TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Administração

Exames: ATPS Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  3.618 Palavras (15 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 15

AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

DE 0 A 06 ANOS

Revisão de literatura

Maria De Fátima Barboza Vasconcellos. Graduada Em Fisioterapia – 2005/Universidade Vale Do Rio Verde – Três Corações – Campus Betim Mg. Cursos De Extensão: Como Estruturar Uma Monografia – 2005/Universidade Vale Do Rio Verde – Três Corações – Campus Betim Mg. Especialista Em Fisioterapia Hospitalar- 2006/Universidade Presidente Antônio Carlos – Centro De Educação Continuada – Unipac – Campus De Belo Horizonte Mg. Aprimoramento Em Fisioterapia Hospitalar Respiratória Com Ênfase Em Oncologia – 2006 / Hospital Luxemburgo – Belo Horizonte – Mg. Curso Em Saúde Pública 2007/ Sind-Saúde/Mg/Núcleo Betim. Curso De Homeopatia – 2009/ Portal Da Educação– Associação Brasileira De Educação A Distância - Abed. Pós Graduanda Em Saúde Pública E Educação- 2009 A 2011/ Universidade José Do Rosário Vellano-Unifenas, Campus De Belo Horizonte. Graduanda Em Serviço Social 2008 A 2011 / Centro Universitário Interativo Coc/ Uniseb.

RESUMO

Este trabalho é um estudo de revisão literária qualitativo de cunho descritivo, tem como tema as fases do desenvolvimento da criança de 0(zero) a 06(seis) anos, Com objetivo de verificar como se desenvolve as crianças nesta faixa-etária. Abordando o aspecto cognitivo, físico e motor desde a sua fase embrionária, nascimento até a sua infância. Nessa visão, os objetivos foram identificar e compreender como a aprendizagem na educação infantil pode ser estimulada, em cada fase de desenvolvimento da criança. Objetivando esclarecer aos docentes os desígnios de suas atividades na educação infantil. A pesquisa foi desenvolvida com base em livros referentes ao assunto, literaturas publicadas em revistas pedagógicas, e sites das redes eletrônicas, Google acadêmico, biblioteca publica da Secretaria de Educação da cidade de Betim. Portanto para este trabalho foi realizado a leitura e fichamento dos textos extraídos de 34 referencias que estão relacionadas no final do trabalho. Ao finalizar é respeitável destacar o quanto os estudos colaboraram para percepção das diversas fases do desenvolvimento infantil.

Palavras-Chave: “Criança, desenvolvimento, fases”.

ABSTRACT

This study is a qualitative study of a literature review of a descriptive, has the theme stages of child development from 0 (zero) to 06 (six) years, In order to verify how it develops children in this age group. Addressing the cognitive, physical and motor from its embryonic stage, birth to her childhood. In this view, the objectives were to identify and understand how learning in early childhood education can be encouraged at each stage of child development. Aiming to clarify for teachers the designs of their activities in early childhood education. The survey was developed based on books about the subject, teaching literature published in magazines, websites and electronic networks, Google Scholar, Public Library of Education Department of the city of Betim. So for this study was the reading of texts and BOOK REPORT extracted from 34 references listed at the end of the work. When you finish a respectable highlight how the studies contributed to the perception of the various stages of child development.

Keywords : "Child development stages. "

O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE 0 A 6 ANOS

INTRODUÇÃO

Desenvolvimento humano é um processo de crescimento e mudança a nível físico, do comportamento, cognitivo e emocional ao longo da vida. Em cada fase surgem características específicas. As linhas orientadoras de desenvolvimento aplicam-se a grande parte das crianças em cada fase de desenvolvimento. No entanto, cada criança é um indivíduo e pode atingir estas fases de desenvolvimento mais cedo ou mais tarde do que outras crianças da mesma idade, sem se falar, propriamente, de problemáticas.

O conceito de criança e infância é uma noção mutável ao longo da história. Várias sociedades possuem sua idéia do que vem a ser criança. Este conhecimento depende de fatores como: classe social, religiosidade, cultura e educação. Um país de proporções continentais como o Brasil reflete este posicionamento, devido as suas diferenças de regiões e classes econômicas. Uma criança pode ser considerada como trabalhadora que auxilia na renda familiar, uma criança da mesma idade é tratada com total diferença.

As crianças desde bebês necessitam ter uma rotina bem planejada, estruturada e organizada para o seu melhor desenvolvimento por lhe proporcionado conforto, segurança, maior facilidade de organização, espaço temporal, e a liberta do sentimento de estresse que uma rotina desestruturada pode causar a criança.

A criança conquista através da percepção todo o universo que a cerca, sente necessidade de explorar o espaço, porque é o momento em que o desenvolvimento da habilidade “andar” está no auge e a fala atinge uma verdadeira importância. Neste estágio o termo projetivo está relacionado ao funcionamento mental que está florescendo na criança. E um período em que se utilizam atos motores para auxiliar a exteriorização do pensamento.

Porém, as instituições de ensino infantil precisam ser um espaço aconchegante e seguro proporcionando à criança uma infância mais voltada para o agora e não pensando nela como “adultos em miniaturas”.

Toda criança precisa ser estimulada em seu desenvolvimento, no sentido da aquisição de habilidades motoras, mentais e sociais básicas, como engatinhar, sorrir, piscar os olhos, andar, reconhecer cores e sons, entre outras.

Portanto este trabalho justifica na importância de cada fase do desenvolvimento da criança de crianças de zero (0) a seis (06) anos. Nesse sentido o objetivo geral desta pesquisa foi de verificar como se dá o processo de desenvolvimento das crianças, abordando o aspecto cognitivo, físico e motor desde o nascimento até a sua infância. Nesse cenário, os objetivos específicos se traduziram em identificar e compreender como a aprendizagem na educação infantil pode ser estimulada através do lúdico, em cada fase de desenvolvimento. A fim de elucidar aos educadores os objetivos de suas atividades na educação infantil.

De tal modo a metodologia adotada nesse trabalho foi revisão literária, uma pesquisa descritiva de cunho qualitativa e bibliográfica de autores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com