TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS : Administração Da Produção E Operações

Pesquisas Acadêmicas: ATPS : Administração Da Produção E Operações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  2.777 Palavras (12 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução:

Tradicionalmente, um dos principais fatores para uma empresa ser mais competitiva residia no grau de facilidade para o acesso a insumos de baixo custo, tal como matéria-prima, capital, trabalho e energia. Uma vez que o desenvolvimento tecnológico se dava a passos lentos, a vantagem competitiva nos insumos era suficiente para o sucesso (PORTER, 1999).

Porém, devido às profundas transformações que ocorreram no cenário competitivo, o conceito de vantagem comparativa tornou-se obsoleto. Hoje, as empresas são capazes de contornar a escassez de determinada matéria-prima através da utilização de materiais alternativos ou do desenvolvimento de produtos sintéticos. Na impossibilidade da utilização destes, possuem condições de adquirir o insumo em qualquer lugar a custos cada vez mais baixos, num prazo cada vez menor, devido à redução dos custos e ao aumento da eficiência dos meios de transporte e comunicação. Além disso, a utilização de sistemas especialistas pode diminuir a dependência de trabalhadores qualificados, assim como a automação pode substituir a mão de obra sem qualificação. Logo, não é mais suficiente apenas dispor de recursos, mas sim utilizá-los de maneira produtiva. Mais do que nunca, enfatiza Drucker (1993), o valor é criado pela produtividade e pela novação.

Aumentar a produtividade permite produzir, com menor quantidade de recursos, a mesma quantidade anterior ou, alternativamente, atingir uma produção maior sem incrementar os recursos na mesma proporção. Isso acarreta um aumento no valor adicionado em moeda corrente, gerando benefícios que podem atingir não só a empresa, à medida que promove o aumento ou manutenção da taxa interna de retorno, mas também os funcionários, através de aumentos salariais reais (já que podem deixar intocada a taxa de retorno, não provocando tendências compensatórias de altas de preços), e a sociedade, principalmente através de oferta de produtos ou serviços a preços menores ou estáveis.

ETAPA 1

Passo 2

As previsões de demanda são fundamentais para auxiliar na determinação dos recursos necessários para uma empresa. Em tempos de abertura de mercados, essa atividade torna-se estratégica. Os mercados que podem ser acessados pela empresa, assim como a concorrência, mudam continuamente, exigindo novas previsões de demanda em períodos mais curtos.

Gerentes em todas as organizações fazem previsões de muitas variáveis distintas da demanda futura, como estratégias dos concorrentes, alterações na regulamentação, mudanças tecnológicas, tempos de processamento, prazos de entrega dos fornecedores e perdas de qualidade.

A capacidade pode ser definida como a taxa máxima de saída que uma instalação pode alcançar. A instalação pode ser uma organização inteira, uma divisão, ou apenas uma máquina. O planejamento da capacidade de uma empresa costuma ser realizado em dois níveis, cada qual correspondendo a decisões estratégicas ou táticas. O primeiro nível de decisões sobre capacidade é estratégico e de longo prazo por natureza. É nesse nível que a empresa decide quais investimentos em novas instalações e novos equipamentos ela deve fazer. Essas decisões são estratégicas por natureza e, uma vez tomadas, a empresa terá de conviver com elas por muito tempo. Além disso, elas exigem grandes dispêndios de capital e terão um forte impacto na capacidade da empresa de realizar negócios. O segundo nível de decisões sobre capacidade é de natureza mais tática, enfocando aspectos de curto prazo que incluem o planejamento da força de trabalho, estoques e o uso diário de máquinas.

Hoje em dia um fator mais importante do que os incentivos fiscais é a rapidez e agilidade na entrega dos produtos finais, assim como da entrega de produtos semi-acabados às montadoras. A ideia nos dias de hoje é reduzir os armazéns, fazendo cada vez mais com que o próprio meio de transporte seja um mini-armazém.

Exemplo de alguns fatores determinantes da Localização:

• Proximidade Da Mão-De-Obra;

• Proximidade Da Matéria-Prima – Fornecedor;

• Proximidade do mercado consumidor;

• Facilidade do transporte;

• Situações climáticas

• Infra-estrutura;

• Tamanho do local;

• Incentivos fiscais;

PASSO 3

A empresa em estudo encontra-se inserida no segmento de produtos minerais não metálicos e tem como objetivo a industrialização e comercialização de produtos para revestimentos cerâmicos. É considerada uma das empresas que tem representação significativa no mercado nordestino, localizada no Distrito Industrial de João Pessoa, estado da Paraíba.

A localização da empresa pode ser considerada estratégica, uma vez que utiliza as vantagens da região, relativas a abundância de matéria-prima e incentivos fiscais, dispondo também de infraestrutura adequada para escoamento da produção.

A empresa atua no mercado há 15 (quinze) anos e vem intensificando suas atividades para atingir outros nichos do mercado nacional. Atualmente está adotando uma moderna tecnologia na fabricação dos revestimentos, pretendendo alcançar uma posição de destaque entre as concorrentes.

Segundo os dados coletados, a produção mensal da empresa é de 650.000 m²/mês. A empresa é considerada de médio porte, funciona em um regime de produção equivalente a 24 horas/dia. Seus fornecedores de matérias-primas e insumos estão localizados, em parte, na própria região Nordeste e no sul do país, e a comercialização dos produtos fabricados realiza-se através de representantes comerciais espalhados em todo Nordeste, que absorve 80% (oitenta por cento) da produção.

Recentemente a empresa foi certificada pelo CCB – Centro Cerâmico do Brasil - INMETRO, órgão certificador que controla tecnicamente o setor cerâmico no país e também é associada à ANFACER – Associação Nacional dos Fabricantes de Revestimentos Cerâmicos, que fornece suporte técnico e atualização tecnológica.

Na cadeia produtiva da indústria de revestimento cerâmico, identificam-se três

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com