TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ADMINISTRAÇÃO

Tese: ATPS ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Tese  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

. Cap. 1 – Introdução TGA1.2 O Significado de “Administração”. A palavra ADMINISTRAÇÃO vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência), e significa aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço a outro. Com passar do tempo sofreu transformação no seu significado. Hoje, administrar é “o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos, a fim de alcançar objetivos”.

4. Cap. 1 – Introdução TGA1.2 O Significado de “Administração”. Dale pensava que para se administrar deveria:  PLANEJAR as ideias,  ORGANIZAR os recursos,  DIRIGIR as pessoas, e por fim,  CONTROLAR os resultados.

5. Cap. 1 – Introdução TGA1.3 Habilidades do Administrador. Três tipos de habilidades que o administrador deve possuir, a saber:  Habilidade técnica: utilização de ferramentas para realizar uma tarefa por intermédio de sua experiência profissional.  Habilidade humana: capacidade de trabalhar com pessoas, comunicar, compreender as atitudes e desenvolver uma liderança.  Habilidade conceitual: capacidade de lidar com ideias e conceitos abstratos.

6. Cap. 1 – Introdução TGA1.4 Níveis Administrativos.  Na medida em que se sobe para os níveis mais elevados da organização, diminui a necessidade de habilidades técnicas, enquanto aumenta a necessidade de habilidade conceitual.

7. Cap. 1 – Introdução TGA1.4 Níveis Administrativos.  Habilidades conceituais Habilidades Humanas  Habilidades Técnicas

8. Cap. 1 – Introdução TGA gico até E st r el1.4 Níveis Administrativos. Ní v  Habilidades conceituais o átic lT ve Ní Habilidades Humanas  Habilidades Técnicas

9. Cap. 1 – Introdução TGA1.5 Teorias Administrativas e Seus Enfoques. Novo: variável Novo: variável “Competitividade” “Competitividade”

10. Cap. 1 – Introdução TGA1.5 Teorias Administrativas e Seus Enfoques.

11. Cap. 1 – Introdução TGA1.5 Teorias Administrativas e Seus Enfoques.

12. Cap. 1 – Introdução TGA1.5 Teorias Administrativas e Seus Enfoques.

13. Cap. 2 – AntecedentesHistóricos2.1 Os Primórdios da Administração. Antigo Egito:  Necessidade de Planejar, organizar e controlar;  Descentralização da organização;  Necessidade de ordens escritas, uso de consultoria. Babilônia:  Uso de controle escrito e documental;  Controle de produção e incentivos salariais.

14. Cap. 2 – AntecedentesHistóricos2.1 Os Primórdios da Administração. Hebreus:  Conceito de organização – divisão de famílias, assentamento de terras, nomeação de chefes, divisão da hierarquia organizacional. Grécia:  Universalidade da administração;  Especialização; Roma:  Descrição de funções, organização de poderes, logística de distribuição, táticas militares, infraestrutura de apoio.

15. Cap. 2 – AntecedentesHistóricos2.2 Influências dos Filósofos. Sócrates: Administração é uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. Platão: Analisou os problemas políticos e sociais decorrentes do desenvolvimento social e cultural do povo grego. Em sua obra A República, expõe a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos. Aristóteles: Na sua obra Política, que trata da organização do Estado, distingue as três formas de administração pública: monarquia, aristocracia, e democracia.

16. Cap. 2 – AntecedentesHistóricos2.3 Influência da Igreja Católica. Ao longo dos séculos, a Igreja Católica estruturou a sua organização com uma hierarquia de autoridade, um estado-maior (assessoria) e a coordenação funcional para assegurar integração. A organização hierárquica da Igreja é tão simples e eficiente que sua enorme organização mundial pode operar sob o comando de uma só cabeço executiva (Papa). A estrutura da organização eclesiástica serviu de modelo para muitas organizações que incorporaram seus princípios e normas administrativas.

17. Cap. 2 – AntecedentesHistóricos2.4 Influência Militar Princípio da unidade de comando; A hierarquia; Centralização do comando e a descentralização da execução; Estado-Maior (equipe de assessoria e apoio ao alto comando); Estratégia; Logística de suprimentos e distribuição.

18. Cap. 2 – AntecedentesHistóricos2.5 Influência da Revolução Industrial. Com a invenção da máquina a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com