TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Adm Financeira

Casos: ATPS Adm Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  1.425 Palavras (6 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo relacionar os conteúdos aprendidos em sala de aula na disciplina, Planejamento e Controle da Produção, tais como conhecer as técnicas necessárias para programação, entendendo o processo de implantação, a fim de contribuir de forma mais ampla e clara dentro desse processo.

ETAPA 1 – Planejamento e Controle da Produção (PCP)

Planejamento e Controle de Produção

Definimos o conceito de planejamento e controle de produção como a ação tomada, com o auxilio de variáveis/recursos, assegurando de que o processo produtivo seja bem sucedido tornando-o eficaz. Todo o processo produtivo exige o funcionamento das ferramentas ‘planejar e controlar’, a fim de produzir com uma alta eficiência, menor custo, gerando muitas vezes um lucro superior ao desejável.

O planejamento e controle são processos inter-relacionados, porém diferentes. Pode-se afirmar que um é subordinado ao outro, pois o planejamento trata-se de uma previsão de algo que aconteça no futuro, e para isso acontecer são necessários alguns recursos, onde entra o processo de controle para com esses. Então, o planejamento e controle trabalham em conjunto garantindo um processo produtivo conforme a quantidade desejada em uma data prevista e com alta qualidade.

Vale lembrar que com o planejamento e controle da produção, nem sempre teremos resultados positivos logo no início das atividades, onde através de estudos é novamente trabalhado o processo com possíveis ajustes e parâmetros para chegar a um alto nível de produção, reduzindo tempo, custos, com isso menor índice de falhas.

O mercado normalmente utiliza-se mais de um tipo de planejamento e controle de produção com o intuito de tornar-se cada vez mais o processo produtivo em alto nível. Entre os tipos de planejamento, citamos: planejamento e controle de capacidade produtiva; planejamento e controle de estoque; MRP; Just in Time; planejamento e controle da cadeia de suprimentos; planejamento e controle de projetos; planejamento e controle de qualidade.

No caso de planejamento e controle de produção por capacidade produtiva, envolve diretamente o que será possível produzir com um determinado número de pessoas, máquinas, durante um determinado tempo. Ou seja, o processo produtivo acontece em parceria com o ‘planning and demand’ (planejamento e demanda).

O controle de estoque também é essencial para um processo produtivo acontecer. Por exemplo, sem a matéria-prima não se produz o produto acabado. Logo, é necessário também o controle da demanda de estoque na utilização da fabricação dos materiais. Então, junto ao controle da demanda de estoque, o ‘warehouse’ (almoxarifado) irá administrar este estoque para atendimento a produção.

A cadeia de suprimentos ainda está oculta no mercado, mas é de extrema importância, e seria um ‘benefício a empresa’. Isso não influencia somente um setor, mas sim o departamento inteiro de suprimentos, ‘supply chain’, desde o processo de compras das matérias-primas, administração de estoque, processo produtivo até o produto acabado, obtendo um conhecimento alto na flexibilidade, confiabilidade, custos e qualidade, ou seja, estratégias de mercado.

O MRP (Materials Requirements Planning’s) trata-se de um sistema de cálculo da necessidade real de matérias prima serão necessárias no processo produtivo. Esse modelo de planejamento e controle é dos mais utilizados nas empresas, afinal de contas é um trabalho o qual determinado com qualidade, as porcentagens de erros quanto a falta de materiais é muito pequena. Para esse processo acontecer, será envolvido toda cadeia de suprimentos. Desde a negociação com o fornecedor para saber o ‘lead time’ de entrega até a capacidade de armazenagem dessa matéria prima em estoque (warehouse).

Também muito utilizado nas empresas, citamos o planejamento JIT ( Just in Time), onde só será produzido algum determinado material conforme a necessidade do cliente. Ou seja, um processo voltado ao não desperdício de produtos, o que poderia comprometer em alguns casos a validade, e também o alto estoque gerando acúmulo no depósito. Nota-se que o JIT está ligado a outros processos de controles e também ao ‘planning and demand’, para estar ciente da real necessidade dos clientes e mercado.

Planejamento e controle de projetos vinculam-se a um determinado plano, definindo os objetivos e estratégias de como serão executados, garantindo uma alta eficiência e confiabilidade.

Por fim, planejamento e controle de qualidade, onde muitas empresas valorizam com muita atenção, a propósito estamos falando de ‘quality in process’, ou seja, toda política de empresa cita em algum momento a qualidade no seu produto ofertado, vantagem competitiva.

ETAPA 2 – Programação da Produção

Programação de Produção

O sistema PPCP (Planejamento, Programação e Controle de Produção), tem como objetivo principal controlar toda administração de produção, visando todo processo produtivo, desde a criação de lotes, geração de ordens de produção, até o produto final, para com isso atender as necessidades dos clientes. O PPCP predominantemente utiliza-se de algumas ferramentas, como MRPII, JIT e algumas novas tecnologias do mercado, que são simuladores altamente desenvolvidos para o processo produtivo e gerenciamento de processos operacionais.

Voltando-se para uma determinada área de decisão, o PPCP contribui para estudar a capacidade de planejamento, a fim de responder as seguintes questões: o que, quando, quanto, com que e onde comprar e produzir. Com essa tomada de decisão, designam-se alguns fundamentos que visam o desempenho de funcionamento do PPCP. O controle em volumes dos estoques (matérias prima, produtos em processamento e produto final); A variação de capacidade produtiva o que envolve diretamente assuntos pertinentes ao departamento financeiro, tais como: hora extra/banco de horas, demissões, contratações, entre outros; diretamente o planning and demand, atendendo as necessidades dos clientes, isto é, conforme um estoque atual e um determinado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com