TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ADMINISTRAÇÃO

Trabalho Universitário: ATPS ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1. ORGANOGRAMA 2

2. DESENHO ORGANIZACIONAL ATUAL DA EMPRESA......................3

3. NOVA PROPOSTA DO DESENHO ORGANIZACIONAL DA EMPRESA

..................................................................................................................4/5

4. DESENHO ORGANIZACIONAL DA NOVA EMPRESA........................6

1. ORGANOGRAMA

O organograma é uma representação gráfica da estrutura hierárquica da empresa. Pode ter várias formas, desde a mais comum conhecida como organograma tradicional, até formas bem pouco usuais, como uma flor.

Sua finalidade é mostrar aplicações da administração sistemática, seus órgãos, suas relações de interdependências, seu funcionamento, os processos de atividade e coordenação. Capazes de conduzir ao alcance dos objetivos empresariais.

O organograma constitui umas das prioridades da administração e serve como uma estrutura básica, como um conjunto de mecanismo de operação, decisão e coordenação. É influenciada pelas características do ambiente de tarefa da empresa. Pelos objetivos, estratégias, tecnologias e tamanho da empresa e considera as entradas, estruturas, funções e a saída do sistema empresarial como uma totalidade. É o meio pela qual a empresa procura encontrar coerência e compatibilidade entre uma multiplicidade de variáveis.

Portanto o organograma é extremamente importante em um organização, pois ele define quais são os níveis de hierarquia dentro da organização, é com ele que os funcionários saberão qual é seu papel dentro da empresa e a quem eles respondem respectivamente.

Organograma tradicional:

O primeiro passo é determinar todas as funções e setores que serão apresentadas no organograma, e definir suas posições hierárquicas.

Quanto maior a responsabilidade e a autonomia, mais alta será a posição ocupada pelo cargo ou setor.

Ao montar um organograma: O presidente ocupa o primeiro nível. No segundo nível serão colocados os diretores, e de cada diretor sairá uma linha que se ligara a todos os gerentes que respondam hierarquicamente a ele.

As funções do Staff, que respondem a um superior, mas não tem autoridade total sobre os níveis abaixo, são colocadas em níveis intermediários e ligadas a linha principal do superior correspondente. Por exemplo, o RD responde a direção, na sua autoridade limita-se aos assuntos da qualidade, ou seja, quem administra o pessoal é cada gestor na sua área de atuação.

2. DESENHO ORGANIZACIONAL ATUAL DA EMPRESA

3. NOVA PROPOSTA DO DESENHO ORGANIZACIONAL DA EMPRESA

Para essa nova fase da empresa visando o crescimento e melhorias tanto externa como interna e para alavancar vendas ocorreram as seguintes mudanças:

Contratação:

Gerente de Vendas: Acreditamos que nessa nova fase temos que ter alguém com uma visão de projeção, para coordenar e dar suporte aos nossos setores de vendas (interna/externa) e marketing.

Gerente Administrativo: Precisamos de colaborador com um conhecimento e visão ampla que gerencie os setores Financeiros, Relações Humanas, e Compras, pois uma falha de comunicação entre algum destes setores pode trazer prejuízos irreversíveis para a organização.

Representante: Contratamos mais um representante visando a abrangência de todas as regiões do Brasil, gostaríamos de liderar o mercado de vendas nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, pois temos um aumento no setor automobilístico com as instalações de novas montadoras.

Financeiro: Com nosso crescimento temos que ter colaboradores com formação para exercer essa função, pois, trata-se do “coração” da empresa.

Relações Humanas: É de extrema importância um profissional nesta área, pois, com o crescimento precisamos de agilidade na contratação de novos colaboradores e na parte burocrática das mesmas, não podemos perder tempo nem dinheiro com terceirizados.

Comprador: Nessa fase precisamos otimizar custos para podermos repassar nossos produtos com preços competitivos no mercado. E com um colaborador exclusivo nesse departamento temos o poder de comprar melhor com mais tempo para cotações e barganha.

Líder de Produção: É aquele que abaixo do gerente ira liderar uma determinada equipe, pois o mesmo, junto com o gerente, ira repassar para os operadores de produção o que será necessário e viável do mesmo, todas as ações necessárias que diz respeito, é o líder que ao identificar o problema ira resolve-lo ou levar para o superior para tomar as decisões cabíveis.

Qualidade: Esse setor é de extrema importância, pois é ele que irá atestar se nossos produtos atingem os níveis esperados de qualidade para a satisfação do cliente. Sua responsabilidade é não deixar passar peças com inconformidades.

Expedição:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com