TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE ADMINISTRAÇÃO

Dissertações: ATPS DE ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  3.786 Palavras (16 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 16

Sumário

• Introdução....................................................................................................03

• Desenvolvimento..........................................................................................04

- Direção dos Objetivos...............................................................................04

- Teoria Geral da Administração.................................................................04

-Razão do Surgimento da abordagens Humanista, Neoclássica e

Estruturalista da Administração..................................................................08

• Quadro.........................................................................................................12

• Considerações Finais....................................................................................13

• Referencias....................................................................................................14

• Introdução

Em nossa ATPS iremos abordar sobre as teorias da administração que são conhecimentos organizados, produzidos pela experiência pratica das organizações.

Para facilitar o estudo, as teorias são agrupadas em escolas e essas são a mesma linha de pen-samento ou conjunto de autores que utilizam o mesmo enfoque.

A abordagem do tema torna-se relevante devido à importância do mesmo para o entendimento das organizações e para construção do pensamento administrativo atual, que exige profissio-nais flexíveis e adaptáveis.

Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma variável. As teorias são pro-postas de acordo com os contextos históricos em que são inseridas, enfatizando os problemas mais importantes enfrentados na época em que foram fundamentadas e até os dias atuais.

• Desenvolvimento

Teoria Geral da Administração

Dentre os principais fatos que caracterizam os primórdios da Administração estão os fatos históricos, sociais, políticos e econômicos, caracterizando o cenário no qual estão contidas as organizações do passado. As características mais marcantes nas organizações, em meados do século XVIII, estavam voltadas ao artesanato, com seus artesãos atuando em pequenas ofici-nas/escolas e aos profissionais autônomos. Nessa época a sociedade era diferente dos dias atuais. A Administração recebeu influências que moldaram seu futuro caráter científico .

A administração é uma habilidade humana, sem dúvida. Porém, uma habilidade adquirida após séculos de evolução, pela imperiosa necessidade de organização afeta aos homens de negócios.

A história da Administração surgiu aproximadamente há 5.000 A.C., na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorar a resolução de seus problemas práticos, então surge a arte e o exercício de administrar . O difícil é precisar até que pontos os homens da Antiguidade, da Idade Média e até mesmo do inicio da Idade Moderna tinham consciência de que estavam praticando a arte.

Desde o princípio da natureza humana, o homem sentiu a necessidade de se organizar em so-ciedade para alcançar, através de seus esforços, os seus objetivos. Daí surgiram as primeiras empresas tradicionais, da época dos assírios, babilônios, fenícios etc., que trazem princípios administrativos básicos que são utilizados até hoje pelos teóricos da administração . As gran-des empresas surgem a partir da Revolução Industrial que ocorreu no final do século XVIII estendendo-se ao longo do século XIX e chegando ao começo. A Revolução industrial teve duas fases: A primeira de 1780 a 1860, que é a utilização do carvão como principal fonte de energia e do ferro como principal matéria-prima. Também surgiu a máquina de fiar, do tear hidráulico e posteriormente do tear mecânico e do descaroçador de algodão, provocando a mecanização das oficinas e da agricultura. Tudo isso veio substituindo o trabalho do homem e do animal pela máquina, transformando o artesão em operário e a pequena oficina dá lugar à fábrica ou à usina. Essa evolução faz com que haja migrações, iniciando então a urbanização em torno das indústrias e trazendo uma revolução nos meios de transporte e nas comunicações: surgimento da navegação a vapor, da locomotiva a vapor, do telégrafo e do telefone.

A segunda fase da Revolução Industrial ocorre de 1860 a 1914. É a revolução da eletricidade, dos derivados de petróleo como novas fontes de energia e do aço como matéria-prima. Surge a maquinaria automática tornando necessária a especialização do operário. Os meios de trans-porte e as comunicações evoluem, surgem as estradas de ferro, o automóvel, o avião, o telé-grafo sem fio, e o rádio. O capitalismo se fortalece surgindo então as grandes organizações multinacionais. Depois de tudo isso o mundo já não seria mais o mesmo e, com toda essa transformação, surge a administração moderna em contrapartida ao crescimento acelerado e desorganizado das empresas e à necessidade de se organizarem para se tornarem competitivas.

Com a necessidade das empresas de produzirem mais e com eficiência para fazer à intensa concorrência e competição do mercado, aparecem os primeiros métodos científicos trazidos pela publicação das experiências de dois engenheiros, um era americano, Frederick Winslow Taylor (1856-1915), o outro engenheiro era francês, Henri Fayol (1841-1925).

No inicio do século XX, surge FREDERICK W. TAYLOR, engenheiro americano, que apre-sentou os princípios da ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA e o estudo da ADMINISTRAÇÃO como CIÊNCIA.

Conhecido como o precursor da TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA, Taylor preconizava a prática da divisão do trabalho, enfatizando tempos e métodos a fim de assegurar seus objetivos, a máxima produção com o mínimo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com