TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Artigos Científicos: ATPS ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  3.956 Palavras (16 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 16

ATPS ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÃO

ATPS elaborada para Avaliação parcial da Disciplina de administração da Produção e Operação ministrada pela Profª Rozana Carvalho Pereira, sob a orientação da Profª Iara de Oliveira Rodrigues do Pólo Mace.

Campo Grande-MS

Setembro de 2012

INTRODUÇÃO

Os conceitos e técnicas que fazem parte do objetivo da Administração da Produção dizem respeito às funções administrativas clássicas (planejamento, organização, direção e controle) aplicadas às atividades envolvidas com a produção física de um produto ou à prestação de um serviço. Pode ser entendida como o conjunto de atividades que levam à transformação de um bem tangível em outro, com maior utilidade.

Primeiro foi o grande desenvolvimento tecnológico ocorrido em termos de máquinas, sistemas de informações, automação, robótica, telecomunicações, entre outros, que tornaram possível um planejamento e controle mais eficiente das operações.

A administração de Produção e Operações evoluiu até sua forma atual através da combinação de práticas consagradas do passado, adaptando-se aos desafios de cada era, a fim de buscar novas formas de gerenciar o sistema de produção.

Ao longo do processo de modernização da produção, a figura do consumidor tem sido o foco principal, pois é a procura da satisfação do consumidor que tem levado as empresas a se atualizarem com novas técnicas de produção cada vez mais eficazes, eficientes e de alta produtividade.

ETAPA 1

Pontos importantes:

Estabelecer níveis hierárquicos;

Utilização de técnicas quantitativas não-sequencias, como as matemáticas vem sendo utilizadas em grande escala;

Associar estratégias tipicamente empregadas na teoria de controle (como por exemplo: esquemas de realimentação) com os métodos da programação matemática

O Valor da Informação Disponível: quando o processo dinâmico é afetado por incertezas (por exemplo: as flutuações aleatórias da demanda), as informações disponíveis, a cada período de tempo, tornam-se vitais para garantir a confiabilidade

da solução do problema de controle.

Foram analisados e comparados, com a solução ótima malha-fechada (MF-PDE), quatro

procedimentos da literatura: MVC, NFC, OLFCe o PMF.

O procedimento PMF foi o que apresentou maior adaptabilidade à solução malha-fechada.

EMPRESA ESCOLHIDA

A empresa Flint Produtos Ópticos ltda, esta localizada na cidade de Campo Grande, estado do Mato Grosso do sul, possui filiais nos estados de mato Grosso e Rondônia, é uma empresa de médio porte que produz e comercializa produtos ópticos, lentes e afins.

A empresa tem como missão produzir produtos com qualidade para o setor óptico, superando a expectativa dos clientes (Ópticas, Oftalmologistas e Consumidor Final), respeitarem sempre o prazo de entrega, oferecendo um atendimento com total transparência e permitir que os seus colaboradores sejam remunerados a partir do seu resultado.

E os valores da empresa são referencia no mercado nacional na produção de produtos e serviços e utilizar todas as tecnologias existentes no setor para que seus produtos cheguem ao consumidor final com a máxima excelência e perfeição.

O contato que obtivemos dentro da empresa foi o Sr Wellington Marinho, gerente operacional.

Durante a visita a empresa, elaboramos algumas perguntas relativas ao processo de produção da empresa acima citada dentre elas colocamos abaixo as principais:

A) QUAL O PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO UTILIZADO PELA EMPRESA?

A empresa trabalha com a produção sob encomenda, ou seja, é necessário que o cliente solicite qual a dioptria a ser produzida na lente, Dentro da produção sob encomenda, cada pedido refere-se a um produto quase sempre diferente, produzido a partir de um pedido específico, ao qual o cliente pode fornecer o projeto ou não. Não existe um catálogo "fechado" de peças sendo difícil prever "o que”, "o quando" ou "como" será feita a produção no período seguinte. Na prática, estas informações só ficam disponíveis com a chegada do pedido quando então o roteiro de fabricação é delineado, a produção se inicia e os materiais são encomendados

B) COMO SÃO CALCULADAS AS PREVISÕES DAS DEMANDAS?

As previsões são baseadas em médias apresentadas no histórico de fornecimento para cada grupo de produto. Utilizando a media móvel simples, levando em consideração a demanda dos últimos três meses

C) COMO SÃO CONTROLADOS OS ESTOQUES DE MATÉRIAS-PRIMAS?

A quantidade de material dos lotes de reposição vai depender do valor do estoque máximo, sendo este determinado pela soma das quantidades do estoque mínimo, mais a quantidade ideal do lote de reposição, mais o estoque de segurança. Os estoques de segurança são dimensionados para absorver variações tanto na taxa de demanda quanto no tempo de reposição de estoques.

E) EM RELAÇÃO AOS HORÁRIOS DOS FUNCIONÁRIOS OPERACIONAIS, QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS ADOTADOS?

A empresa trabalha com turno único de 08 horas diárias, eventualmente podem-se prolongar estes horários dependendo da produção a ser entregue, nestes casos os colaboradores envolvidos no processo recebem horas extraordinárias.

F) QUAL Á MEDIA DE PRODUÇÃO, DIÁRIA, SEMANAL, MENSAL?

Diária: 600 serviços executados, semanal= 3.000 e mensal a media de 9.000 serviços.

G) QUAIS SÃO OS PRAZOS QUE A EMPRESA COSTUMA CUMPRIR?

Depois de realizado o pedido a empresa tem um prazo de entrega de ate

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com