TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Cargos, Salários E Benefícios

Trabalho Universitário: ATPS Cargos, Salários E Benefícios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2015  •  3.744 Palavras (15 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 15

Universidade Anhanguera – Uniderp

Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS TRABALHISTAS

Tema: Elaboração de um Programa de Cargos e Salários para o Processo de Retenção de Talentos.

Professor EAD: Pedro Carlos de Carvalho

Tutor presencial: Múcio Fabiano Perpétuo

Nome dos Acadêmicos e RA:

BRASILÍA/DF

2014

Nome dos Acadêmicos e RA

ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS TRABALHISTAS

Tema: Elaboração de um Programa de Cargos e Salários para o Processo de Retenção de Talentos.

Professor EAD: Pedro Carlos de Carvalho

Tutor presencial: Múcio Fabiano Perpétuo

Atividade Prática Supervisionada apresentada à Universidade Anhanguera Uniderp, para o Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, como requisito para a avaliação e atribuição da nota de Administração de Cargos, Salários e Benefícios Trabalhistas.

BRASILÍA/DF

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 1

2. ETAPA 1 2

2.1 SALÁRIO MOTIVA? 2

2.2 HISTÓRICO DA EMPRESA 4

2.2.1 Missão 4

2.2.2 Visão 4

2.2.3 Valores 5

2.2.4 Organograma da Empresa 5

3. ETAPA 2 6

3.1 DESCRIÇÃO DE CARGO 6

4. ETAPA 3 10

4.1 PLANEJAMENTO DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO MODERNA 10

5. ETAPA 4 12

5.1 MODELO DE REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA 12

5.1.1 Tipos de Remuneração Estratégica 12

5.2 PROPOSTA PARA MELHORIAS E RETENÇÕES DE TALENTOS 13

6. CONCLUSÃO 14

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

1. INTRODUÇÃO

Considerando ser a Política de Cargos e Salários o ponto de partida para o delineamento de uma eficiente administração de Recursos Humanos, deve ser tomada a iniciativa de criar subsídios contendo diretrizes básicas a serem seguidas, através da implantação de um plano de cargos e salários.

Implantar e manter um plano de remuneração não é tarefa das mais fáceis. Por mais simples que seja um pequeno plano de cargos e salários passa por etapas similares a de um grandioso projeto. O desenvolvimento das empresas pressupõe a disponibilidade permanente de recursos humanos aptos a atuar-nos mais diferentes níveis, segundo os objetivos que as empresas se propõem a atingir. As mesmas precisam adequar-se às necessidades humanas, de certa forma integrada. Para tanto as empresas modernas devem buscar definir uma política de recursos humanos que possibilite uma obtenção, por parte dos colaboradores, de novos conhecimentos. E habilidades, evidenciando, entretanto, o reconhecimento pela produtividade com a estruturação de planos de carreiras e incentivas ao desenvolvimento funcional.

Partindo da importância desta mudança, a avaliação e classificação de cargos consistem no processo de analisar e comparar o conteúdo dos cargos, colocando-os em ordem. De classe para sua utilização como base de sistema de remuneração, relacionando-se com o preço para o cargo.

O objetivo desta avaliação é determinar o valor relativo de cada cargo dentro de uma organização, sendo que, em primeira instância, consiste na obtenção de informações a respeito do cargo, essa análise determina os requisitos, as responsabilidades envolvidas e as condições exigidas pelo cargo para seu adequado desenvolvimento. Com o plano de cargos e salários, podemos estabelecer remuneração condizente, Buscando o equilíbrio interno e externo na estrutura dos cargos e salários, com salário fixo e sistemas com premiações/recompensas (salário variável), beneficiando o ocupante do cargo pelo seu desempenho na participação e/ou contribuição no alcance dos resultados da organização. Não deve existir na empresa atividade que não seja caracterizada por um cargo, devidamente descrito, especificado e avaliado no plano de cargos e salários.

2. ETAPA 1

2.1 SALÁRIO MOTIVA?

Segundo o dicionário Aurélio, a palavra salário se define por “paga em dinheiro, devida pelo empregador ao empregado”. Este termo tem uma definição muito antiga e vem do latim “salarium”, como o próprio termo sugere tem relação com sal; forma de pagamento que recebiam os soldados do Império Romano devido ao seu valor elevado no mercado daquela época.

Hoje, o conceito de salário excede e muito a este termo passado, pois, o salário incorporado à remuneração engloba o conjunto de vantagens habitualmente atribuídas aos empregados em quantia suficiente para suprir as necessidades próprias e da família, incluindo além do pagamento em dinheiro, assistência à alimentação, saúde, transporte entre outras prestações. Mas afinal, salário é fator motivador? Segundo o dicionário, a palavra motivo é definida por “pode ou faz mover; causa ou origem de alguma coisa; razão, móvel; aquilo que nos leva a fazer algo, ou justifica o nosso comportamento; explicação, justificativa”; é tudo que impulsiona uma pessoa a ter um comportamento específico.

De acordo com as teorias motivacionais modernas, podemos destacar três delas ao nosso estudo: a primeira relaciona-se a Teoria da Hierarquia das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com