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ATPS ALGORÍTIMO E PROGRAMAÇÃO

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Por:   •  21/11/2014  •  1.766 Palavras (8 Páginas)  •  162 Visualizações

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ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ATPS

ALGORÍTIMO E PROGRAMAÇÃO

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – 1º SEMESTRE

Atividade Avaliativa: ATPS

Apresentada ao curso Superior de Engenharia de Produção, da Faculdade Anhanguera de Jacareí, como requisito para avaliação da Disciplina de Algoritmo e Programação, para obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Profº:Roberto

Jacareí – SP

2014

Sumário

Etapa 1/ Passo 2 – Noção de Algoritmo 1

2

Digite o título do capítulo (nível 3) 3

Digite o título do capítulo (nível 1) 4

Digite o título do capítulo (nível 2) 5

Digite o título do capítulo (nível 3) 6

Passo 2

NOÇÃO DE ALGORITMO

O algoritmo nada mais é do que uma receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa. Ele não responde a pergunta “o que fazer?”, mas sim “como fazer”. Em termos mais técnicos, o algoritmo é uma sequência lógica, finita e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa.

Embora você não perceba, utiliza algoritmos de forma intuitiva e automática diariamente quando executa tarefas comuns, esse é chamado não estruturados.

Vejamos uma situação:

Situação: Esquentar comida no micro-ondas

1º Passo: Vá até a cozinha

2º Passo: Pegue o prato com comida

3º Passo: Se o prato estiver com comida, vá em direção ao micro-ondas, senão coloque comida.

4º Passo: Abra o micro-ondas, se o micro-ondas estiver conectado a tomada, coloque o prato com comida dentro do micro-ondas, senão conecte o cabo de energia na tomada.

5º Passo: Digite o tempo que deseja para que o prato com comida fique esquentando.

6º Passo: Após finalizar o tempo, abra o micro-ondas e pegue o prato com comida.

7º Passo: Vá até o armário, abra-o e pegue um garfo e uma faca.

8º Passo: Vá até a mesa, puxe uma cadeira para se sentar.

9º Passo: Sente-se.

10º Passo: Comece a comer, se satisfeito jogue o resto de comida no lixo e coloque o prato vazio sobre a pia, senão coloque comida e coma novamente.

Há também os Estruturados, que são aqueles que buscam resolver problemas através do uso de um computador. São criados com base em uma linguagem de programação e podem ser escritos de diversas formas.

Ex.: Linguagem DEV-C++

#include <stdio.h>

#include <stdlib.h>

int main( )

{

int N1,N2;

float Media;

scanf(“%d %d”,&N1, &N2);

Media = (N1+N2)/2;

if(Media >= 9.5){

printf(“Aprovou”);

}

else{

printf(“Reprovou”);

}

PSEUDO LINGUAGEM

É uma linguagem de programação simplificada. É usada para escrever algoritmos, sem se preocupar com todos os detalhes de uma linguagem de programação real. Pode ser útil para a pessoa esboçar seus algoritmos, antes de efetivamente escrevê-los.

Tipos Básicos: Inteiro, Real, Caracter, String, Lógico.

ESTRUTURA DE UM PROGRAMA

O programa é constituído por uma sequência de instruções que a máquina deve executar. Esta executa as instruções à medida que lê o ficheiro (por conseguinte, de cima para baixo e da esquerda para a direita) até encontrar uma instrução (chamada às vezes instrução de ligação) que lhe indica para ir para um lugar preciso do programa. Trata-se de uma espécie de jogo de pista, no qual a máquina deve seguir o fio condutor e executar as instruções que encontra até chega ao fim do programa e este parar.

Comando de atribuições:

1. A expressão é avaliada, isto é, resolvida.

2. O resultado da execução da expressão é então atribuído a variável.

Exemplo:

1. Início

2. int X

3. X 10+17

4. Fim

Linha por linha:

1 – O programa é iniciado;

2 – Variável X é declarada;

3 – A expressão é avaliada e o resultado atribuído a X;

4 – O programa é finalizado.

Tipos Primitivos para representação de Dados e Variáveis

- Inteiro: Representa valores numéricos ou positivo sem casal decimal, ou seja, valores inteiros.

- Real: Representa valores numéricos negativos ou positivos com casal decimal, ou seja, valores reais. Também são chamados de ponto flutuante.

