TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Crosby

Seminário: ATPS Crosby. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  Seminário  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 5

Na ferramenta de qualidade, é impossível tomar decisões corretas ou propor planos de melhoria com base apenas em suposições e argumentos que não estejam fundamentadas em fatos e dados.

É evidente que também alguns conceitos não tem definição exatas mas que de forma geral todos os conceitos de alto grau de igualdade, podendo ser comparados e aplicados facilmente. Abaixo falara-se um pouco da importância da utilização das ferramentas de qualidade.

A maioria associa qualidade a um produto caro e com muitos aspectos embutidos sejam eles empíricos ou conceituais, porem esse conceito não tem um significado muito definido no meio a quem os utiliza, por que é muito complexo e por que existem diversas definições desse conceito. Segundo a NBR (2013) É a totalidade de características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades implícitas e explícitas.

Já Crosby define qualidade como a conformidade do produto às suas especificações”.

Existem diversas outras definições do que a qualidade pode significar justamente por ela é dependente da capacidade de cada um definir o que é realmente qualidade portanto está baseada na expectativa de quem recebe. Isso não significa que as ações tomadas não serão enxergadas. Podemos tomar as ações para gerar essas expectativas para quem se destina, através das ferramentas de qualidade.

Primeiramente para literalmente colocarmos a estratégia de qualidade em prática temos que citar que as pessoas acima de tudo são a base de todos os conceitos e se elas não estiverem dispostas, treinadas corretamente, ou não souberem os processos de qualidades adotados não resolveram os problemas nem vão querer das continuidade aos padrões que serão adotados. Conforme as conclusões de Juran as pessoas foram as principais responsáveis pela revolução na qualidade Japonesa.

De outro ponto temos como Philip B. Crosby aceita o conceito de qualidade e nos demonstra uma visão empírica de como esse processo deve ser conduzido.

Conforme Crosby (1961):

As companhias devem adotar uma vacina da qualidade para prevenir-se contra não conformidade. Os 3 ingredientes desta vacina são: determinação, educação e implementação. Melhoria da qualidade é um processo, não em programa, deve ser permanente e estável. Zero defeito não é um Slogan, é um padrão de gerenciamento do desempenho.

Com isso o enfoque a resolução dos problemas da BORA-BORA será em manter o padrão das melhorias sugeridas e um outro enfoque nas pessoas para que as mesmas possam incorporar a ideia de que essas melhorias de qualidades são importantes e para que todas as ações tomadas surtam efeito.

Outro ponto que deve-se citar para complementação das ideias de qualidade é a referência que as empresas principalmente japonesas tem para aqueles que necessitam implantar algum conceito de qualidade, ou seja, quando se fala em processos de melhoria continua, ou outros diversos de programas de padronização. Portanto essas mesmas deveriam conter algum ponto importante a ser considerado e foi isso que Juran definiu, como segue abaixo:

1. Os altos gerentes tomaram a investida do gerenciamento para a qualidade.

2. Treinaram todos os níveis hierárquicos nos processos de gerenciamento para a qualidade.

3. Comprometeram-se a melhorar qualidade a uma taxa revolucionária.

4. Fornecem participação a força de trabalho.

5. Agregaram metas de qualidade ao planejamento dos negócios.

Essencialmente esses são os pontos que devem estar associados as empresas para implementação das melhorias de qualidade, verificando obviamente se todos estão participando.

ETAPA 3

Para a resolução do 1º problema da empresa BORA-BORA utilizaremos como base a ferramenta de qualidade folha de verificação, abaixo segue conceito básico para entendimento.

Folha de verificação segundo Rosemary apud Jurandir e Alexandre (2007) é a apresentação de uma maneira de se organizar e apresentar os dados em forma de um quadro, tabela ou planilha, facilitando desta forma a coleta e análise dos dados.

Em outras palavras é a apresentação de fatos através de planilhas para facilitar a análise dos dados. Desta forma abaixo seguirá o 1º problema para posteriormente propormos a melhor forma de utilização da folha de verificação.

Problema:

A empresa de saneamento Bora-Bora vem encontrando problemas no processo de envasamento de água. Muitos dos copos plásticos, após esse processo, apresentam a tampa rasgada. Sobre a tampa é impressa a data de fabricação e o vencimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com