TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ADMINISTRAÇÃO

Artigo: ATPS ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  8.085 Palavras (33 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 33

INTRODUÇÃO

Se fazer as unhas, uma hidratação ou investir em tratamentos que são tendência estão na rotina feminina e garantem visitas frequentes ao salão de beleza, saiba que esse local para mudar o visual e ser mimada tem história curta. Apesar de imersos na nossa vida atual, os primeiros salões de beleza só começaram a aparecer no século XX, em um mundo onde os locais para cortar cabelo eram exclusividade masculina, sem espaço para mulheres. Os cabeleireiros são uma das profissões mais antigas da humanidade e é comum pentes e navalhas feitos em pedra estarem entre os achados arqueológicos. O Egito se tornou o berço de um dos símbolos capilares mais famosos, as perucas de Cleópatra, mas foi só na Grécia antiga que surgiu um lugar especializado para realizar o serviço. Construído em praça pública, as barbearias ou "koureias" logo se tornaram atrações entre a população, pois naquele tempo conversas sobre política, esportes e eventos sociais eram mantidos por filósofos, escritores, poetas e políticos, enquanto eram barbeados ou faziam manicure e pedicure e até recebiam massagens. Novas tecnologias atraíram as mulheres ao salão de beleza Com a moda e a opulência, apareceriam os primeiros cabeleireiros celebridade, especializados em perucas e penteados, como Léonard, responsável pelas madeixas exageradas e penteados detalhados de Maria Antonieta, na França. A popularidade desses profissionais era tão grande que em 1635 foi inaugurado em Paris o Champanhe, primeiro salão de beleza do mundo, mas era um privilégio para as poucas mulheres ricas da corte. A cidade francesa voltaria à moda com Antoine e sua "tesourada do século" nos fios de Coco Chanel, além da chegada do sistema de água encanada e de esgoto a um maior número de casas e a criação de produtos específicos para o cabelo, como os shampoos e a coloração. Permanente e coloração mudaram o cotidiano das mulheres do século XX Essa nova tecnologia nos salões atraiu a uma clientela que não tinha acesso a um cabeleireiro 24 horas por dia. Nessa época, Charles Nestle inventou a máquina de permanente, que mesmo levando dez horas para transformar as madeixas, poupava as mulheres do uso do ferro quente nos fios e deixava os cabelos modelados por mais tempo. Outra revolução foi o invento de Eugène Schueller, o fundador da "L'Oréal",que criou colorações como a "Imédia Excellence", vendida há mais de 85 anos, e ajudou as mulheres a mudar a cor dos fios pela primeira vez na história.

SUMÁRIO

ETAPA 01

1.1 QUANTO SE COMPRA E QUANTO SE VENDE

1.2 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

1.3 INFLUENCIA DA ECONOMIA

1.4 PERFIL DO CONSUMIDOR

1.5 EVOLUÇÃO DO MERCADO

1.6 MOTIVO RESPONSAVEIS PELA EVOLUÇÃO DESSE MERCADO

1.7 ALGUNS PONTOS NEGATIVOS NO SETOR

1.8 AS EMPRESAS QUE PARTICIPAM DESSE MERCADO

ETAPA 02

2.0 ESTUDO NO AMBIENTE EMPRESARIAL

2.1 TABELA DISCRIMINANDO CUSTOS FIXOS E VARIAVEIS

2.2 FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA

2.3 DESPESAS VARIASVEIS

2.4 DESPESAS FIXAS

2.5 PONTO DE EQUILIBRIO ETAPA 03

3.1 ANALISE MACROECONOMICA PORTO ALEGRE

3.2 ANALISE MACROECONOMICA CANOAS/RS

3.3 ANALISE MACROECONOMICA VIAMÃO/RS 3.4 ANALISE MACROECONOMICA DE ESTEIO/RS.. 3.5 CONCLUSÃO ETAPA 04 INFLAÇÃO 4.1 CRISE ECONOMICA DE 2008 4.3 POLITICA MONETARIA E POLITICA FISCAL

4.4 CARGA TRIBUTARIA

4.5 A CRISE DA DIVIDA DOS EUA

4.6 A CRISE DOS EUA E COMO ISSO AFETA O BRASIL ECONOMIA CHINESA

4.8 CONSIDERAÇÕES FINAIS 4.9 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICA

1.1 QUANTO SE COMPRA E SE VENDE

Os últimos anos, é notório o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho Segundo dados do IBGE, a análise por grupos etários mostrou que, em 2011, cerca de 60% das mulheres ocupadas tinham entre 25 e 49 anos de idade.

O crescimento do número de mulheres com carteira assinada somada ao aumento do poder aquisitivo das classes C e D provocou uma sofisticação no mercado de beleza e estética, no qual as ofertas de produtos foram ampliadas e a diferenciação dos produtos passou a ser elemento de valorização pelas consumidoras.

Esta “nova” mulher que se insere no mercado e na sociedade de forma tão contundente é a locomotiva que está puxando o crescimento do mercado de beleza e estética e modificando os paradigmas e conceitos dos salões de beleza.

1.2 COMPORTAMENTOS DO CONSUMIDOR

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela empresa Sophia Mind, as mulheres estão passando por grandes mudanças comportamentais, culturais e sociais e precisam ser compreendidas profundamente para que se estabeleça com elas uma comunicação efetiva e conveniente.

O público alvo de um salão de beleza são todos os tipos de consumidores, predominantemente mulheres, existem também uma grande procura por parte do público masculino aos cuidados com a beleza e estética corporal, havendo diferenciação de classe social.

Os homens começam a frequentar por influência feminina, por indicação da esposa, amiga ou filha. Muitos homens ainda não se sentem à vontade para comentar assuntos ligados à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.7 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com