TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Administração Financeira

Monografias: ATPS - Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 4

2.1 - Etapa 1

2.1.1 Passo 1 (Aluno)

Pesquisar individualmente na internet e na biblioteca informações pertinentes sobre planejamento da administração financeira e a interferência do tempo sobre a moeda. A seguir acessar os links com alguns artigos referentes aos temas:

1. Ler o artigo dos autores KUSTER, Edison e NOGACZ, Nilson Danny. Fundamentos básicos da Administração Financeira. Disponível em: -<https://docs.google.com/open?id=0B9lr9AyNKXpDXzdxQmN3WDJxT1U >. Acesso em: 28 abr. 2013.

2. Ler o artigo publicado em Congresso pela universidade Federal do Mato Grosso do Sul elaborado pelos autores GAMA, Renata; MOURA, Gimaro e Osmar Francisco de, OLIVEIRA. Disponível em: <https://docs.google.com/open?id=0B9lr9AyNKXpDSTJudmFNZ1lXZGM > Acesso em: 28 abr. 2013.

3. Resolver a seguinte questão, para reforçar os conceitos teóricos: Um investidor decide que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação é de 6%; outra ação com o dobro dos riscos terá uma taxa de desconto de 12%. Determinado o nível de risco, realizar o ajuste dos retornos futuros.

2.1.2 Passo 2 (Equipe)

Anotar as informações, dados e conceitos relevantes, para serem utilizados na elaboração da introdução do relatório.

2.1.3 Passo 3 (Equipe)

Reunir-se e, com base nas informações, dados e conceitos anotados no passo anterior, discutir, confrontar os entendimentos dos membros do grupo e redigir um resumo geral contendo suas análises. O grupo tem autonomia para acrescentar informações de outras fontes de pesquisas, desde que sejam textos científicos obtidos em fontes confiáveis. Todas as fontes de consultas utilizadas deverão compor as referências (bibliográficas), no final do trabalho. Esse resumo servirá de base para a elaboração do Passo 4.

2.1.4 Passo 4 (Equipe)

Elaborar em equipe, com base no resultado das leituras realizadas pelos integrantes do grupo, um relatório com no máximo duas páginas.

Conforme pesquisa embasada em artigos sobre o tema, foi realizado um debate, discutindo a importância do planejamento financeiro para grandes e pequenas empresas, e apontado os conceitos que deveriam ser mais significativos na prática. O objetivo principal é a tomada de decisão do administrador em diferentes cenários que podem vir acontecer em uma empresa, na teoria visando a prática, e como ele usaria os cálculos e conceitos da administração financeira para lidar com eles.

Ao analisar a importância destes cálculos para o pequeno empreendedor, ficou claro que ele poderá se embasar nos resultados para qualquer tomada de decisão, pois toda decisão dependerá do estado atual da empresa, e esse estado é determinado por sua situação financeira. O administrador poderá até mesmo se adiantar em decisões futuras, prevendo até certo ponto as mudanças, e se adiantando, calculando o que suas ações irão gerar no cenário financeiro, prevendo ativos e passivos ,e identificando falhas, prevenindo prejuízo. Em caso de imprevisto será possível corrigir o projeto, criando uma medida de contingencia para não impactar a empresa, como por exemplo controlar a produção em relação a demanda, que pode criar um estoque sem saída, ou ainda, não ter produção suficiente para uma demanda alta no mercado, perdendo espaço.

Também possível analisar os juros, com os cálculos eles se tornam mais claro, vendo o quadro todo da empresa, o impacto dos juros no futuro é mais facilmente percebido, é possível remediar os gastos com juros inesperados, minimizando a perda de capital. O pequeno empresário não deve ter em mente que tais planejamentos são complexos demais para sua empresa, ou então irrelevantes, o planejamento financeiro pode ser a chave para a permanecia de um pequeno negócio no mercado.

Foi entendido que esse processo é vital para qualquer tipo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com