TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Administração

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Administração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  3.103 Palavras (13 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 13

1. INTRODUÇÃO

Com essa Atividade Prática Supervisionada queremos mostrar a importância da administração para o sucesso de uma empresa.

Aplicando o conteúdo aprendido em sala de aula, criando uma estratégia sólida vamos mostrar que é possível mudar o cenário de uma empresa com prestígio no mercado, porém com sérias dificuldades.

Através da pesquisa em uma empresa estruturada queremos adaptar o modelo e aplicar de acordo com a realidade da empresa AM Ltda. Pelo Planejamento Estratégico vamos definir os primeiros passos a serem tomados, reestruturar os níveis hierárquicos da empresa e traçar metas e modelos de acompanhamentos a fim de garantir o sucesso da consultoria prestada.

2. ETAPA 1

Empresa pesquisada: Carrefour Taubaté

3.1. Missão: Todos os nossos esforços convergem para a satisfação das expectativas dos clientes. Nossa missão é ser a referência da distribuição moderna em cada um dos nossos mercados, trazendo para: Os nossos clientes: o melhor preço combinado com a melhor oferta comercial em cada bandeira, em cada país; Os nossos colaboradores: a possibilidade de expandir um clima de confiança e de progredir com um trabalho e uma remuneração motivadores; Os nossos acionistas: a rentabilidade de seu investimento a longo prazo e as perspectivas de crescimento de um grupo internacional e de múltiplos formatos; Os nossos parceiros associados, franqueados ou afiliados: bandeiras marcas líderes, um know-how comercial, um potencial de compra e técnicas em progresso constante; Os nossos fornecedores: possibilidades de mercado, o conhecimento dos clientes, uma cooperação para melhorar produtos no âmbito de relações duráveis e equilibradas; As entidades públicas locais e nacionais: o compromisso concreto na vida do espaço público de um interveniente econômico responsável e com espírito cívico.

3.2. Visão: Obter a melhor eficácia para satisfazer os clientes e alcançar os melhores desempenhos econômicos e sociais.

3.3. Valores: Os valores do Carrefour são compartilhados e são demonstrados em cada uma de suas ações. A dimensão mundial da empresa confere-lhe responsabilidades e deveres particulares diante dos seus clientes, colaboradores e dos seus parceiros. A liderança, que dá o orgulho de ser o primeiro, também implica na busca permanente de excelência. E na profissão de comerciante, supõe-se uma constante abertura para o mundo e para as pessoas, nos seguintes fatores: Para vender, temos de estar à escuta e compreender nossos clientes; Para compreender, temos de respeitar as diversas culturas das comunidades no interior das quais exercemos a nossa atividade. Os valores da empresa são a herança dos homens e das sociedades que constroem o Grupo. Estes valores são: A liberdade; A responsabilidade; O compartilhamento; O respeito; A integridade; A solidariedade; O progresso.

3.4. Organograma Empresa Carrefour:

Os departamentos existentes são Direção. PGC, Bazar, Perecíveis, Eletro, Manutenção, Prevenção de Riscos, Caixa Central, sendo:

• Direção: 16 funcionários

• PGC: 14 funcionários

• Bazar: 12 funcionários

• Perecíveis: 40 funcionários

• Eletro: 15 funcionários

• Manutenção: 5 funcionários

• Prevenção de Riscos: 18 funcionários

• Caixa Central: 50 funcionários

3.5. Relacionamento entre departamentos

Os Departamentos têm um bom relacionamento. O sucesso da empresa depende muito dessa relação saudável.

Todo processo é um clico: compra, recebimento, conferência, atualização de Nota Fiscal, abastecimento, precificação, atendimento ao cliente, venda e em alguns casos, pós venda.

Por se tratar de um comércio varejista, é imprescindível que todos os departamentos estejam envolvidos no processo. A opinião e experiência de todos, é importante e nunca é dispensada, afinal são boas ideias que movem o mercado.

A área comercial é a que tem o maior contato com o consumidor final e com os produtos vendidos, logo, maior visão do comportamento de cada produto e a necessidade (maior procura) dos clientes, de uma maneira geral. Portanto o feedback e a visão de cada funcionário em particular é sempre bem acolhido pela equipe do Pool de Pedidos, por exemplo.

O tratamento ao cliente, também é muito importante, além do carisma de cada um, cabe ao Setor de Recursos Humanos a reciclagem dos funcionários para renovação da motivação pessoal e alcançar o nível de atendimento aos clientes desejado pela empresa.

Por se tratar de um comércio varejista que mantêm suas portas abertas os sete dias da semana, é necessário, também, planejar o Descanso semanal remunerado dos funcionários de maneira que não prejudique o atendimento ao cliente nos dias onde o movimento é maior. Nesses casos a ajuda de outros setores se torna indispensável, os chamados polivalentes (funcionários treinados para auxiliar em setores como caixa central, por exemplo) fazem a diferença no resultado na empresa e no atendimento ao cliente.

O que o cliente procura? – Variedade de produtos a um preço justo aliado a qualidade no atendimento.

3.6. Como a empresa administra a demanda e atende aos clientes?

A empresa trabalha com um sistema de Previsão de Vendas. Uma ferramenta que permite avaliar o comportamento do produto no passado para assim prever a venda futura.

Nesse processo é levado em consideração não só a venda, mas o preço trabalhado no passado e o período de sazonalidade (ex: vinhos, queijos, chocolate no inverno e cerveja, suco, água, sorvete no verão), além da previsão de crescimento da venda. No caso de produtos em promoção (Tabloide, Anúncio de TV) é levado em conta também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com