TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS COTABILIDADE

Casos: ATPS COTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1

O que é Contabilidade

Contabilidade é a ciência que designa a totalidade dos registros numéricos realizados com o fim de determinar e ordenar, de uma forma completa, todos os movimentos, em valor e em quantidades, efetuados no âmbito de atividade de uma empresa ou entidade similar.

A contabilidade pode ser dividida em contabilidade financeira e empresarial.

A contabilidade financeira compreende todas as operações de pagamentos entre a empresa e o exterior (por exemplo, compras e vendas, operações bancárias) e que permite a realização do balanço anual para fins fiscais e comerciais.

A contabilidade empresarial ou analítica supõe o uso do cálculo de custos (com as suas correspondentes classes de custos, etc.).

Objetivos da Contabilidade

A contabilidade tem como objetivo principal permitir a avaliação financeira e econômica de cada empresa. A contabilidade tem o dever de contribuir nas decisões dos usuários. É um instrumento útil para tomada de decisões.

Para isso devemos observar dois pontos básicos da contabilidade:

1. 1. As empresas devem evidenciar ou divulgar todas aquelas informações que contribuem para a adequada avaliação de sua situação patrimonial e de resultados, permitindo inferências em relação ao futuro. As informações que não estiverem explícitas nas demonstrações devem constar em Notas Explicativas ou Quadros Complementar.

2. A contabilidade tem íntimo relacionamento do com os aspectos jurídicos os quais, muitas vezes não conseguem retratar a essência econômica. Visando bem informar, a contabilidade deve seguir a essência ao invés da forma.

Usuários da Contabilidade

Todos os usuários da contabilidade são pessoas físicas ou jurídicas interessadas na avaliação da situação e uma determinada empresa.

Usuários preferenciais ou externos são:

• Acionistas;

• Credores em geral

• Empregadores de recursos;

• Integrantes do mercado de capitais;

Usuários secundários são:

• Administradores de empresas;

• Físico.

A Importância da Contabilidade para as Empresas

Através da Contabilidade a empresa sabe o valor de suas, receitas, custos e despesas, a rentabilidade e lucratividade do negócio, produtividade da mão de obra e através disso, pode realizar um bom planejamento empresarial.

A mesma é responsável pelo departamento fiscal e contábil. A partir de informações contábeis corretas, coletadas por essas áreas, através de notas fiscais, extratos bancários e relatórios financeiros são possíveis gerar relatórios ou demonstrativos que possibilitem a tomada de decisão por parte dos gestores, que analisa onde há mais gastos, podendo diminuir alguma despesa ou fazer novos investimentos.

ETAPA 2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com