TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO

Monografias: ATPS ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  2.159 Palavras (9 Páginas)  •  1.065 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA

Curso de Administração

6º Semestre

Caroline L. Demarchi – RA: 111495180

Danilo A. Benedikt – RA: 111312477

Sara Ferreira Marques – RA: 111294100

Tamires Ramalho – RA: 111447569

Thiago Chaves da Silveira – RA: 111336791

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

SETEMBRO / 2013

SÃO PAULO – SP

Caroline L. Demarchi – RA: 111495180

Danilo A. Benedikt – RA: 111312477

Sara Ferreira Marques – RA: 111294100

Tamires Ramalho – RA: 111447569

Thiago Chaves da Silveira – RA: 111336791

ATPS – ETAPA 1

Trabalho de Atividade Prática

Supervisionada; com objetivo de

avaliar o desempenho.

Professora Eliana – Administração da Produção e Operações

SETEMBRO / 2013

SÃO PAULO – SP

ETAPA 01

PASSO 1: Relatório para consulta:

A Evolução Histórica da administração da produção desde a revolução industrial até os dias de hoje.

Conceitos: Just in time, Comakership, Benchmarking e Produção Customizada.

Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. O termo Just in time é em inglês, e significa na hora certa.

O sistema Just in time pode ser aplicado em qualquer organização, e é muito importante para auxiliar a reduzir estoques e os custos decorrentes do processo. O Just in time é o principal pilar de diversas fábricas, em especial de carros, como por exemplo, no sistema da Toyota de produções.

Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário, ou seja, os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados, não existe estoque parado. O próprio conceito do termo é relacionado à produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e só depois fabricá-lo ou montá-lo.

Nas fábricas onde está implantado o Just in time, o estoque de matérias primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção, e para que isso seja possível, os fornecedores devem ser treinados e capacitados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequência desejada. A redução do número de fornecedores para o mínimo possível é um dos fatores que mais contribui para alcançar os potenciais benefícios da política Just in time.

Comakership é a forma mais desenvolvida de relacionamento entre clientes e fornecedores. Estabelece-se uma parceria entre eles de forma a gerenciar os produtos, processos, qualidade,pesquisas e desenvolvimentos. O objetivo é obter uma vantagem competitiva através de um fornecimento sincronizado e qualidade assegurada. O relacionamento cliente-fornecedor passa basicamente por quatro fases:

1) Abordagem convencional: Esta é a fase inicial do relacionamento entre os clientes e os fornecedores. O cliente dá prioridade ao preço e o fornecedor busca apenas fornecer um produto com preço baixo. Desconfiança quanto à qualidade.

2) Melhoria da qualidade: Nesta fase inicia-se um relacionamento mais duradouro. É o primeiro estágio do comakership. O cliente da prioridade à qualidade eliminando os fornecedores que não a têm.

3) Integração operacional: É um passo além no relacionamento comakership. O cliente da prioridade ao controle dos processos. Inicia-se a participação do fornecedor no projeto do produto e investimentos comuns em pesquisa e desenvolvimento. Os clientes podem financiar programas para os fornecedores para a implantação de sistemas de melhoria de qualidade.

4) Integração estratégica: Relacionamento do tipo comakership. É uma parceria nos negócios. Nesta fase há o gerenciamento comum dos processos e procedimentos, e também, um fornecimento sincronizado com qualidade assegurada.

Benchmarking é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas. O benchmarking é realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada empresa.

O benchmarking tem o objetivo de melhorar as funções e processos de uma determinada empresa, além de ser um importante aliado para vencer a concorrência, uma vez que o benchmarking analisa as estratégias e possibilita a outra empresa criar e ter ideias novas em cima do que já é realizado.

O benchmarking consiste em aprender com outras empresas, sendo um trabalho de grande intensidade, que requer bastante tempo e disciplina. Pode ser aplicado a qualquer processo e é relevante para qualquer organização, tendo em conta que se trata de um instrumento que vai contribuir para melhor o desempenho da empresa ou organização.

É possível identificar 4 tipos de benchmarking. O benchmarking competitivo está relacionado com os processos e gestão de empresas concorrentes. É uma área delicada, pois empresas concorrentes defendem e escondem as práticas que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com