TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidde

Artigos Científicos: ATPS Contabilidde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 4

Primeira Etapa.

Passo 1.

Qual a origem da Contabilidade

De acordo com os historiadores a contabilidade surgiu entre 4.000 a.c e 6.000 a.c, a mesma era utilizada, por exemplo, para contagem de rebanho, antes mesmo do surgimento de numeros, escrita e moeda, através de pedras que serviam como forma de substituir cada animal.

Quais os primeiros sinais de que existia Contabilidade na antiguidade?

No segundo milênio antes de cristo, na civilização suméria e da babilônia (hoje iraque), no Egito e na China. Mas é possível que algumas formas antigas de contagem de tenham sido realizadas bem antes deste periodo. O homem primitivo,ao iventariar o número de instrumentos de caça, ao contar seus rebanhos, suas ânforas de bebidas, já estava praticando uma forma antiga de Contabilidade.

A contabilidade teve evolução relativamente lenta até o aparecimento da moeda.

Passo 2.

Resumo da Evolução da contabilidade, desde os primeiros registros atén as partidas dobradas.

A contabilidade é tão remota quanto o homem que pensa, que conta. A necessidade de acompanhar a evolução dos patrimonios foi o grande motivo para seu desenvolvimento.

O homem primitivo,ao inventar o número de instrumentos de caça e pesca disponíveis, ao contar seus rebanhos, suas ânforas de bebidas, já estava praticando uma forma antiga de contabilidade. Na época de Jó, do Livro da Bíblia, já se introduzisse um período Mnemônico da Contabilidade por meio da escrita cuneiforme (símbolos gravados em barro ou placa de argila), com um dos primeiros passos para os registros, como por exemplo “as placas de argila que serviam como relatório”.

Passo 3.

A preocupação com as propriedades e riqueza é uma contante no homem da antiguidade (e atualmente), e ele teve que ir aperfeiçoando seu instrumento de avaliação patrimonial conforme suas necessidades.

Em torno dos séculos XIV a XVI houve um impulso espetacular das Ciências Contábeis, sobretudo na Itália. O pricipal marco deste perído foi a primeira obra contábil, feita por Frei Luca Pacioli, em 1494, com a publicação em Veneza, a Summa de aritmética, geometria, proportioni et proportionalita.

Os italianos e alemães fizeram da contabilidade ou quiseram dar-lhe, talvez uma roupagem excessivamente vistosa, mas, assim mesmo, conseguiram, na época, vender ao mundo esta imagem de que a contabilidade é muito mais do que mero registro; é um instrumento básico de gestão, e, na verdade um dos principais.

O desenvolvimento contábil acompanha de perto o desenvolvimento econômico. No século XX presenciou a queda de chamada escola Européia, e a ascensão da chamada Escola Norte – america no mundo contábil.

Passo 4.

Relatório da Evolução da Contabilidade

A contabilidade não é uma ciência exata. Ela é uma Ciência social, pois é a ação humana que gera e modifica o fenômeno patrimonial. Todavia, a contabilidade utiliza métodos quantitativos (matemática e estatítica) como sua principal ferramenta.

A contabilidade reflete um dos aspectos mais dominantes no homem hedonístico, isto é, põe ordem nos lugares em que reinava o caos, toma o pulso do empreendimento e compara uma situação inicial com a outra mais avançada no tempo.

Parte do que a Contabilidade é, pode ser aferida pelo que a contabilidade realiza dentro da atividade econômica. Pode-se verificar que um sistema simples de registro e análise contábil não falta, nem mesmo na mais rudimentar das organizações.

Em termos do entendimento de evolução histórica da contabilidade, é importante reconhecer que dificilmente o “estado da arte” se adianta muito em relação ao grau de desenvolvimento econômico.

O grau de desenvolvimeto das teorias contábeis e práticas está diretamente associado, na maioria das vezes, ao grau de desenvolvimento comercial, social e institucional das sociedades e nações.

A Contabilidade teve seu florescer, como disciplina adulta e completanas cidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com