TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Pesquisas Acadêmicas: ATPS DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  4.459 Palavras (18 Páginas)  •  2.440 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 02

ETAPA 1 03

1.1 A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO 03

1.2 A EMPRESA WETZEL S.A 04

1.3 O SISTEMA DE PRODUÇÃO DA WETZEL S.A. 06

ETAPA 2 08

2.1 O CONSÓRCIO MODULAR 08

ETAPA 3 10

3.1 PREVISÃO DE VENDAS 10

3.2 CICLO DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS 11

3.3 SISTEMA ERP DA WETZEL 11

ETAPA 4 12

4.1 TÉCNICAS JAPONESAS 12

4.2 TÉCNICAS UTILIZADAS NA WETZEL 14

CONSIDERAÇÕES FINAIS 16

REFERÊNCIAS 17

INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem o objetivo de colocar em prática os conceitos estudados no contéudo.

A Administração da Produção ou Administração de operações é a função administrativa responsável pelo estudo e pelo desenvolvimento de técnicas de gestão da produção de bens e serviços. Segundo Slack (1996, p.34) a produção é a função central das organizações já que é aquela que vai se incumbir de alcançar o objetivo principal da empresa, ou seja, sua razão de existir.

O trabalho a seguir está dividido em 4 etapas, onde a primeira abordará as principais funções da administração da produção, bem como a evolução histórica e conceitos relacionados. Ainda na primeira etapa selecionamos a empresa Wetzel S/A, para descrever o sistema de produção, contendo passo a passo dos elementos de entradas, saídas e as funções de transformações.

Na segunda etapa serão citados os principais conceitos de consórcio modular e os produtos envolvidos no processo. Na terceira etapa serão abordados os conceitos sobre previsão de vendas, administração de recursos de materiais, sistema ERP e também o ciclo de administração de materiais.

As técnicas japonesas serão citadas na última etapa, contendo os conceitos e aplicabilidade na empresa escolhida.

ETAPA 1

1.1 A evolução histórica da administração da produção.

A produção nos velhos tempos era uma função totalmente desconhecida, apesar de o homem realizar alguns processos como polir pedras e rochas a fim de desenvolver algum móvel ou produto útil para sua sobrevivência, o comércio já existia por mais que fossem feitos apenas trocas entre eles.

Revelando-se muito habilidoso em produções de alguns bens, começou a produzir sob encomenda, e então surgiram os primeiros artesãos. Com o passar do tempo o artesanato começou a entrar em decadência por causa da Revolução industrial onde foi descoberta a primeira máquina a vapor, a força do ser humano foi substituído pelas primeiras máquinas, os artesãos que tinhas suas próprias oficinas, foram agrupados para trabalhar nas primeiras fábricas, trazendo algumas exigências e padronização para a produção desses produtos. Foram criados treinamentos, desenvolvimentos gerenciais e supervisões e técnicas para planejamentos e controles da produção, financeiro e de vendas.

No século XIX Frederick Taylor começou seus primeiros trabalhos de administração científica, com o objetivo de melhorar o sistema de produtividade com o menor custo possível, medindo os insumos a quantidade e o valor da matéria - prima, mão-de-obra, energia elétrica, capital, instalações entre outros. Depois Henry Ford cria a linha de montagem seriada, pouca variação dos produtos, onde foram criados novos conceitos: linha de montagem, posto de trabalho, estoques intermediários, monotonia, do trabalho, arranjo físico, balanceamento de linha, produtos em processo, motivação, sindicatos, manutenção preventiva, controle, estatístico da qualidade, e fluxograma de processos. Essas técnicas fizeram com que aumentassem muito a produção no Brasil, pois houve a padronização de controle da qualidade.

Mais tarde foi criada a produção enxuta que introduz outros conceitos:

Just-in-time: Foi um processo criado para gerenciar a produção, aumentando o seu volume, usando o mínimo de matéria-prima possível, embalagens, estoques intermediários e recursos humanos, para evitar estoque em excesso, escassez ou desperdício.

Engenharia simultânea: Tem como objetivo envolver todas as áreas da empresa no desenvolvimento do projeto do produto, envolvendo clientes e fornecedores, para reduzir prazos, custos e problemas na fabricação e comercialização.

Tecnologia de grupo: Facilitar a definição de células de produção, agrupando as similaridades físicas dos componentes, agrupando em processos produtivos comuns.

Consórcio Modular: O Consórcio Modular busca redução nos custos de produção, investimento, estoques, tempo de produção e, principalmente, agilidade na produção de veículos diferenciados. Consiste em uma parceria entre empresa e fornecedores onde os riscos e os investimentos são compartilhados.

Células de produção: É uma técnica utilizada para acelerar a produção, exigindo que os funcionários sejam polivalentes, ou seja, participe de todo o processo com todos os funcionários, visando a integração entre eles e melhorando o controle da qualidade.

Desdobramento da função qualidade: É responsável por gerar a qualidade do produto como um todo, ou seja, a qualidade é desenvolvida em cada ciclo do produto desde seu planejamento, desenvolvimento e até a entrega para o cliente.

Comakership: É a co-fabricação, o fornecedor participa de todo o processo desde o planejamento e pesquisas, os custos e a qualidade do produto e do serviço, obtendo assim a confiança e garantindo o fornecimento assegurado.

Sistemas flexíveis de manufatura: São maquinas interligadas por um sistema central de controle que insistem em melhorar a eficácia.

Manufatura integrada por computador: Essa técnica é um pouco diferenciada da manufatura, são sistemas de computadores e filosofias gerenciais, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com