TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Administração De Produção

Casos: ATPS Administração De Produção. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

ATPS

Técnicas Japonesas

“5S” – Housekeeping

Um dos aspectos que mais chamam a atenção de qualquer pessoa quando visita uma empresa ou mesmo um escritório é o seu estado de limpeza, organização, ordem e asseio.

A limpeza, ordem e organização, por si só, não garantem a qualidade e a produtividade, mais a sua falta, certamente garante a baixa produtividade e qualidade. Qualquer programa de melhoria e produtividade deve iniciar-se com a mudança de hábitos dos colaboradores quanto à limpeza, organização, ordem e asseio do local de trabalho. As organizações são organismos vivos, como tal, estão sofrendo constantes mudanças se adaptações ao meio ambiente. A medida que forças externas, como ambientalistas, órgãos de proteção contra poluição sonora e visual começam a atuar, os reflexos são imediatos nas empresas. A forma de metodizar e fazer o Housekeeping são pela utilização sistemática dos 5S, que são cinco palavras da língua japonesa que iniciam com S.

• Seiri – Liberação de áreas – separar os itens em necessários e desnecessários e livrar-se desses últimos.

• Seiton – Organização – Separar e acondicionar os materiais de forma organizacional e adequada de modo a serem facilmente localizados, retirados e usados.

• Seiso – Limpeza – manter os itens e o local de trabalho sempre limpos.

• Seiketsu – Padronização, asseio e arrumação – os 3S visto ate agora são coisas que nós fazemos e executamos. Os equipamentos e áreas de trabalho devem estar sempre limpos e asseados, de modo a garantir a segurança no trabalho, e itens quebrados e desnecessários devem ser removidos para fora do local de trabalhos.

• Shitsuke – Disciplina – manter de forma disciplinada, tudo o que o leva à melhoria do local de trabalho, da qualidade e da segurança do colaborador. Significa usar, de forma disciplinada, os equipamentos de produção contra acidentes no trabalho, andar uniformizado, identificado com o respectivo crachá, manter-se limpo, organizado e asseado no local de trabalho.

A tese do Housekeeping é que não e necessário uma alta tecnologia para aplica-lo. Muito pelo contrario, trata-se de algo simples, objetivo e acessível a qualquer pessoa, por menor que seja seu grau de instrução. É da cultura da empresa agir, partindo de uma conscientização de alta administração, fazendo com que as pessoas façam corretamente as coisas simples, como parte integrante de um programa de JIT de melhoria contínua.

Kaizen

É derivado da palavra KAI, que significa: modificar e da palavra ZEN que significa: para melhor.

À exemplo de outras técnicas japonesas, o Kaizen tem uma cultura voltada a melhoria continua com foco na eliminação de perdas em todos os sistemas de uma organização e implica na aplicação de dois elementos, entendida como: uma mudança para melhor e ações permanentes de mudança.

Divide-se:

• Kaizen de projeto – desenvolver novos conceitos para novos produtos.

• Kaizen de planejamentos – desenvolver um sistema de planejamento, quer para a produção, para finanças ou marketing.

• Kaizen de produção – desenvolver ações que visem eliminar desperdícios e melhorar o conforto e segurança no trabalho.

Portanto o Kaizen é uma técnica que combate o comodismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com