- Lógico: Representa valores booleanos, assumindo apenas dois estados, verdadeiro ou falso. Pode ser representado apenas um bit (que aceita apenas 1 ou 0).

- Texto: Representa uma sequencia de um ou mais de caracteres, colocamos os valores do tipo texto entre “ ”(aspas duplas).

Operadores Aritméticos, Lógicos e relacionais.

Operadores aritméticos são aqueles que estudamos na escola, aquelas funções básicas de somar, subtrair, multiplicar, dividir e etc.- adição (+)

- subtração (-)

- multiplicação (*)

- divisão (/)

- módulo - resto da divisão - (%)

Os operadores lógicos trabalham com valores booleanos, com o objetivo de avaliar expressões cujo valor pode ser verdadeiro ou falso, ou seja, implementando a lógica booleana.

- and = significa “e” – operador loóico.

- or = significa “ou” – operador lógico.

- xor = significa “ou” – operador exclusivo.

- ! = significa “não” – (inversão).

- && = significa “e” – operador lógico.

- || = significa “ou” – operador lógico.

Operadores de comparação ou condicionais, são aqueles capazes de fazer comparações entre variáveis, com eles podemos saber se uma variável é maior que a outra, diferente e etc. veja abaixo os operadores de comparação:

- (==) igual a

- (!=) diferente de

- (

- (>) maior que

- (

- (>=) maior ou igual a

CARACTERÍSTICAS DO AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO C.

A linguagem C é uma grande ferramenta, por ser um programa de alta eficiência, fácil entendimento, bem estruturado e organizado. Este pode ser usado na criação de planilhas eletrônicas, sistema de segurança de patrimônio, em soluções de problemáticas de engenharia, aparelhos de medicina e muitos outros sistemas.

Esta linguagem lhe possibilita fazer programas individuais por pessoas distintas e depois agrupá-los gerando um sistema final, que pode se interagir com estes e gerando um banco de dados, ou seja, uma biblioteca de funções.

COMPILADOR: O computador só entende um tipo de linguagem chamada linguagem de máquina. O programa que faz a conversão para esta linguagem é chamado de compilador. Se não houver erros na digitação das funções, o compilador cria um programa em disco de acordo com as funções digitadas e as tarefas especificadas.

PASSO 3

Desenvolver uma função matemática que resuma o cálculo do peso teórico de uma Bobina Filha. Fórmula:Peso = Largura x (Diâmetro externo / 1000) x Peso por metro linear:

RESOLUÇÃO:

a. Ø externo = 1000 Largura x 0,610

b. Ø externo = 1150 Largura x 1,15 x 0,678

c. Ø externo = 1200 Largura x 1,2 x 0,725

d. Ø externo = 1000 Largura x 1,5 x 0,933

ALGORITMO:

Inicioreal: L, De, PML, peso;

Escreva (“Digite a largura: ’’);

Leia (L);

Escreva(“Digite o diâmetro externo: ”);

Leia (De);

Escreva(“Digite o peso por metro linear: ”);

Leia (PML);

peso = L* (De/1000) * PML;

Escreva ( “O peso teórico é: ”, peso) ;

Imprimir (peso);

Fim.

Descrever as variáveis que armazenarão as informações que serão solicitadas para que o cálculo do peso teórico possa ser realizado.Float (L, De, PML, peso);

ETAPA 2

Relatório 2 – Programação Estruturada

Desenvolvimento de algoritmo utilizando a Linguagem C

Ao desenvolver um algoritmo usando como uma ferramenta genérica para representar a solução de tarefas independente do desejo de automatizá-las, estaremos associando processamento eletrônico de dados, onde representa o rascunho para programas(Software). Servirá como modelo para programas, pois sua linguagem é intermediária à linguagem humana e as linguagens de programação, sendo então, uma boa ferramenta na validação da lógica de tarefas a serem automatizadas. Desenvolver um algoritmo é realizar uma receita para um processo computacional que consista em uma série de operações primitivas, interconectadas devidamente, sobre um conjunto de objetos. Os objetos manipulados por essas receitas são as variáveis.

