TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS

Tese: ATPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Tese  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA - 1

PASSO – 1

No inicio da civilização já existia se a produção, ou seja, quando o homem transformava a pedra em ferramentas para caça. Com o passar do tempo o artesão foi um dos primeiros a produzir organizadamente e em pequenas escalas sendo posteriormente substituído pelas indústrias na Revolução Industrial, que teve início na Inglaterra no século XVIII, o que foi marcado pelo grande salto tecnológico nos transportes e máquinas. As máquinas a vapor, principalmente os gigantes teares, revolucionou o modo de produzir. Se por um lado a máquina substituiu o homem, gerando milhares de desempregados, por outro baixou o preço de mercadorias e acelerou o ritmo de produção. A Revolução Industrial passou por outro processo quando Taylor e Ford colocarão suas teorias em pratica. Taylor introdutor da Administração Cientifica onde verificaria ao desenvolvimento de pessoal e seus resultados caracterizassem em aumentar o nível de produção dos operários com máxima eficiência e nível de produção elevada. Já a teoria de Ford determinou a produção em linha de montagem verticalizada em massa, onde os veículos eram montados em esteiras rolantes, que se movimentavam enquanto o operário ficava praticamente parado, buscava-se assim a eliminação do movimento inútil.

Um grande salto da indústria Moderna começou com a globalização das empresas nos meados do século XX com a abertura do comercio mundial e de exportações entre os países e, com o grande estouro do consumo da População. Para poder atender o elevado consumo as empresa começaram a automatizar os processos para poder atender a grande demanda, passando a chegar à era robótica.

A partir disso, iremos descrever alguns conceitos dessa evolução histórica:

Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário, ou seja, os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados, não existe estoque parado.

Engenharia Simultânea é uma abordagem sistemática para o desenvolvimento integrado de produtos que enfatiza o atendimento das expectativas dos clientes. Desenvolvimento, no qual a tecnologia de projeto auxiliado por computador é utilizada para melhorar a qualidade do produto, não somente durante o desenvolvimento, mas em todo ciclo de vida, é também uma metodologia de desenvolvimento de produtos, na qual vários requisitos são consideradas parte do processo de desenvolvimento de

Tecnologia de Grupo é uma filosofia de manufatura na qual, peças ou outros objetos (planos de processo, produtos, montagens, ferramentas, etc.) similares são identificadas e agrupadas para se aproveitar as vantagens de suas similaridades, nas diversas atividades da empresa (projeto, manufatura, compras, planejamento e controle da produção, etc.).

Consórcio Modular permite a redução nos custos de produção e investimentos, diminui os estoques e o tempo de produção dos veículos, aumentando a eficiência e produtividade, além de tornar mais flexível a montagem de veículos.

Células de Produção é uma ferramenta gerencial originária do sistema Japonês Just in time, usada atualmente por empresas de todos os ramos de atividade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com