TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Calculo

Por:   •  23/9/2012  •  2.980 Palavras (12 Páginas)  •  1.015 Visualizações

Página 1 de 12

Sumário

1.Introdução 2

2.Etapa 1: O aplicativo Graphmatica 3

Figura 01 – Site oficial para download do aplicativo 4

Figura 02 – Tela inicial do Graphmatica 4

2.1.Botões da barra de tarefas 4

Figura 03 – Barra de tarefas do aplicativo 4

2.2.Comandos do Menu 6

Figura 04 – Menu do aplicativo 6

3.Escrevendo as Funções 10

3.1.Operadores 10

4.Funções 11

4.1.Variáveis 12

4.2.Escrevendo as Funções 12

5.Etapa 2 12

Figura 05 – Gráfico P(q) = 3q2 para -3 >q> 3 13

Figura 06 – Gráfico P(q) = 3q2 para 0 >q> 3 14

5.1.Análise dos gráficos 15

6.Conclusão 16

7.Referência Bibliográfica 17

1.Introdução

Esta atividade de Cálculo permite compreender e desenvolver novas habilidades utilizando novas tecnologias aplicadas com rigor lógico científico relacionando a matemática com outras áreas de conhecimento. Esta etapa da ATPS é fundamental para aprender a utilizar o aplicativo Graphmatica – uma tecnologia que pode ser utilizada na resolução de problemas de matemática, auxiliando a executar o desafio proposto que trata diretamente dos conceitos prévios necessários, desenvolvendo a capacidade de auto-aprendizagem.

2.Etapa 1: O aplicativo Graphmatica

Passos 1 e 2: Realizar um estudo sobre a operação básica do software Graphmatica e desenvolver um manual mínimo que apresente informações necessárias para um usuário que o acesse pela primeira vez.

O Graphmatica é um aplicativo que trabalha com duas dimensões, sendo capaz de representar graficamente funções de qualquer grau, funções exponenciais, logarítmicas, trigonométricas, hiperbólicas, etc. Também é útil no Cálculo Diferencial e Integral: hachura áreas para ilustrar integrais, desenha gráficos de derivadas e cria gráficos de equações diferenciais ordinárias. Possibilita, assim, aplicações diversas em matemática. O Graphmatica é versátil, uma vez que possibilita, em trigonometria, trabalhar com o ângulo em graus ou em radianos. Além disso, os gráficos podem ser representados com coordenadas cartesianas ou em polares, facilitando a criação de figuras que envolvam funções trigonométricas. É permitida a construção por parâmetros (retas paramétricas, por exemplo), e inequações são representadas muito facilmente.

Este software foi criado por Keith Hertzer, um bacharel em Engenharia Elétrica e Ciência da Computação. O endereço da Internet que dispõe o download do programa é escrito em inglês (www.graphmatica.com), mas as versões disponíveis são diversas: desde a original em inglês até traduções para o espanhol, francês, coreano e, inclusive, português BR.

O Graphmatica se encontra na versão 2.1, e tem versões disponíveis para instalações para Windows (XP/Vista/Windows 7), Mac e iPad/iPhone.

versão em

português BR

Figura 01 – Site oficial para download do aplicativo

Nesta primeira etapa, vamos apresentar um estudo sobre o aplicativo Graphmatica e um resumo de suas ferramentas.

Figura 02 – Tela inicial do Graphmatica

O Graphmatica possui uma tela igual à de muitos programas que fazem a mesma operação que ele: plotar gráficos. Uma barra de botões rápidos com os principais comandos usados, uma área editável das funções, a barra de menus e uma área de plotagem onde aparecem os gráficos digitados na área editável das funções.

2.1.Botões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com