No desenvolvimento de um projeto, quanto mais tarde um erro é detectado, mais dinheiro e tempo se gasta para repará-lo. Assim, a responsabilidade do programador é maior no desenvolvimento dos algoritmos do que na sua implementação pois, quando bem desenvolvidos, não se perde muito tempo em refaze-los, reimplantá-los e detestá-los, assegurando assim uma eficiência com o prazo previsto para o projeto.

Aplicação dos Conceitos de Estrutura de Controle para análise de condições

As estruturas de controle de são fundamentais para qualquer linguagem de programação. Sem elas não haveria uma maneira do programa ser executado: de cima para baixo comando por comando. Não haveria condições, repetições ou saltos. A linguagem C possui diversos comandos de controle de fluxo. É possível resolver todos os problemas sem utilizar todas elas, mas devemos nos lembrar que a elegância e facilidade de entendimento de um programa dependem do uso correto das estruturas no local certo.

Instruções:

1- Digitar pedido, qtd em quilos, largura, altura

2- Somar em conta

3- Mostrar dados

3.1- Se fim

4- Imprimir pedido

b) Criar uma função que combine a informação de largura de todos os pedidos informados e resulte em um valor que determine qual o total que será usado da Bobina Jumbo.

Instruções:

1- Digitar pedido, largura, perda de bobina

2- Somar largura em conta

3- Se fim de pedido

4- Largura *2/100=perda de bobina

5- Largura – perda de bobina

6- Imprimir dados

c) Apresentar o volume de produção necessário para atendimento dos pedidos recebidos. Exemplo:

float nBobinasJumbo = somaQuantidadePedido / PesoBobinaJumbo;

printf("O número de Bobinas Jumbo com 2.450 mm e' %.2f", nBobinasJumbo);

Instruções:

7- Digitar soma a quantidade pedido, peso bobina Jumbo

8- Somar 1 em conta

9- Quantidade pedido / 2450

10- Mostrar dados

11- Se fim

12- Imprime dados

d) Apresentar o usuário da largura total que será utilizada da Bobina Jumbo. A largura total será a soma de todas as larguras dos pedidos que foram informados pelo usuário. Exemplo: printf("A largura total utilizada e' %.2f", totalLarguraBobinasFilhas);

Instruções:

13- Digitar pedido, largura

14- Somar largura em conta

15- Se fim

16- Imprime total largura

e) Informar ao usuário a porcentagem da bobina jumbo que não será utilizada. Esta informação é o total de perda comercial (Refugo Comercial). O usuário deverá ser consultado se esta conjugação será aprovada ou será descartada, sendo assim o pedido não será aceito para produção. Exemplo:

float perdaComercial = 1-(totalLarguraBobinasFilhas / 2450);

printf("O número de Bobinas Jumbo com 2.450 mm e' %.2f /%", nBobinasJumbo);

Instruções

17- Digitar pedido, largura, perda de bobina

18- Somar largura em conta

19- Se fim de pedido

20- Largura *2/100=perda de bobina

21- Imprimir perda de bobina

Conclusão

Vimos nas Etapas anteriores o conceito de um algoritmo, para que serve e transformando esse algoritmo e linguagem computacional C++ e suas funções.

Referencias

Engenharia e de Automação. Disponível em:

<https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0Bx2ZnHfyWt9QTzluaU4yX1JRYTg/pre

view>. Acesso em: 17 set. 2012. Buscar compreender os princípios da Construção de Algoritmos.

Algoritmos Computacionais (Programas). Disponível em:

<https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0Bx2ZnHfyWt9QMnFjLXd4OHZ3V28/p

review>. Acesso em: 17 set. 2012. Buscar compreender os princípios da Representação de Dados e variáveis.

Introdução do livro texto da disciplina de Algoritmos e Programação (MIZRAHI, Victorine Viviane. Treinamento em Linguagem C. 1ª ed. São Paulo: Pearson, 2007. p. 2 a 26) focando a leitura em Conceitos Fundamentais de Programação em Linguagem C.

Operadores, 3: Laços e 4: Comandos de Decisão do livro texto da disciplina de Algoritmos e Programação (MIZRAHI, Victorine Viviane.

Treinamento em Linguagem C. 1ª ed. São Paulo: Pearson, 2007. p. 27 a 105) focando a leitura em Definição dos Operadores, Comandos de Desvio de Fluxo e Repetição Condicional.

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