ocorrem no mundo, para uma empresa inovadora obter sucesso, ela precisa ter uma postura de aprendizagem intensiva e permanente, buscando sempre a competitividade, e desenvolver habilidades de aprender algo mais rápido que seus concorrentes.

Podemos dizer que o conhecimento é o principal recurso da sociedade atual, com ele podemos criar novas ideias, adquirir vantagem competitiva, enfim, com a tecnologia em alta no mundo de hoje, cada vez mais será necessário utilizar ferramentas como a internet para obter conhecimento e transformá-lo em informação para superarmos nossas perspectivas no mundo da concorrência.

CAPITULO 1

Etapa 1, Passo 3

RELATÓRIO

Gestão do Conhecimento é o conjunto de processos e sistemas que permitem que o capital intelectual de uma organização aumente.

É um processo sistemático de encontrar, relacionar, organizar, filtrar e apresentar a informação de maneira a melhorar a competência das equipes em áreas específicas e enriquecer o conhecimento relevante fundamentalmente focado no redesenho pessoal e organizacional.

Define como uma infra-estrutura criada pela organização para implantar os processos e os procedimentos que, atuando sobre uma base de dados se baseia fundamentalmente em compartilhar conhecimento e permitir o uso de tal conhecimento.

Todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização.

O cerne da gestão do conhecimento é justamente preocupar-se com a organização do conhecimento humano para que esse possa ser usado de maneira inteligente, gerando mais valor e aumentando o desempenho e a vantagem competitiva.

O que garante a segurança na tomada de decisões é a disponibilidade de todas as informações e conhecimentos possíveis.

Embora muito tenha escrito sobre o conhecimento pouca atenção tem sido dada como ele é criado.

Não existe uma definição padrão de gestão do conhecimento, é realmente uma maneira de olhar o mundo dos negócios entendendo que o conhecimento não é informação.

Muitas vezes cria-se, um falso entendimento sobre empresas reúnem condições para fazer gestão do conhecimento, que dispõem de recursos significativos para investimentos em tecnologia, e que só assim pudessem ou devessem inovar.

A importância vital do conhecimento no mundo dos negócios sempre foi reconhecida e esse quadro está mudando gradualmente com modelos, métodos, ferramentas e técnicas para a gestão eficaz do conhecimento que estão se tornando disponíveis para se adaptar ao mundo em mudanças.

Capacitar profissionais interessados no conhecimento e aplicação das modernas ferramentas de gestão estratégica de pessoas.

Agregar competências requisitadas pelo mercado para manutenção e ascensão de carreira.

Favorecer a tomada de decisão em um ambiente organizacional competitivo e de constantes transformações

Conhecimento é uma realidade no mundo dos negócios, pois o conhecimento numa empresa não a torna mais competitiva, e sim o seu gerenciamento que faz a diferença.

A Gestão do Conhecimento que proliferam no país reforçam a importância da adoção de tecnologias em detrimento de soluções focadas em processos e pessoas, que seriam, em última instância.

O conhecimento é o recurso econômico mais precioso e utilizado como elemento de competição entre nações, assim como, está inserido em corporações e instituições que tenham como objetivo o crescimento.

Ideias e práticas são recursos fundamentais que permite funcionar de forma inteligente sem sobre carregar explosão de informação pois o processo de aprendizagem que as pessoas sofrem ao entrar numa empresa muitas vezes sai com eles e a empresa não consegue capturar parte dessa experiência.

Dessa forma, o conhecimento pertence ao humano, não à tecnologia. O gestor do conhecimento deve, portanto, gerir pessoas e contextos com as devidas intervenções orientadas em objetivos concretos que poderão ter a tecnologia como extensão para a ampliação do ambiente informacional.

O produto da Gestão do Conhecimento é a qualidade em diferentes culturas, com capacidade de organizar e atender de maneira efetiva e criativa as solicitações do mercado, como, fornecedores, beneficiários diretos e indiretos e da própria sociedade.

O espaço de tempo é muito pequeno e as ações são muitas e devem ser registradas, tal qual, o investimento e parcerias envolvidos nos processos para a execução de projetos.

Grandes empresas em todo o mundo estão abraçando iniciativas de Gestão de Conhecimento no intuito de explorar de maneira inteligente o seu capital intelectual.

As estratégias dos negócios, públicos ou privados, devem definir as competências essenciais no presente e no futuro para gerar vantagens competitivas sustentáveis.

Existem várias definições sobre conhecimento variando de visões conceituais para mais práticas daí a transformar o conhecimento em um ativo organizacional de valor a experiência que de uma forma geral têm que ser formalizado, distribuído, compartilhado e aplicado.

Uma vez que a informação foi coletada ela deve ser organizada de forma que ela possa ser representada e pesquisada eletronicamente.

Este é o foco do processo de organização. Sistemas e ferramentas de compartilhamento de conhecimento, bases de conhecimento, taxonomias e outros elementos devem ser projetados para facilitar este processo.

Criar é descobrir novos conhecimentos, observar clientes, suas análises e benchmarking, lições de negócios, projetos de melhoria de processos, pesquisas, experimentos, pensamento criativo, descobrimento de conhecimentos automatizados e dados.

Essa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com