TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - ADM

Artigo: ATPS - ADM. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  5.008 Palavras (21 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 21

SUMARIO

Introdução ______________________________________________________ 03

Historia e Evolução da Administração ________________________________ 03

O criador da Administração Cientifica ________________________________ 04

Organizações Mecanicistas x Organizações Flexíveis ____________________ 04

Ênfase nas Tarefas ________________________________________________ 05

Ênfase nas Pessoas ________________________________________________ 06

Surgimento das abordagens Humanísticas, Estruturalistas e Neoclássicas da Administração ____________________________________________________ 07

Diversos tipos de Sistema ___________________________________________ 08

Implicações Éticas _________________________________________________ 11

Capital Intelectual _________________________________________________ 14

Tabela das Teorias _________________________________________________ 16

Bibliografia _______________________________________________________ 19

A Administração Como uma Habilidade Humana e Acontecimentos Sociais que Ocasionaram o Surgimento das Teorias da Administração

Introdução

Em todas as disciplinas e áreas do conhecimento, seja ela exata humana ou biológica, é de fundamental importância o estudo investigativo dos primeiros pensadores de determinado assunto, bem como de suas respectivas teorias, princípios e formulas.

As características marcantes principalmente de Taylor evidenciaram suas contribuições para época, apontando as razoes que fizeram surgir as abordagens Humanísticas, Neoclássica e Estruturalista da Administração.

Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. Existem três aspectos chaves que devem ser apontados nesta definição: dá maior ênfase ao elemento humano na organização, focaliza a atenção nos resultados a serem alcançados, isto é nos objetivos em vez de nas atividades, incluiu o conceito de que a realização dos objetivos pessoais de seus membros deve ser integrada a realização dos objetivos organizacionais é administrar a ação através das pessoas com objetivo bem definido Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar.

Historia e evolução da Administração

Seu surgimento, evolução e ideias durante o passar dos anos. Como era e como se entende hoje a Profissão de Administrador de Empresas.

A história da Administração surgiu a muitos séculos atrás, mais precisamente no ano 5.000 A.C., na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorar a resolução de seus problemas práticos, então surgi a arte e o exercício de administrar.

Na evolução histórica da administração, duas instituições de destacaram: a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares.

A Igreja pode ser considerada uma organização mais formal, mais eficiente da civilização Ocidental. Através dos séculos vem mostrando e provando a força de atração de seus objetivos, a eficácia de suas técnicas organizacionais e administrativas.

As Organizações Militares evoluíram das displicentes ordens dos cavaleiros medievais e dos exércitos mercenários dos séculos XVII e XVIII até os tempos modernos com uma hierarquia de poder rígida e adoção de princípios e práticas administrativas comuns a todas as empresas da atualidade.

Propostas básicas de TAYLOR, as 5 funções essenciais da GERENCIA ADMINISTRATIVA:

1-Planejar - Estabelece os objetivos da empresa.

2-Comandar - Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito.

3-Organizar - É a forma de coordenar todos os recursos da empresa.

4-Controlar - Estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera.

5-Coordenar - A implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda a empresa.

O Criador da Administração Cientifica

A gestão cientifica de FREDERICK TAYLOR começou dentro da fábrica, mas acabou por influenciar em todos os aspectos da vida e cultura do século XX. Apesar da rejeição que hoje inspira sua Teoria, fato é que não podemos substituí-la por algo melhor. Ainda hoje continua atual.

Frederick Taylor nasceu no estado da Filadélfia, nos USA em 1856, foi educado dentro de uma mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança. Iniciou sua vida profissional com operário de fabrica, formou-se em Engenharia em 1885 e foi trabalhar em uma grande empresa siderúrgica, onde desenvolveu estudos que deram base para formular sua teoria, na qual ela analisou a empresa a partir dos níveis operacionais em direção ao invés de direção.

Aos 21 anos, Frederick Taylor forma-se em Engenharia no Stevens Institute of Technology, e New Jersey.

Organizações mecanicistas x Organizações flexíveis: existiria um meio termo?

O pensamento administrativo pode ser conceituado como um enfoque específico a um aspecto particular da organização, ou uma forma peculiar de estudá-la, e a organização desses pensamentos são formadores de teorias a serem estudadas pela Teoria Geral da Administração. Para facilitar o estudo, as teorias são agrupadas em Escolas e essas, como definido por Maximiano (2006), são a mesma linha de pensamento ou conjunto de autores que utilizam o mesmo enfoque. Por meio de uma breve revisão teórica do campo, o presente artigo objetiva um estudo introdutório das Teorias Clássicas da Administração, tidas como mecanicistas e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com