TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Administração

Casos: ATPS Administração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 5

Experiência de Hawthorne

O Conselho Nacional de Pesquisas dos EUA, em 1927, realizou a Experiência de Hawthorne numa fábrica da Western Eletric Company, situada em Chicago. A experiência de Hawthorne teve o objetivo de detectar a relação entre a intensidade da iluminação e a competência dos operários, medida por meio do ritmo de produção.

A experiência foi coordenada por Elton Mayo, que analisou os níveis de fadiga, acidentes laboriais, mudança de turno e as consequências das condições de trabalho na vida e produtividade do profissional. Elton Mayo era médico e pertencia a uma equipe de Harvard, sua especialidade era em psicopatologia.

Mayo conduziu experimentos relativos à produtividade e condições físicas no meio de produção, segundo a sua tese, quanto maior fosse a iluminação maior seria a produtividade do trabalhador. A fábrica em questão produzia equipamento e componentes telefônicos, onde havia altos níveis de ocorrência de fadiga, acidentes de trabalho, excesso de trabalho e más condições de trabalho.

A experiência foi subdividida em quatro fases. Na primeira fase, foram observados dois grupos de trabalhadores que executavam a mesma tarefa. Um grupo trabalhava sob uma iluminação ambiente constante e o outro sob uma iluminação instável. Avaliando o efeito psicológico do teste, quando a iluminação era mais intensa, os trabalhadores produziam mais, no contrário, produziam menos.

Na segunda fase da pesquisa, o local de trabalho, a forma de pagamento e os intervalos foram modificados com a distribuição de lanches. Com esses benefícios, os trabalhadores passaram a produzir mais e com maior satisfação.

Atentos à relação entre os funcionários, na terceira fase, a equipe realizou uma série de entrevistas para colher as opiniões, expectativas e sentimento perante às punições recebidas. Na quarta etapa, foi realizada uma análise sobre as organizações informais mantidas pelos funcionários dentro da empresa e passaram a remunerar coletivamente pelo êxito de produção, gerando maior solidariedade entre os funcionários.

A partir dessas análises, perceberam que a produção depende da expectativa do grupo, dos benefícios cedidos pela empresa, intervalos de descanso e das refeições servidas. Na terceira fase, vale ressaltar que as senhoritas sentiam-se humilhadas perante a supervisão vigilante, a partir dessa fase foi inserido na empresa o Programa de Entrevistas (Interviewing Program) para que fosse possível ter um conhecimento mais profundo sobre as opiniões e sentimentos dos funcionários na organização.

A experiência aconteceu na Western Electric Company, em Chicago, no bairro de Hawthorne e foi coordenada por Elton Mayo. A ideia era analisar a correlação entre a iluminação no ambiente de trabalho com a eficiência na produção do operário.

A Western Eletric fabricava componentes telefônicos, era uma empresa que valorizava o bem-estar do trabalhador e pagava bons salários. Tinha um departamento de montagem de relés onde trabalhavam apenas moças. A montagem de relés era uma tarefa simples, dependendo apenas da velocidade das moças. A experiência que ficou conhecida como Hawthorne foi feita neste departamento, não com o objetivo de aumentar a produção e sim de conhecer melhor os funcionários.

Na primeira fase da experiência foram analisados dois grupos de operárias que executavam o mesmo trabalho. Num dos grupos manteve-se a condição de iluminação normal, já no outro grupo aumentou-se a iluminação. Quanto mais se aumentava a iluminação, mais as moças produziam. Porém, percebeu-se que ao apenas trocar as lâmpadas por outras de mesma intensidade a produção também aumentava. As moças se sentiam na obrigação de produzir mais, pois pensavam que a iluminação havia aumentado. Após várias experiências neste sentido pode-se concluir que o fator psicológico influenciava na produção das operárias.

Na segunda fase da experiência separaram seis moças do grupo normal e montou-se um grupo experimental. As moças trabalhavam em uma sala à parte e, assim como no grupo normal, havia um supervisor e um observador. As moças foram convidadas a participarem da pesquisa, esclarecidas sobre os objetivos que eram avaliar o efeito das mudanças nas condições de trabalho; mudanças como: períodos de descanso, lanches e redução da jornada de trabalho.

As moças foram instruídas a trabalharem dentro do normal e que ficassem à vontade no trabalho.

Essa segunda fase foi dividida em 12 períodos e o fator psicológico predominou, pois:

a) as moças gostavam de trabalhar na sala de provas, porque era divertido e a supervisão branda (ao contrário da supervisão de controle rígido na sala de montagem) permitia trabalhar com liberdade e menor ansiedade;

b) havia um ambiente amistoso e sem pressões, onde a conversa era permitida, o que aumentava a satisfação no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com