TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA

Dissertações: ATPS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Trataremos de conceitos básicos que todo empreendedor individual, micro e pequeno empresário deve saber.

Nesta pesquisa, iremos mostrar algumas particularidades do Planejamento que visa o futuro, está intimamente ligado à determinação dos objetivos da Empresa, que de certa forma indica o que se pretende fazer.

Levando em conta empresas já em pleno funcionamento, encontraremos na maioria delas poucos controles financeiros efetivos. E será sobre esse assunto de fundamental importância que iremos tratar.

ETAPA 1

1. A administração Financeira está estritamente ligada à Economia e à Contabilidade, pode ser vista como uma forma de Economia aplicada, que se baseia amplamente em conceitos econômicos e em dados contábeis para suas análises. No ambiente macro a Administração Financeira enfoca o estudo das instituições financeiras e dos mercados financeiros e ainda, de como eles operam dentro do sistema financeiro nacional e global. A nível micro aborda o estudo de planejamento financeiro, administração de recursos, e capital de empresas e instituições financeiras.

2. Analisando o texto Administração Financeira de Edison Kuster e Nilson Danny Nogacz concebe-se a ideia de que o desafio de uma empresa é justamente a administração financeira, que figura como um dos pilares do sucesso principalmente das pequenas empresas. Assim, KUSTER E NOGACZ garantem que dois pontos são fundamentais nesse processo: o cuidado efetivo com o dinheiro, suas entradas e saídas e também garantir o retorno esperado pelos acionistas.

Um dos pontos a ser levado em consideração é o controle e administração de caixa através do monitoramento do equilíbrio entre as entradas e saídas de dinheiro durante um dado período temporal a fim de se precaver com medidas capazes de satisfazerem as necessidades da empresa. Assim é necessário estabelecer uma previsão do fluxo de caixa estabelecendo um cronograma de despesas e investimentos e provisionando despesas até mesmo aquelas que

ainda serão contratadas, havendo possibilidade ainda de se alocar os períodos de baixo faturamento.

Para tanto, é necessário o engajamento dos diversos setores das empresas, juntando previsões de vendas, previsões de despesas com pessoal, com custos variáveis, com propaganda entre outros. Assim, a troca de informações diárias e o aproveitamento máximo de cada setor contribuirão de forma determinante para o sucesso do controle de caixa.

Desta forma torna-se viável o desenvolvimento de outro ponto fundamental ao sucesso do planejamento financeiro, que é o Controle de Dados como o controle da Movimentação Financeira, Controle do Pessoal, Controle de Máquinas, Veículos e Equipamentos, Controle de Estoque, etc.

3. De acordo com o texto “Planejamento financeiro como estratégia para a obtenção de resultados nas pequenas empresas – um estudo de caso” de RENATA GAMA, GUIMARO MOURA e OSMAR FRANCISCO DE OLIVEIRA, reforça a ideia já tratada no texto anterior descrito, pela qual se percebe a importância de se elaborar um planejamento financeiro capaz de dar suporte ao gestor das pequenas empresas, o que comumente não ocorre. O conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com