TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS

Dissertações: ATPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

Atribuições do MEC

O decreto n° 4791 de 22 de julho de 2003 aprova a Estrutura Regimental do MEC, ele estabelece toda estrutura de ensino na educação brasileira, que dá direito a todos os brasileiros ao livre acesso a educação, desde a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, o EJA, a educação profissional para todos. O MEC ainda estabelece o direito a educação especial, que traz um avanço no sistema de educação brasileira inclusive com assistência financeira a famílias carentes para escolarização de seus filhos.

Toda essa estruturação visa transformar o sistema educacional em um modelo autossuficiente e igualitário, mas infelizmente na maioria das vezes isso acaba não ocorrendo. As etapas de ensino e suas devidas características estabelecidas pelo MEC passam desde a educação infantil, ensino fundamental, até a profissionalização do individuo de maneira inteligente e satisfatória que alcance todo cidadão.

Também possui atribuições que asseguram o desenvolvimento com qualidade no aprendizado nas escolas. Contribuem para desde o espaço físico, alimentação, transporte para alunos que vivem longe das escolas, disponibilidade de material didático que instiguem as crianças a aprenderem, capacitação curricular para aperfeiçoamento dos professores, disseminação de tecnologias e de processos de qualidade, que resumindo são avaliações para visualizar a evolução do aprendizado em toda escola.

O MEC precisa fazer com que a educação básica seja eficaz e completa, possibilitando uma maior convivência do individuo na escola, além de assegurar que toda, isso mesmo, toda criança neste país, tenha acesso ao ensino, acesso a uma educação de qualidade, que prepare cada um para o convívio em sociedade.

Etapa 3

passo 4

“As organizações auxiliares da escola”

O conceito de organização escolar está diretamente relacionado a uma ou mais pessoas que realizam uma tarefa de modo articulado e coordenado atuando em um determinado contexto ou ambiente, tendo em vista um objetivo predeterminado.

A estrutura organizacional de uma escola consiste em três níveis:

• Institucional- órgãos de administração e gestão;

• Coordenação (Intermédio)- conselhos de turma, direção de turma, conselhos de docentes, departamentos curriculares;

• Técnico (Operacional)- sala de aula, professores e alunos;

Escolhemos falar sobre Coordenação e conversando com a Sra. Roseli Lemme, coordenadora pedagógica do Centro Educacional Nossa Senhora das Graças, podemos entender como funciona a coordenação pedagógica em uma escola. Sua atribuição consiste em orientar os professores no planejamento, alinhando as atividades extracurriculares com a proposta pedagógica desenvolvida em sala de aula, orientando os professores na adequação dos conteúdos que serão trabalhados. Análise de material pedagógico de diferentes editoras

Orienta alunos que necessitam de adaptações curriculares, com situações pontuais de característica comportamental de um aluno ou de um grupo. Atua auxiliando a direção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com