TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÃO

Dissertações: ATPS ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 3

O SISTEMA DE PRODUÇÃO PPCP (PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO).

A estratégia de manufatura deste sistema é o conjunto de decisões que visa atingir desempenho em critérios competitivos alinhados aos objetivos da empresa. Os objetivos desta estratégia definidos por Skinner são: o custo, a entrega, a qualidade, o serviço confiável, a flexibilidade de produto, a flexibilidade de volume e o investimento. As áreas de decisão são caracterizadas por um conjunto de decisões especificas que são a estrutura, cujas decisões relacionadas às características tecnológicas do sistema produtivo, e a infraestrutura, cujas decisões estão relacionadas à operação do sistema produtivo.

O sistema de PPCP é uma área de decisão da manufatura, seu objetivo corresponde anto ao planejamento como ao controle de recursos do processo produtivo a fim de gerar bens e serviços. O PPCP também é um sistema de transformação de informações, pois recebe informações sobre estoques existentes, vendas previstas, linhas de produtos, modo de produzir, capacidade produtiva. O PPCP tem como incumbência transformar estas informações em ordens de fabricação.

Deste modo o sistema de PPCP corresponde a uma função da administração, que vai desde o planejamento até o gerenciamento e controle do suprimento de materiais e atividades de processos de uma empresa, a fim de que produtos específicos sejam produzidos por métodos específicos para atender o programa de vendas preestabelecido.

O sistema de PPCP deve informar corretamente a situação corrente dos recursos, além de ser capaz de reagir de forma eficaz.

No sistema de PPCP é utilizado um sistema de informações que relaciona a estratégia de manufatura e apoia a tomada de decisões táticas e operacionais, referente às questões;

• O que produzir e comprar;

• Quanto produzir e comprar;

• Quando produzir e comprar;

• Com que recursos produzir.

As decisões no sistema de PPCP referem-se às atividades básicas de planejar e controlar que podem ser divididas de acordo com:

• O horizonte de planejamento- consiste em longo, médio e curto prazo;

• Os ambientes da manufatura- consistem em MTS, MTO, ATO e ETO;

• As perguntas a serem respondidas- consiste em O quê?, Quando?, Quanto? e Com quê?;

• A operação do sistema de PPCP- consiste em Gerenciamento e controle da demanda, Planejamento e controle dos recursos internos e Planejamentos e controle dos recursos externos.

O processo decisório do sistema de PPCP envolve a estrutura geral, os fatores que afetam as decisões, as técnicas de PPCP e as abordagens de PPCP.

A programação chão-de-fábrica é definida pelas ordens de produção que devem ser sequenciadas na fabrica.

Passo 02

EMPRESA A SER ESTUDADA

Nome: FORMATUS MÓVEIS LTDA.

Local: QI 416 CONJUNTO 02 LOTES 06/07 – SAMAMBAIA/DF

CEP: 72 32 302

Telefones: 61 3358 2959 / 3358 1331

Segmento: Indústria Setor Moveleiro

Porte: Pequeno

Missão:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com