TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - BOA PRÁTICA HIDROSSÁTICA E CALORIMETRIA

Trabalho acadêmico: ATPS - BOA PRÁTICA HIDROSSÁTICA E CALORIMETRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA – Campus ABC

Engenharia de Produção - 3º Semestre

ATPS - ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

HIDROSTÁTICA E CALORIMETRIA

“Trabalho realizado em grupo referente à 1ª etapa da ATPS (Atividades Práticas Supervisionadas) da disciplina de Hidrostática e Calorimetria, sob orientação do Professor Alexandre Fulnazari“.

São Bernardo do Campo, 02 de outubro de 2013.

São Bernardo do Campo - SP

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. OBJETIVO 5

3. ETAPA 3 6

3.1 Passo 1 6

3.2 Passo 3 7

3.3 Passo 4 8

4. CONCLUSÃO 10

5. REFERÊNCIAS 11

INTRODUÇÃO

O conceito de derivada está diretamente relacionado à taxa de variação instantânea de uma função, o qual está presente no cotidiano das pessoas, através, por exemplo, da determinação da taxa de crescimento de certa população, da taxa de crescimento econômico do país, da taxa de redução da mortalidade infantil, da taxa de variação de temperaturas, da velocidade de corpos ou objetos em movimento, enfim, poderíamos ilustrar inúmeros exemplos que apresentam uma função variando e que a medida desta variação se faz necessária em um determinado momento.

Ao estudarmos o problema de determinar máximos e mínimos globais para funções contínuas definidas em intervalos fechados. Percebemos que o teorema dos valores extremos para funções contínuas garante, para estas funções, a existência de extremos globais, e como tais extremos só podem o correr nos pontos críticos da função ou nas extremidades do intervalo onde esta função está definida, o critério empregado foi o de comparar os valores da função f calculados nos extremos do intervalo com os valores de f nos seus pontos críticos. No entanto, em vários problemas a função f que descreve a grandeza a ser maximizada é definida em um intervalo aberto (a, b) e até mesmo em um intervalo não limitado, por exemplo, (0,∞). Neste caso, não podemos empregar a técnica descrita acima. Não podemos nem sequer garantir, a priori, a existência de máximos e mínimos globais. O teste da derivada segunda é útil nestes casos. Suponhamos que queiramos maximizar, ou minimizar, uma função derivável f num intervalo aberto I, e constatemos que f tem apenas um ponto crítico em I, isto é, um número c para o qual f′ (c) = 0. Se f′′ (x) tiver o mesmo sinal em todos os pontos de I, o teste da derivada segunda nos diz que o ponto c é um extremo absoluto de f em I. Este extremo será um mínimo se f′′ (c) > 0 e, um máximo se f′′ (c) < 0.

OBJETIVO

O objetivo desta atividade é aprimorar os conhecimentos da matemática, utilizando os conceitos da Disciplina de Cálculo, aplicando as regras da Cadeia, Derivadas de Funções Exponenciais e Logarítmicas, Derivadas Trigonométricas e Aplicações de Derivadas.

Através destes conhecimentos, a Empresa Jack Consultoria e Assessoramento em Engenharia irá criar uma nova embalagem para armazenamento de óleo de cozinha para a Empresa “Soy Oil”.

Buscando alcançar a liderança no segmento, o Grupo “Soy Oil” foi atrás da Empresa Jack Consultoria e Assessoramento em Engenharia conceituada no mercado de assessoria empresarial, que indiscutivelmente hoje é uma das maiores e mais respeitada empresa do ramo, dirigida pelos sócios fundadores os Engenheiros Altemir Rodrigues, Carlos Carvalho e Michal Chaves, formados na Uniban (Universidade Bandeirante de São Paulo) tem como objetivo, desenvolver e criar a mais inovadora embalagem de lata de óleo, buscando o sucesso para alcançar a liderança do mercado.

ETAPA 3

3.1 Passo 1

Criar uma empresa de consultoria:

Jack Consultoria e Assessoramento em Engenharia

Criar slogan da empresa:

Excelência em Soluções Empresariais

Desafio:

Excelência em Soluções Empresariais, a Empresa Jack Consultoria e Assessoramento em Engenharia tem como objetivo criar uma nova embalagem de lata para armazenamento de óleo de cozinha para a Empresa “Soy Oil”.

Condição:

Maior algarismo dos algarismos que compõe os RA’s dos alunos do grupo:

O maior algarismo dos RA’s é 9.

Então 9 → D = 19

Cálculo utilizado para o volume máximo e a altura máxima para o rótulo da lata de óleo a ser fabricada pela empresa “Soy Oil” :

Diâmetro utilizado a partir da soma do último número do RA de todos os integrantes do grupo = 19.

Achando o diâmetro.

D = 2*R

19 = 2R

Achando o raio.

R = D/2

R = 19/2

R = 9,5 cm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com