TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Auditoria

Trabalho Escolar: ATPS Auditoria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  2.145 Palavras (9 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução:

A auditoria surgiu como consequência da necessidade de confirmação dos registros contábeis, em virtude do aparecimento das grandes empresas e da taxação de imposto de renda, baseado no lucro expresso nas demonstrações contábeis. Sua evolução ocorreu em paralelo ao desenvolvimento econômico e com as grandes empresas formadas por capital de pessoas.

A auditória contábil surgiu na Inglaterra, primeira nação a possuir grandes empresas de comercio e primeiro a instituir imposto sobre a renda, além disso, na Inglaterra já se praticava desde 1314 a auditoria nas contas publicas. A auditoria externa ou independente vem evoluindo nos últimos anos, fazendo com que muitos profissionais da área contábil busquem conhecimento e habilidades específicas para atuar nesta área.

Em uma auditoria que tenha por objetivo expressar uma opinião sobre as demonstrações financeiras, o trabalho do auditor converge, portanto, a todos os seguimentos da empresa que possam influir e gerar dados para as demonstrações financeiras em exames. A profissão de auditoria vem crescendo constantemente em nosso país, principalmente em época de tantos escândalos políticos e fraudes contra a tributação do Brasil. A auditoria pode ser definida como um conjunto de ações usadas para assessorar e prestar consultoria para a organização. Os procedimentos são verificados por meio de controles internos ou externos que possibilitam ao auditor opinar e aconselhar visando à melhoria da empresa. As normas de auditoria servem para nortear o trabalho do auditor e proporcionar melhor qualidade dos trabalhos por ele realizados.

Desenvolvimento

Auditoria significa conferência, verificação, análise e avaliação e acima de tudo comunicação dos resultados dentro de um determinado objetivo ao qual a auditoria se propõe, a palavra auditoria tem origem do latim, cujo significado é ouvir.

De forma geral pode se dividir a auditoria em dois grandes grupos: auditoria interna e auditoria externa.

Auditoria Interna: É conduzida por funcionário da própria empresa na qual a auditória é executada e em geral envolve a avaliação de desempenho, controles internos, sistemas de computação e informação, qualidade de serviços e produtos. A auditória interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros. Os procedimentos de auditoria interna compreendem os testes de observância e testes substantivos.

Auditoria Externa: É conduzida por auditores externos contratados pela empresa. De maneira geral, a finalidade da auditoria externa é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos seus usuários.

Tanto o auditor como o cliente-auditado têm obrigações e responsabilidades perante todos os stakeholders. Um primeiro e fundamental ponto a ser destacado é o fato de que as demonstrações contábeis são de propriedades e responsabilidades exclusivas do auditado e que este, por conseguinte é o responsável direto por ventura seja omitido por qualquer motivo.

O auditor contábil deve manter uma independência do objetivo auditado, com a finalidade de coletar dados sólidos e formar análises equitativas para a formação de pareceres com informações claras e inconfiáveis. O auditor contábil deve ser um profissional que tem autonomia. Ele deverá ter sigilo total, e somente deverá divulgar a terceiros o seu trabalho só com autorização escrita pela administração da entidade.

Demonstrações Auditadas

Demonstrações Auditadas

Demonstração Qual o objetivo desta demonstração? Qual a finalidade de se auditar?

Balanço Patrimonial E apresentar de uma forma ordenada e padronizada a situação econômica e financeira de uma empresa num determinado momento Apresentar a situação patrimonial da empresa

Demonstração das

Mutações do Patrimônio

Líquido (DMPL) Demonstrar as modificações ocorridas no patrimônio líquido. Tem por finalidade apresentar as alterações que ocorrem em determinado exercício no patrimônio líquido da empresa.

Demonstração do

Resultado do Exercício

(DRE) Apresentar o resultado econômico das operações da empresa durante o ano. Se estas forem bem sucedidas, haverá lucro, caso contrário um prejuízo. Apresentar o resultado econômico nas operações da empresa durante o ano e analisar se elas tiveram lucro ou prejuízo

Demonstração do Fluxo

de Caixa (DFC) Assegurar que os valores considerados na DFC são pertinentes e demonstram corretamente a variação das disponibilidades da empresa no período.

Assegurar que todos os valores estão devidamente contabilizado. Proporcionar aos usuários das demonstrações contábeis uma base para avaliar a capacidade de caixa, bem como suas necessidades de liquidez.

Demonstração do Valor

Adicionado (DVA) Proporcionar o conhecimento de informações de natureza econômica social e oferece a possibilidade de melhor avaliação das atividades da empresa dentro da sociedade na qual esta inserida. Evidencia o quanto a empresa gerou de recursos para onde esses recursos foram destinados. Seus dados são obtidos principalmente a partir das demonstrações do resultado do exercício.

Notas explicativas Divulgar a informação requerida pelos pronunciamentos, orientações e interpretações que não tenha sido apresentada nas demonstrações contábeis. Complementar as demonstrações contábeis no sentido de melhor evidenciar as suas informações.

Planejamento de Auditoria

Planejamento de Auditoria Significado e Função

Controles internos

Pode ser definido como um processo integrado e operado pela empresa como um todo, com intenção de fornecer total segurança nas atividades administrativa quanto às operacionais, de forma a diminuir as possibilidades de desvios de ativos, desobediência as normas internas, bem como de erros não internacionais.

Sistema de informações

É atualmente uma ferramenta imprescindível na condução de quaisquer tipos de negócio. Todas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com