TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Administração Financeira E Orçamentária

Ensaios: ATPS Administração Financeira E Orçamentária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  2.967 Palavras (12 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 12

POLO PORTO ALEGRE ZONA SUL

ADMINISTRAÇÃO – 5 º SEMESTRE DE 2014

ATPS- ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA

PROFESSOR PRESENCIAL: CARLOS ALBERTO STEIN

PROFESSOR EAD – WAGNER LUIZ VILLALVA

NOME: FABIANO SILVA DUARTE RA: 5319980603

NOME: GISELE BANDEIRA COOPER RA: 4573913708

NOME: FELIPE DA SILVA ALOISIO RA: 5311968162

NOME: SOLANGE LUFT RA: 5311965339

DATA DA POSTAGEM: 15/09/2014

Resumo

Neste trabalho de administração financeira que é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de credito para clientes, planejamento, analise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “caminhos” para a condução financeira da empresa.

SUMÁRIO

1 - Introdução 4

2. Etapa 1 4

2.1- Planejamento da Administração 4

2.2 - Artigos KUSTER, Edison, NOGACZ 4

2.3 - Artigos Renata Gama 5

2.4 - Conceitos Teóricos 5

3. Etapa 2 6

3.1 - Cálculos sobre Investimentos 6

3.2 - Companhia Água Doce 7

3.3 - Projetos (A, B) Risco e Retorno 8

4. Etapa 3 9

4.1 - Cálculos Retorno Modelo GORDON 9

4.2 - Dividendos Companhia Y 9

4.3 - Projetos Industriais Independentes 10

5. Etapa 4 12

5.1.1 - Análise de Orçamento de Capital 12

5.1.2 - Valor Presente Líquido de um Projeto 13

5.1.3 - Cálculo de Viabilidade sobre o Projeto X, Y e Z 14

5.1.4 - Relatório de Fechamento 15

6. Conclusão 16

7. Bibliografia 17

1 - INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos tratar de conceitos que são necessários para um empreendedor individual, micro empresário e micro e pequeno empresário deve saber.

Iremos identificar nesta pesquisa algumas particularidades do planejamento que visa um futuro, iremos mostrar que este planejamento em longo prazo este diretamente ligado a determinados objetivos da empresa.

Iremos tratar de empresas já maduras que já tem seu funcionamento bem planejado, mas que embora encontrem uma grande parte destas empresas um descontrole financeiro muito efetivo. E sobre este ponto crucial de uma empresa que iremos abordar.

2. ETAPA 1

2.1 Passo -1

Administração Financeira está diretamente ligada à Economia e à Contabilidade, pois pode ser vista como uma Economia aplicada, que é baseada amplamente em conceitos econômicos e em dados contábeis para suas análises.

Quando falamos sobre ambiente macro a Administração Financeira enfoca o estudo das instituições financeiras e dos mercados financeiros e ainda, de como eles operam dentro do sistema financeiro nacional e global. Quando falamos a nível micro é abordado o estudo de planejamento financeiro, administração de recursos, e capital de empresas e instituições financeiras.

2.2 Passo -2

Refletindo o texto Administração Financeira de Edison Kuster e Nilson Danny Nogacz, entendesse que o maior desafio de uma empresa é justamente a administração financeira, que tem como seu principal pilar do sucesso principalmente de uma pequena empresa. KUSTER E NOGAZ afirmam e garantem que dois pontos são primordiais neste processo que são: o cuidado efetivo com o dinheiro, suas entradas e saídas e também garantir o retorno esperado pelos acionistas.

Tendo que levar em consideração o controle e administração de caixa através do monitoramento do equilíbrio entre as entradas e saídas de dinheiro durante um dado período temporal da empresa, assim estabelecendo a previsão do fluxo de caixa estabelecendo um cronograma de despesas e investimentos e provisionando despesas até mesmo aquelas que ainda serão contratadas, havendo possibilidade ainda de se alocar os períodos de baixo faturamento.

Para obter sucesso no controle de caixa é preciso que todos os setores da empresa estejam engajados, é necessária uma troca de informações diárias de previsão de vendas, previsões de despesas com pessoal, com custos variáveis e entre outros, assim cada setor contribuirá de forma determinante para obter uma excelência no controle de caixa.

Tornado viável o desenvolvimento de um ponto fundamental ao sucesso do planejamento financeiro, que é o Controle de Dados como o controle da Movimentação Financeira, Controle do Pessoal, Controle de Máquinas, Veículos e Equipamentos, Controle de Estoque entre outros.

2.3 Passo-3

Conforme texto “Planejamento financeiro como estratégia para a obtenção de resultados nas pequenas empresas – um estudo de caso” de RENATA GAMA, GUIMARO MOURA e OSMAR FRANCISCO DE OLIVEIRA,

Trabalha na ideia que na qual se percebe a impotência de ter um bom planejamento financeiro que seja de suporte ao gestor das pequenas empresas. O conhecimento das técnicas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com