TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Administração Da Produção

Trabalho Escolar: ATPS Administração Da Produção. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  3.412 Palavras (14 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE ANHANGUERA DE VALINHOS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Relatório apresentado à Faculdade Anhanguera de Valinhos, como exigência da disciplina de Administração da Produção e Operações.

Orientador: Profº Antonio César T. Barbosa

Valinhos

2013

AVALIAÇÃO

__________________________

Profº Antônio César T. Barbosa

Nota

RESUMO

A ATPS (Atividade Prática Supervisionada) aplicada para a disciplina de Administração da Produção e Operações é uma atividade importante, pois é através dela que se conseguimos desenvolver a parte prática, aplicando os conhecimentos.

Neste trabalho, pretendemos demonstrar um modelo de consórcio modular aplicado na fábrica de caminhões e ônibus da Volkswagen, em Resende no Rio de Janeiro.

Dessa forma, o grupo vai junto, entender com funciona o modelo de consórcio modular aplicado na fábrica de caminhões e ônibus em Rezende Rio de Janeiro, como funciona os parceiros do consórcio modular e qual responsabilidades de cada um deles e quais suas principais vantagens frente aos sistemas produtivos tradicionais.

SUMÁRIO

RESUMO 4

INTRODUÇÃO 6

DESAFIO 7

1. ETAPA 01 Aula-tema: Administração da Produção e Operações 8

1.1 Passo 01 – Pesquisas sobre evolução histórica da Administração da Produção 8

1.2 Passo 02 – Empresas identificadas para o desafio 11

1.3 Passo 03 – Sistema e função da transformação 12

1.4 Passo 04 – Relatório da Empresa 14

2. ETAPA 02 Aula-tema: Localização de Empresas. O Produto. 16

2.1 Passo 01 – Leitura de artigos indicados sobre Consórcio Modular 16

2.2 Passo 02 – Debate sobre os tópicos do passo anterior 16

2.3 Passo 03 – Assistir ao vídeo, sobre o Consórcio Modular da Volkswagen 16

CONCLUSÃO 19

REFERÊNCIAS 20

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos compreender a evolução histórica da administração da produção após a revolução industrial, e compreender como funciona modelo de consórcio modular aplicado na fábrica de caminhões e ônibus da Volkswagen, em Resende no Rio de Janeiro é sistema produtivo que está dividido em sete módulos e cada um destes módulos, possui uma empresa responsável por uma etapa específica do processo, com a sua respectiva participação na linha de montagem.

Com esta nova metodologia aplicada surge nova forma de gerenciamento da cadeia de suprimentos, gerenciamento de estoques, fluxo de materiais e velocidade de processamento na parte interna da planta.

Dessa forma, o conceito de consórcio modular exige sinergia entre os parceiros modulares, como veremos a seguir neste trabalho.

DESAFIO

O desafio deste trabalho é colocar o aluno em contato com as práticas relacionadas aos temas estudados, de forma que o mesmo possa desenvolver um estudo de caso na empresa escolhida pelo grupo. Como resultado, o grupo irá elaborar uma apresentação em forma de seminário contendo todos os assuntos estudados nesta ATPS, tal como os levantamentos realizados na empresa pesquisada. O grupo deverá fazer a apresentação conforme cronograma elaborado pelo professor da disciplina. O foco dessa apresentação será o estudo de caso da empresa de cada equipe.

A função Produção, ou somente produção, trata da maneira pela qual as organizações produzem bens e prestam serviços. A criação de bens e serviços é a principal razão da existência de qualquer empresa. Qualquer organização possui uma função produção, porque produz algum tipo de bem ou serviço, seja ela grande ou pequena, de manufatura ou serviço, pública ou particular, que visa lucro ou não (SLACK et al., 2009).

Atualmente, a maioria das empresas produz bens ou serviços e para isso utiliza conceitos da administração da produção e serviços; portanto, este trabalho é de suma importância para que os alunos coloquem em prática os conceitos estudados no conteúdo.

Objetivo do desafio

Elaborar uma apresentação baseada no estudo de caso realizado na empresa escolhida pelo grupo. Essa apresentação será feita em forma de Seminário.

1. ETAPA 01 Aula-tema: Administração da Produção e Operações

1.1 Passo 01 – Pesquisas sobre evolução histórica da Administração da Produção

1 Pesquisar, na bibliografia padrão - PLT e em outras fontes disponíveis na biblioteca de sua unidade, a evolução histórica da administração da produção desde a revolução industrial até os dias de hoje. Retomar os principais conceitos sobre Just in time; Engenharia Simultânea, Tecnologia de Grupo; Consórcio Modular; Células de Produção; Desdobramento da função qualidade; Comakership; Sistemas Flexíveis de Manufatura; Manufatura Integrada por Computador; Benchmarking e Produção Customizada.

2 Elaborar uma síntese de aproximadamente 500 palavras sobre os temas citados.

A evolução histórica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com