TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE

Seminário: ATPS DE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Seminário  •  2.058 Palavras (9 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 9

1. ETAPA 3

Esta atividade é importante para que você busque informações e compreenda os elementos básicos de proteção e manobra que serão usados no desenvolvimento das próximas etapas do projeto. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSO 1

Escolher sua equipe de trabalho e entregue ao seu professor os nomes, RA e e-mail dos alunos. A equipe deve ser composta de 4 a 7 alunos que serão avaliados de acordo com sua capacidade de pesquisar, propor e implementar soluções para os problemas propostos.

PASSO 2

Fazer um resumo, de no máximo 4 páginas, sob o tema “botoeiras, contatores, fusí-veis e relés”. Adicione ao seu resumo fotos e esquemáticos, preferencialmente de fabrican-tes nacionais. Segue abaixo algumas sugestões de sites:

http://www.weg.net (acesso em 12 de dezembro de 2010)

http://www.siemens.com.br (acesso em 12 de dezembro de 2010)

http://www.schneider-electric.com.br (acesso em 12 de dezembro de 2010)

Dica: use também o livro-texto como base para a pesquisa, mas não se limite a ele.

Botoeiras

As botoeiras são chaves elétricas acionadas manualmente que apresentam, geralmente, um contato aberto e outro fechado. De acordo com o tipo de sinal a ser enviado ao comando elétrico, as botoeiras são caracterizadas como Pulsadoras ou Com Trava.

Botoeiras Pulsadoras

As Botoeiras pulsadoras invertem seus contatos mediante o acionamento de um botão e, devido à ação de uma mola, retornam à posição inicial quando cessa o acionamento. Essa botoeira possui um contato aberto e um contato fechado, sendo acionada por um botão pulsa-dor liso e reposicionada por mola. Enquanto o botão não for acionado, os contatos 11 e 12 permanecem fechados, permitindo a passagem da corrente elétrica, ao mesmo tempo em que os contatos 13 e 14 se mantêm abertos, interrompendo a passagem da corrente. Quando o bo-tão é acionado, os contatos se invertem de forma que o fechado abre e o aberto fecha. Soltan-do-se o botão, os contatos voltam à posição inicial pela ação da mola de retorno.

Botoeiras com Trava

As botoeiras com trava também invertem seus contatos mediante o acionamento de um botão, entretanto, ao contrário das botoeiras pulsadoras, permanecem acionadas e travadas mesmo depois de cessado o acionamento.

Botão Giratório com Trava

Esta botoeira é acionada por um botão giratório com uma trava que mantém os conta-tos na última posição acionada.

Características Construtivas

Esta botoeira apresenta um contato fechado nos bornes 11 e 12 e um aberto 13 e 14. Quando o botão é acionado, o contato fechado 11/12 abre e o contato 13/14 fecha e se man-tém travados na posição, mesmo depois de cessado o acionamento. Para que os contatos retor-nem à posição inicial é necessário acionar novamente o botão, agora no sentido contrário ao primeiro acionamento.

Contator

É um dispositivo eletromecânico que permite a partir de um circuito de comando, controlar cargas num circuito de potência. Tais cargas podem ser de qualquer tipo, desde tensões dife-rentes do circuito de comando, até conter múltiplas fases.

Constituído por uma bobina que produz um campo magnético, que conjuntamente a uma parte fixa, proporciona movimento a uma parte móvel. Essa parte móvel por sua vez, altera o estado dos seus contatos associados. Os que estão abertos fecha-os, os que estão fechados, abre-os. Estes contatos podem ser de dois tipos: de potência e os auxiliares.

Os de potência, geralmente são apresentados em grupos de 3, devido ao seu emprego comum no comando de motores do tipo trifásicos.

Vantagem do uso de contatores:

• Comando à distância

• Elevado número de manobras

• Grande vida útil mecânica

• Pequeno espaço para montagem

• Garantia de contato imediato

• Tensão de operação de 85 a 110% da tensão nominal prevista para contator

• Maior número de contatos.

Contatores trifásicos

Esquema elétrico de um contator

Fusíveis

O fusível é um dispositivo de segurança de um circuito elétrico, que tem a função de interromper a passagem de corrente elétrica no circuito, quando a corrente ultrapassar o limite permitido pelo fusível, evitando assim um curto-circuito.

Esses curtos-circuitos podem causar incêndios, explosões ou danos a alguns equipamentos do circuito, os fusíveis são bastante usados nos eletrodomésticos.

Alguns fusíveis são feitos de uma pequena liga metálica, geralmente o chumbo, de baixo ponto de fusão, pois quando a intensidade da corrente elétrica ultrapassa o limite do fusível, essa liga se esquenta e se funde cortando assim a passagem de corrente elétrica, o tempo que ele demora para fundir é proporcional ao quadrado da corrente aplicada e da inércia térmica do material da liga metálica do fusível, portanto com a variação desse material, podemos ter fusível de ação muito rápida, rápida, média, lenta ou muito lenta. E temos também o disjuntor que simplesmente desliga quando a intensidade da corrente é maior do que ele suporta.

Normalmente o valor da corrente que o fusível suporta vem expressa nele.

Sua representação é:

Relés

Relé em geral, é um componente com o objetivo de proteger um sistema elétrico de potência, apontar e identificar onde houve uma falha, acionar dispositivos sonoros e visuais alertando os encarregados pela manutenção do sistema, atuar na abertura e fechamento de disjuntores e com a vantagem de poder “vigiar” esse sistema elétrico de potência.

Tipos de relés

- Eletromecânico: Foram os primeiros a serem lançados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com