TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ADMINISTRAÇÃO

Trabalho Escolar: ATPS ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 5

Para Chievenato , a Administração é imprescindível para a existência, sobrevivência e sucesso das organizações, pois na sociedade moderna as organizações são extremamente heterogêneas e diversificadas, de tamanhos diferentes, de características diferentes, de estruturas diferentes, de objetivos diferentes (lucrativas – empresas – ou não lucrativas – Exército, Igreja, serviços públicos, entidade filantrópicas, organizações não governamentais etc.), e por isso precisam de um administrador para que conduza racionalmente suas atividades.

Já para Maximiano , uma organização é um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo (ou conjunto de objetivos), além de ter outros componentes importantes, como processos de transformação, cultura, tecnologia, divisão do trabalho, e fornecer os meios de subsistência para muitas pessoas, como por exemplo, salários, abonos, lucros distribuídos e outras formas de remuneração, em retribuição por seu trabalho ou investimento. Essa distribuição, por sua vez, permite às pessoas adquirir os bens e serviços de que necessitam. A Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos em qualquer escala (individual, familiar, grupal, organizacional ou social), onde abrange cinco tipos principais de decisões, também chamadas processos ou funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle.

Para Chievenato , a Teoria Geral da Administração estuda a Administração das organizações e empresas do ponto de vista da interação e da interdependência entre as seis variáveis principais: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade. Elas constituem os principais componentes no estudo da Administração das organizações e empresas. O comportamento desses componentes é sistêmico e complexo: cada um influencia e é influenciado pelos outros, provocando ao seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da Teoria Geral da Administração.

A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência), e significa aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço a outro. A tarefa da administração é interpretar os objetivos propostos pela organização e transforma-los em ação organizacional por meio do planejamento, organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada. Assim, a administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos. O significado e o conteúdo da Administração sofreram formidável ampliação e aprofundamento através das diferentes teorias. O conteúdo do estudo da administração varia de acordo com a teoria ou escola considerada.

A Administração como a encontramos hoje é o resultado histórico e integrado da contribuição cumulativa de numerosos precursores, filósofos, físicos, economistas, estadistas, e empresários que no decorrer dos tempos, foram cada qual no seu campo de atividades, desenvolvendo e divulgando suas obras e teorias.

A Revolução Industrial trouxe a invenção de máquinas a vapor, o surgimento de fábricas, uma nova concepção de trabalho que modificou completamente a estrutura comercial e social da época, provocando profundas mudanças na economia, política e sociedade.

A organização e a empresa nasceram com a Revolução Industrial. O início da história da administração foi predominante, uma história de cidades, de países, governantes, exércitos e igrejas. A revolução industrial provocou o surgimento das fábricas e o aparecimento da empresa industrial e com isso, provocou algumas mudanças na época:

• Aparecimento das fábricas e das empresas industriais;

• Crescimento das cidades e aumento da necessidade de administração pública;

• Surgimento dos sindicatos como organização;

• Primeiras experiências sobre administração de empresas;

• Consolidação da administração como área de conhecimento.

A Escola Clássica possui esse nome porque seus integrantes criaram e sistematizaram os conceitos fundamentais da administração, na transição para o século XX. Eficiência, organização e processos produtivos são os conceitos que estão nas raízes da escola clássica. Seus integrantes são:

• Frederick Winslow Taylor: Movimento da administração científica, eficiência, combate ao desperdício, tempos e movimentos, racionalização do trabalho, melhor maneira de fazer as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com