TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS

Casos: ATPS - CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 2

ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS.

Passo 1

O salário motiva?

Analisando isoladamente podemos dizer que o salário não é um fator motivador, entendemos que a remuneração é feitas após a prestação de serviços do colaborador, assim sendo uma recompensa justa pelo seu trabalho, porém, se analisarmos em um conjunto de fatores, com certeza, podemos incluir o salário neste contexto de motivação, já que o salário somado aos outros benefícios irá trazer além da satisfação de necessidades fisiológicas e de segurança, também trará plenas condições para a satisfação das necessidades sociais, de estima e de auto realização.

Podemos ainda incluir como motivação para o colaborador o ambiente de trabalho, o relacionamento com superiores e subordinados.

Outro fator e não menos importante e que mais motivam as pessoas é entender o seu papel dentro da empresa e os objetivos dela no mercado. Uma empresa com metas e objetivos bem definidos faz com que os colaboradores se empenhem em alcança-los.

Somando estes fatores podemos afirmar que o trabalhador terá motivação o suficiente para exercer a função que lhe for atribuída.

Passo 2

Frederick Herzberg

Acredita que a motivação é alcançada através de dois fatores: - fatores higiênicos que são estímulos externos que melhoram o desempenho e a ação de indivíduos, mas que não consegue motivá-los e os fatores motivacionais que são internos, ou seja, são sentimentos gerados dentro de cada indivíduo a partir do reconhecimento e da auto realização gerada através de seus atos.

Abraham Maslow

Já acredita que o homem se motiva quando suas necessidades são todas supridas de forma hierárquica, organizando-as da seguinte forma: auto realização; autoestima; sociais; segurança e fisiológicas, sendo que tais necessidades devem ser supridas primeiramente no alicerce das necessidades escritas, ou seja, as necessidades fisiológicas são as iniciantes do processo motivacional, porém, cada indivíduo pode sentir necessidades acima das que está executando ou abaixo, o que quer dizer que o processo não é engessado, e sim flexível.

David McClelland

Identificou três necessidades que seriam pontos chave para a motivação: poder, afiliação e realização. Para McClelland, tais necessidades são “secundárias”, são adquiridas ao longo da vida, mas que trazem prestígio, status e outras sensações que o ser humano gosta de sentir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com