TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Dissertações: ATPS ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  1.998 Palavras (8 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 8

ATPS: ADMINISTRAÇÃO DE

PRODUÇÃO E OPERAÇÃO

Apresentação da parte I e II do ATPS, apresentado à disciplina de Administração da Produção e Operação, para o curso Superior de Administração, Faculdade Anhanguera.

Profº: Sebastião.

ATPS: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO

ETAPA 1

Principais conceitos:

* Just in time: Os principais conceitos são a produção sem estoques, eliminação de desperdícios, manufatura de fluxo continuo, esforço contínuo na resolução de problemas e melhoria contínua dos processos.

* Engenharia Simultânea: Onde todas as áreas funcionais da empresa participam do desenvolvimento do produto. Assim como clientes e fornecedores são envolvidos com o objetivo de reduzir prazos, custos e problemas no comércio e fabricação.

* Tecnologia do Grupo: Um conceito de engenharia e manufatura que identifica a similaridade dos materiais no processo de produção, onde, uma peça serve como componente para dois ou três tipos de fabricação no produto da indústria.

* Consórcio Modular: O Consórcio Modular permite a redução nos custos de produção e investimentos. Diminui ainda os estoques e o tempo de produção dos serviços, aumentando a eficiência e produtividade, além de tornar mais flexível a montagem do produto final.

* Células de Produção: Exige que o funcionário participe de todo o processo produtivo junto com os outros funcionários, estabelecendo integração com toda a equipe de trabalho, visando a melhoria de

qualidade, sendo que o defeito pode ser detectado e alinhado na própria estação de trabalho.

* Desdobramento da Função Qualidade: Visa a qualidade total do produto, não somente atender ao gosto do cliente como superá-las. A qualidade é desdobrada em todo o processo produtivo, desde seu projeto até o desenvolvimento.

* Comakership: A melhor relação entre cliente e fornecedor, representado por conceitos como os de confiança, participação e fornecimento com qualidade assegurada.

* Sistemas Flexíveis de Manufatura: Conjunto de máquinas de controle numérico e automatizado interligadas por um sistema matriz de controle e por um sistema automático de controle.

* Manufatura Integrada de Computador: Integralização total da organização da manufatura por meio de sistemas de computadores e sistemas de informações gerenciais que melhoram a eficácia da organização.

* Benchmarking: Comparação de uma indústria com outra indústria que produzam o mesmo material afim melhorar a inovação e criatividade para atingir seus objetivos.

* Produção Customizada: A produção customizada é aquela direcionada para o consumidor, conforme suas exigências, resultando em um produto para o seu gosto, É onipotente ao conceito de produção em massa, que em certos aspectos, é um retorno ao artesanato, sem a figura do artesão, que passa a ser substituído por moderníssimas fábricas.

Empresa: | Anhanguera Educacional LTDA |

Localização: | São Caetano do Sul - SP |

Porte: | Grande |

Tipo de segmento: | Educação Superio |

Produto comercializado: | Ensino e Educação |

Público Alvo: | Pessoas que buscam conhecimento, |

| Competência e habilidades em diversas |

| áreas do ensino superior |

Nome do contato: | Nilson Pontes |

Cargo: | Técnico de Infórmatica |

O sistema de produção:

Input:

* Professores

* Biblioteca – Armazenagem de livros

* Departamento comercial – Marketing e vendas

* DCA (Departamento de controle acadêmico)

* Coordenação de cursos

* CPD (Centro de processamento de dados) – Suporte técnico

* Apoio docente

* Departamento de pessoal / Recursos humanos

* Terceirização de serviços (Portaria, limpeza, segurança, cantinas e copiadora)

* Serviços gerais

* Diretoria

Funções de Transformação: Conhecimento e auto-estudo do professor, didática e metodologia para o ensino superior.

Output: Conhecimento para o aluno, desenvolvimento pessoal e profissional através de transmissão do conhecimento.

ETAPA 2

Consórcio Modular

Um modelo que surgiu na década de 1990 na indústria automotiva com o intuito de baixar custos, agregar valores aos produtos, inovar processos e gestão visto que a crescente competitividade obrigou as empresas a buscar novas formas para permanecer no mercado, assim surge o consórcio modular que se pode dizer que é uma ampliação do conceito de condomínio industrial. No consórcio modular os fornecedores se encontram dentro da planta

que a montadora fornece e são responsáveis por todas as etapas de montagem de seus itens no veiculo. Estes são chamados de modulistas e as obrigações e responsabilidades são bem definidas entre as empresas participantes, sendo que a qualidade final é de responsabilidade do líder do Consórcio Modular. O Output é divido em módulos e estes fornecidos e montados em conjunto pelas empresas participantes e assim a empresa líder não realiza nenhum tipo de montagem, mas assegura a qualidade final do seu produto. Desta forma, o modulista é responsável pela montagem do produto e cabe a empresa líder a responsabilidade da engenharia do produto, do controle de qualidade final do produto, da interface com o cliente, da distribuição do produto, da comercialização e do marketing.

Assim mais do que um projeto inovador em termos de tecnologia e de respeito ao consorciado (modulista) e até do meio-ambiente, o consórcio modular é um modelo inovador de gestão que ao longo dos anos provou ser um sucesso como o caso da fábrica da Volkswagen

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com