TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS AREAS DA COMPUTAÇÃO EM CONSTANTE CRESCIMENTO - CONCLUIDO

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.119 Palavras (9 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        2

1.1 GERÊNCIA EM T.I..        2

1.2 ARQUITETOS DE T.I.        3

1.3 CIÊNTISTAS DE DADOS.        4

1.4 BIG DATA        5

1.5 ANALISTA DE INFRAESTRUTURA DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM.        6

CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8


INTRODUÇÃO

No Brasil, o crescimento do mercado de Tecnologia da Informação está em 15% ao ano, necessitando de profissionais capacitados para ocuparem as vagas disponibilizadas. Entidades da área estimam que atualmente existam 150 mil vagas em aberto no país, devendo surgir 750 mil novos empregos até 2020. No estado de São Paulo, a constante atualização tecnológica e a instalação de empresas de desenvolvimento de sistemas, propiciam aos profissionais da área grandes oportunidades.

1.1 GERENCIA EM T.I.:

Segundo Ana Paula Lobo, Convergência Digital, o Gerente de Tecnologia da Informação (TI) é o profissional responsável por gerenciar projetos e operações de serviços de Tecnologia da Informação, Está sob as responsabilidades de um Gerente de Tecnologia da Informação (TI) gerenciar um projeto em todos seus estágios, planejar e gerenciar toda área de TI, envolvendo infraestrutura e sistemas, atuar na governança de TI e engenharia de processos, elaborar estratégias e procedimentos de contingências,  planejamento de projetos e entendimento das necessidades do negócio e dos clientes, negociar com consultorias para contratação de desenvolvimento de projetos ou alocação de recursos para desenvolvimento de atividades de análise e programação, atribuir aos membros da equipe as funções de cada um, repassando os prazos e também orçamentos, identificar, documentar, gerenciar e solucionar todos os problemas que possam surgir, realizar o controle de qualidade e assim proporcionar um nível de qualidade aceitável, sendo responsável pelo sucesso final de cada projeto.

O Gerente de Tecnologia da Informação (TI) por ser o profissional responsável por gerenciar projetos e operações de serviços de Tecnologia da Informação se relaciona com toda a área de TI. As formação Desejada de um Gerente de Tecnologia da Informação (TI)

  • Graduação em Sistemas de Informação.
  • Ciência da computação.
  • Pós-graduação.
  • Cursos complementares em Informática e Rede.

1.2 ARQUITETOS DE T.I., QUAL É O VERDADEIRO PAPEL DE UM ARQUITETO DE TI:

Com a continua evolução da tecnologia da informação, vivemos em uma era onde a maioria das empresas lida com um grande volume de dados, sistemas complexos. Em meio as complicações do mundo e hoje o mercado desenvolveu a necessidade de um profissional diferenciado que se adequasse as novas necessidades, e por fim não disponível com as qualificações necessárias: o Arquiteto de Tecnologia da Informação.

Além de cuidar de sistemas corporativos e tecnológicos é responsável por uma visão geral da empresa, o principal papel desse profissional é lidar com inovações, ter liderança na a concepção de soluções, constante evoluções e é, atualmente, fundamental para a evolução do negócio por considerar sistemas antigos, atuais e futuros. Por tudo isso, para atuar como arquiteto o profissional precisa estar sempre aprimorando seus conhecimentos. Na sequência estabelecida para a evolução da carreira dos quais se interessam pela área.

O arquiteto de TI precisa estar sempre se atualizando referente as novidades de tecnologia. Deve, ainda, saber identificar o potencial e a efetividade de cada nova solução. Os sistemas legados jamais podem ser esquecidos ou subaproveitados, como dados fundamentais para um negócio devem ser geridos a partir de sua origem. Muitas vezes eles já estão em sistema existentes pelos quais foram originados. Conhece-los e dominar a integração com suas tecnologias recentes é vital para sua atuação.

Esse profissional sustenta a estratégia de negócios a partir de soluções de tecnologias, com o objetivo de que atendam as necessidades de sua empresa e seus colaboradores. Sendo assim um estrategista e precisa considerar as perspectivas de tecnologia da informação e de negócios.

Arquiteto de TI que lida com uma visão ampla da companhia e precisa saber se relacionar com pessoas, compreender e entender suas demandas, sendo capaz de extrair as informações necessárias e lidar sob certos aspectos para uma correta definida de arquitetura.

O perfil do Arquiteto de TI será requisito básico para todo atuante na tecnologia em um futuro próximo, já que atualmente todas empresas necessitam de um profissional com essas características.

1.3 CIENTISTAS DE DADOS:

Antes da revolução da Internet banda larga e das redes sociais, computadores eram de domínio apenas de quem trabalhava com eles como engenheiros e profissionais de Tecnologia da Informação. Nos últimos anos, a tecnologia se pulverizou e, segundo o relatório de indicadores da ANATEL, desde 2007 a quantidade de pontos de acesso à rede por banda larga cresceu de 7,7 milhões para perto de 21 milhões no Brasil. Além disso, o avanço das tecnologias de hardware, a redução dos custos de acesso e a criação de aplicativos gratuitos inseriram muitas pessoas no cenário digital.

Com inúmeros dados e informações sobre clientes, mercados e empresas, executivos e profissionais atrelados a tomadas de decisão passaram a enxergar novas possibilidades de fazer negócio e de alavancá-lo.  A integração de informações vindas de diversas fontes, como redes sociais e bancos de dados internos das companhias, traz a possibilidade de entender melhor os consumidores e fornecer produtos mais próximos aos seus desejos e necessidades.

Nesse contexto, as pessoas têm um papel importantíssimo neste processo. Elas são responsáveis por explorar os dados, desenvolver os modelos matemáticos que melhor atendem às necessidades do negócio, além de vislumbrar novas oportunidades que possam gerar diferenciais baseadas nos dados.

O cientista de dados, nome dado ao profissional desta área, vive em três mundos: o dos negócios, o da matemática e o de TI. Sua função é transformar os dados disponíveis em balizadores de decisões a serem tomadas. Esse processo de trabalho com dados exige que este profissional tenha qualificações na área de TI para que consiga acessar e processar o dado de forma eficiente e em tempo hábil, capacidades matemáticas para entender as implicações dos modelos utilizados e de negócio para que possa traduzir tudo isso em relatórios que possibilitem decisões assertivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (186.7 Kb)   docx (56.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com