TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE ADMINISTRAÇÃO

Exames: ATPS DE ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  4.663 Palavras (19 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓLO DE JUAZEIRO (BA)

ADMINISTRAÇÃO

ATPS DE ADMINISTRAÇÃO

TUTOR EAD: MARIO MINORU

TUTOR PRESENCIAL: CARLOS JÙNOR

JUAZEIRO – BA

2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03

DESENVOLVIMENTO 04

Administração uma habilidade humana 04

Teoria dos sistemas 05

Teoria da administração 06

Ênfase na tecnologia e ênfase no ambiente 07

Implicações éticas 09

Pensamento sistêmico e liderança 11

Quadro comparativo 13

CONSIDERAÇÕES FINAIS 16

BIBLIOGRAFIA 18

CONSIDERAÇÕE FINAIS 10

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 14

INTRODUÇÃO

Os principais fatos que caracterizam os primórdios da administração estão os fatos históricos sociais, políticos e econômicos, caracterizando o cenário no qual estão contidas as organizações do passado. As características mais marcantes nas organizações em meados do século XVIII estavam voltadas ao artesanato, com seus artesões atuando em oficinas, escolas e aos profissionais autônomos. Nesta época a sociedade era diferente dos dias atuais. O fenômeno que provocou o aparecimento das empresas e da moderna administração ocorreu no final do século VXIII e se estendeu ao longo do século XX chegando ao limiar do século XX. Esse fenômeno, que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas sociais e políticas, chamou-se revolução industrial e a moderna administração surgiu em resposta a duas conseqüências provocadas pela revolução industrial.

1) Crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração cientifica capaz de substituir o empirismo e a imprevisões.

2) Necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado, difícil e precisar ate que ponto os homens da antiguidade, da idade media e ate mesmo o inicio da idade moderna tinham consciência de que estavam praticando a ate de administrar.

Leo Huberman, na História da Riqueza do Homem, observa que a formação da riqueza ao longo da história ocorreu por diversas influências socioeconômicas. Ele descreveu um dos primeiros grandes movimentos de formação da riqueza no Estado nacional: a concentração econômica. Podemos recordar, com facilidade, do período colonial, quando todo ouro extraído do nosso país (colônia na época) era encaminhado à metrópole, Portugal. São inúmeros os exemplos de centralização econômica, mas o interessante é percebermos que ao longo do tempo o modelo de concentração econômica se transformou se aperfeiçoou, se modernizou, mas continuou gerando desigualdades crescentes.

ORGANIZAÇÕES MECANICISTAS

Frederico herdou um grande exército difícil de controlar, composto essencialmente por criminosos, mercenários estrangeiros, pobres e recrutas contrariados. Inspirado pela severidade das Legiões Romanas e pelas invenções da sua altura (pequenos brinquedos, como homens mecânicos) decidiu aplicar uma série de reformas que iriam transformar os seus homens em autômatos facilmente controláveis:

• Instituiu o uso de um uniforme;

• Criou uma hierarquia militar rígida;

• Proclamou uma extensão e especialização de tarefas;

• Obrigou o uso de uma linguagem própria, bem como uma linguagem de comando;

• Criou exercícios militares, como forma de treino sistemático;

• Deixou para a responsabilidade dos Conselheiros Militares a elaboração de planos de combate.

Frederico conseguiu impor estes seus objetivos através do medo – os seus soldados temiam mais os seus oficiais do que o inimigo. Com o passar do tempo aumentou a eficácia do seu exército, ao descentralizar o controle, o que criou uma maior autonomia em situações de combate diferentes. O uso de novas tecnologias era acompanhado e reforçado pelo processo da mecanização do pensar e agir humano: as organizações que usavam máquinas tornavam-se elas próprias máquinas. Assim, a visão do exército mecanizado de Frederico da Prússia, tornou-se uma realidade nos cenários fabris e organizacionais de 1900.

DESENVOLVIMENTO

ADMINISTRAÇÃO UMA HABILIDADE HUMANA

As habilidades podem ser natas ou adquiridas, ou seja, as pessoas nascem e desenvolvem habilidades próprias e outras são obtidas de acordo com a necessidade e motivações que passaram a ter ao longo de sua existência.

Habilidade segundo Lacombe (2003) é a capacidade que o ser humano tem de transformar os conhecimentos adquiridos em produtos ou serviços com o desempenho esperado, a partir do ensinamento praticado. Conhecido como percussor da teoria da administração cientifica, Taylor preconizava a pratica da divisão do trabalho enfatizando tempos e métodos a fim de assegurar seus objetivos, a máxima produção com o mínimo de custo seguindo os princípios da seleção cientifica do trabalhador do tempo padrão do trabalho em conjunto da supervisão e da ênfase na eficiência surge ai, também as relações humanas, onde o bem estar dos trabalhadores era um dos fatores para o bom funcionamento da organização e o alcance dos objetivos traçados por ele. Os estudos de Taylor influenciaram outros autores e pesquisadores defensores e seguidores de suas idéias, dentre eles destacam-se Henry Ford Frank e Leilia Gilbreth.

TEORIA DOS SISTEMAS

A administração inicialmente compreendida como a realização de um empreendimento sob as ordens de alguém ou simplesmente como a prestação de um serviço a outrem, sofreu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com