TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ANÁLISE DE INVESTIMENTOS ETAPA 3 E 4

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.104 Palavras (9 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA - UNIDADE BRIGADEIRO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO/CONTABÉIS - 1º SEMESTRE 2014

DISCIPLINA: ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

RAFAEL ROSSETO RODRIGUES RA:8486193729

RODOLFO DA SILVA SANTOS RA:4202675760

THAIS APARECIDA DE PAULA MARIO RA: 1299211628

THAMIRIS FERREIRA DA SILVA RA:1299169179

WANDERLEY FRANCISCO RA:1299724095

ATPS DE ANÁLISES DE INVESTIMENTOS (ETAPAS 3 e 4)

SÃO PAULO – 2014

RAFAEL ROSSETO RODRIGUES RA:8486193729

RODOLFO DA SILVA SANTOS RA:4202675760

THAIS APARECIDA DE PAULA MARIO RA: 1299211628

THAMIRIS FERREIRA DA SILVA RA:1299169179

WANDERLEY FRANCISCO RA:1299724095

ATPS DE ANÁLISES DE INVESTIMENTOS (ETAPAS 3 e 4)

Relatório ATPS apresentado ao Curso de Administração / Ciências Contábeis, da Universidade Anhanguera, em cumprimento às exigências desta instituição para conclusão de semestre.

SÃO PAULO - 2014

SUMÁRIO

        INTRODUÇÃO        4

        ETAPA 3        5

        IPCA        5

        Payback        5

        TMA        6

        VPL        6

        TIR        6

        Inflação        6

        Imposto de Renda        7

        Depreciação        7

        Payback do Investimento        8

        Viabilidade do Investimento        9

        ETAPA 4        9

        CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

        

                         


Introdução

O objetivo deste trabalho é analisar e aplicar todas as técnicas de análise de investimentos, abordando e verificando se o nosso futuro projeto é viável ou não, comparando com o investimento disponível no mercado de aplicações, sendo possível analisar o risco do projeto.

No decorrer deste trabalho dividido em duas etapas, pudemos entender sobre o método Payback e a sua importância no mercado financeiro, além disso, apresentamos o que é a taxa mínima de atratividade, a diferença entre o vlp positivo e negativo e o que representa a taxa interna de retorno.

É importante o entendimento e a análise da inflação nos seus três níveis, o imposto de renda e a expressão depreciação. Além disso, o trabalho apresenta ainda na primeira etapa, o payback e a viabilidade de investimento.

Desta forma a próxima etapa é construída pela definição de riscos e incertezas que devem ser pensadas quando se trata de investimentos, o conceito de volatilidades e como ele pode ser útil e deve ser usado em relação aos riscos.

Com este desafio, você adquirirá competências e habilidades de participação em grupo, responsabilidade e espírito científico, necessários para a formação profissional do administrador, além de estabelecer relações entre as diferentes disciplinas do curso.

ETAPA 3 – Aplicação das técnicas de análise de investimentos

O IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo, é medido mensalmente pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística com o objetivo de oferecer ao consumidor final a variação dos preços no comércio e medir a inflação nos preços de varejo somente, refletindo no custo de vida das famílias. Em abril, os gastos relativos a alimentos e transportes subiram menos e influenciaram o comportamento da inflação oficial do país. Usado como base para as metas do governo federal, o IPCA, ficou em 0,67%, perdendo força em relação ao mês anterior, quando a taxa atingiu 0,92%.

No ano, incluindo os números de abril, o IPCA acumula variação de 2,86% e, em 12 meses, de 6,28%, dentro do teto da meta de inflação do Banco Central, que é de 6,5%. Em abril do ano passado, o indicador ficou em 0,55%. Os dois grupos que mais exerceram influência sobre o IPCA de abril – o de alimentação e bebidas, e o de transporte – tiveram suas taxas reduzidas de 1,92% para 1,19%, e de 1,38% para 0,32%, respectivamente.

Payback

O método do Payback tem como pressuposto avaliar o tempo que o projeto demorará a retornar o total do investimento inicial. Quanto mais rápido o retorno, menor o Payback, e melhor o projeto. Em outras palavras, o Payback indica em quanto tempo se obterá o valor do investimento inicial que já foi aplicado. Quanto menor o tempo de retorno mais atrativo será o investimento.

A maneira mais fácil de calcular o Payback é a partir de uma tabela contendo, os anos, o valor do investimento inicial, e os fluxos de caixa de cada período. Realizando-se assim uma subtração de cada fluxo de caixa do investimento inicial, gerando um saldo restante. No momento em que esse Saldo atingir o valor do investimento inicial, atingiu-se o Payback, ou seja, o valor investido foi recuperado.

TMA 

A taxa mínima de atratividade deve representar o retorno mínimo exigido, em porcentagem, para o investidor concordar em realizar o projeto. Em geral, essa taxa representa o custo do dinheiro no tempo para esse investidor, ou ainda o custo das oportunidades perdidas, o chamado custo de oportunidades, já que esses recursos poderiam ser utilizados em outro investimento.

VLP

Calcula o valor presente dos fluxos de caixa do investimento, trazendo todos os valores a data zero, descontando um taxa mínima de atratividade (TMA), subtraindo-os assim do investimento inicial. Representa a rentabilidade do projeto em determinado período.

VPL Positivo: Significa que o projeto foi capaz de recuperar o investimento inicial e pagar a TMA desse investimento, produzindo um retorno positivo. Portanto, quando o VPL for positivo, deve-se aprovar o projeto.

VPL Negativo: Representa que o projeto não foi capaz de recuperar o investimento inicial aplicado, e pagar a TMA, gerando assim retornos negativos ao investidor, em outras palavras, representa a perda gerada com o projeto no determinado período. Não devendo assim, ser aceito pelo investidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (136.8 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com