TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Adm. Publica

Artigos Científicos: ATPS Adm. Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  4.914 Palavras (20 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CEAD – Centro de Educação a Distância

Curso de Gestão Pública

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

UBERLÂNDIA

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ATPS apresentada na disciplina de Administração Pública com o objetivo de compreender os fundamentos da Burocracia e da nova Administração Pública, sua capacidade contributiva e sua aplicação prática de forma a desenvolver senso crítico sobre o assunto, realizado sob a supervisão do tutor presencial Thiago Dias Santos.

UBERLÂNDIA

2013

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ATPS apresentada na disciplina de Administração Pública com o objetivo de compreender os fundamentos da Burocracia e da nova Administração Pública, sua capacidade contributiva e sua aplicação prática de forma a desenvolver senso crítico sobre o assunto, realizado sob a supervisão do tutor presencial Thiago Dias Santos.

Aprovada em ___de______________de 2013.

BANCA EXAMINADORA

____________________________________

Prof.ª Monica Satolani

________________________________________

Leonardo Takamasa Otsuka -Tutor à Distância

_______________________________________

Thiago Dias Santos - Tutor Presencial

RESUMO

Atualmente existem diversos estudos sobre gestão de empresas, métodos e técnicas de controle de processos e inovações constantes das quais os gestores devem ter domínio para determinar sua aplicabilidade.

Além de todos estes processos é importante que o gestor compreenda o papel desempenhado pelas empresas na realização das atividades do Estado relacionadas com a prestação dos direitos sociais e sua função social.

Este trabalho trata da compreensão da burocracia segundo a visão de Max Weber e da deturpação deste conceito que deu origem a burocratização. Será estudado ainda, o conceito da Nova Administração Pública e seus benefícios. Para tanto, traça um breve histórico do desenvolvimento da burocracia e um comparativo entre modelos de gestão nacionais e internacionais que são exemplos de sucesso, principalmente em face do cumprimento de seus princípios e objetivos.

Palavras-chaves: Burocracia, Burocratização, Nova Administração Pública, Modelos de Gestão.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 1

DESENVOLVIMENTO 2

A BUROCRACIA E O SEU VERDADEIRO SIGNIFICADO 2

AS CAPACITAÇÕES E O CONCEITO DOS AGENTES PÚBLICOS 5

O QUE É GESPUBLICA? 7

MODELO DE EXCELÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA DE SOROCABA 7

FUNDAMENTOS DO MODELO DO PRÊMIO SOROCABA DE GESTÃO PÚBLICA 1 9

SATISFAÇÃO DO CLIENTE 9

ENVOLVIMENTO DE TODOS 9

GESTÃO PARTICIPATIVA 9

GERÊNCIA DE PROCESSOS 9

VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS 9

CONSTÂNCIA DE PROPÓSITOS 9

MELHORIA CONTÍNUA 10

GESTÃO PRÓ-ATIVA 10

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 10

DIMENSÕES E FATORES DE AVALIAÇÃO 11

MÉTODO 11

APLICAÇÃO 11

RESULTADO 11

GESTÃO DE SUCESSO NO EXTERIOR 13

AUSTRÁLIA 13

CONSIDERAÇÕES FINAIS 16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17

INTRODUÇÃO

A finalidade deste trabalho é discorrer sobre os aspetos históricos da burocracia, a visão de Max Weber a cerca desta teoria e sua evolução ou involução, baseada em sua forma de interpretação e aplicação.

Trata-se de um assunto atual que vem sendo amplamente discutido nas esferas do serviço público pois este passa por um processo de reformulação através da Nova Administração Pública que resgata conceitos e práticas da iniciativa privada, fazendo com que seja mais dinâmico e proporcione formas de medição mais fiéis e eficientes do que as aplicadas no processo de burocratização.

Este desafio tem ainda o objetivo de favorecer a aprendizagem, desenvolvendo a capacidade de compreender e analisar a situação atual do serviço público no âmbito nacional e internacional através dos modelos de gestão.

Sua contribuição pode também ser percebida por auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas, colocando em prática grande parte dos conceitos e orientações jurídicas adquiridas durante as aulas, observadas em sua aplicação prática.

DESENVOLVIMENTO

A BUROCRACIA E O SEU VERDADEIRO SIGNIFICADO

Max Weber (1864-1920), sociólogo alemão, foi o criador da Burocracia. Segundo ele, o moderno sistema de produção, proeminentemente racional e capitalista se originou da “ética protestante”: O trabalho árduo e austero

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com