TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Calculo I

Pesquisas Acadêmicas: ATPS - Calculo I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  2.068 Palavras (9 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA DE SANTA BÁRBARA D’OESTE

Engenharias / Ciclo Básico

ATPS: DESENHO TÉCNICO

Atividade Prática Supervisionada para a disciplina de Desenho Técnico, como forma de cumprir os requisitos desta disciplina, oferecido pela Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara.

Alunos:

Prof. CRISTIANO MARÇAL TONIOLO

Santa Bárbara d’Oeste

2014

Conteúdo

Conteúdo 2

1 – INTRODUÇÃO 2

2 – Etapa 3 2

2.1 - Nuanças do modo como se corta um desenho técnico. 2

2.3 – Explicar o corte composto por planos paralelos ou concorrentes. 3

2.3.1 - Corte composto por planos paralelos 3

2.3.2 - Corte composto por mais de dois planos de corte paralelos 6

2.3.3 - Corte composto por planos concorrentes 7

3 – Etapa 4 9

3.1 – Ferramenta computacional disponível no laboratório de computação. 9

3.1.1 - Detalhamento: 9

3.1.2 - Grandes Montagens: 9

3.1.3 - Superfícies Complexas: 10

3.1.4 - Moldes: 10

3.1.5 - Estruturas e Soldas: 10

3.1.6 - Chapas Metálicas: 10

3.1.7 - Diversas Extensões: 10

REFERÊNCIAS 11

1 – INTRODUÇÃO

2 – Etapa 3

2.1 - Nuanças do modo como se corta um desenho técnico.

A representação em corte consiste em imaginar um objeto cortado por um ou mais planos, sendo suprimida (retirada), uma das suas partes. Assim, faz-se então a projeção da parte do objeto que ficou adotando as regras gerais relativamente à disposição das vistas, chamamos esta parte do objeto de “plano secante”, e finalmente executam-se as hachuras sobre as superfícies das partes da peça interceptadas pelo plano de corte. Esta projeção chamamos de “vista cortada” ou simplesmente “corte”.

Como o corte é imaginário, e o objeto cortado de fato não esta cortado realmente, as outras vistas são representadas normalmente. O uso dos cortes só é aplicado de fato quando se justifica a importância da interpretação e favorece a leitura do desenho do objeto desenhado.

Neste contexto, imagine num exemplo: Um edifício e a representação de um dos seus alçados de forma a permitir a visualização do seu interior, isto é das arestas que definem as várias paredes, vãos de portas e janelas, lances de escada e patamar, caixas de elevadores, etc. A “confusão” de arestas invisíveis seria tal que a própria representação de arestas visíveis e por tanto exteriores se apresentaria quase imperceptível. Obviamente que cortar um objeto para representá-lo é uma atitude criteriosa que obedece a convenções e normas bem específicas. Não podemos sair cortando um determinado objeto de qualquer forma, mas seguindo as convenções e definindo realmente a necessidade que se aplica para tal corte em um determinado objeto complexo cheio de detalhes que deverão ser representados para que a interpretação seja de sucesso absoluto sem que haja “má interpretação”, por assim dizer.

2.2 – Resumir com suas palavras, quando se faz necessário o uso do corte no desenho técnico.

Imaginando que eu tenha uma peça e que está seja complexa com muitos detalhes internos como linhas curvas, arestas, e com elementos internos que estão ocultos à visão e que precisam ser representados no desenho, faz-se então necessário o uso do corte.

O corte serve sobre tudo para facilitar a interpretação de detalhes internos que, através das vistas, sem a utilização do corte, seria de difícil interpretação e dependendo da complexidade até mesmo impossível de interpretar corretamente.

2.3 – Explicar o corte composto por planos paralelos ou concorrentes.

2.3.1 - Corte composto por planos paralelos

Utilizado para representação de certos tipos de modelos ou peças onde os seus elementos internos estão desalinhados. Imagine o primeiro modelo (Fig. A) sendo secionado por um plano de corte longitudinal vertical que atravessa o furo retangular e veja como fica sua representação ortográfica:

Figura A

Você deve ter observado que o modelo foi secionado por um plano que deixou visível o furo retangular. Os furos redondos, entretanto, não podem ser observados. Para poder analisar os furos redondos, você terá de imaginar outro plano de corte, paralelo ao anterior.

Veja, a seguir, o modelo secionado pelo plano longitudinal vertical que atravessa os furos redondos e, ao lado, sua representação ortográfica.

Figura A

Em desenho técnico existe um modo de representar estes cortes reunidos: é o corte composto, ou corte composto em desvio. O corte composto torna possível analisar todos os elementos internos do modelo ou peça, ao mesmo tempo. Isso ocorre porque o corte composto permite representar, numa mesma vista, elementos situados em diferentes planos de corte. Você deve imaginar o plano de corte desviado de direção, para atingir todos os elementos da peça.

A vista frontal, representada em corte, neste exemplo, mostra todos os elementos como se eles estivessem no mesmo plano. Se você observar a vista frontal, isoladamente, não será possível identificar os locais por onde passaram os planos de corte. Nesse caso, você deve examinar a vista onde é representada a indicação do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com