TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE ARH

Ensaios: ATPS DE ARH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

A primeira parte deste trabalho trata da história da evolução da área de Recursos humanos que dá subsídios para a segunda parte que discorre sobre a área no contexto atual e por seguinte trata-se da mudança organizacional e a transformação que ocorre na área de RH, e por fim discorre-se sobre as tendências da nova administração de Recursos humanos.

No decorrer dos anos com avanço da tecnologia e a alta tendência do ser humano de evoluir e se adaptar as mudanças, é claramente notado as mudanças em todas as áreas administrativas, principalmente na área de Recursos Humanos que deixou de ser um mero departamento pessoal para se tornar peça chave de transformações dentro de uma organização.

A década de 30 é o marco para a área de recursos humanos, antes disso a administração de pessoal, como ficou conhecida após 1930 (pois até então inexistia um departamento para tais tarefas), tinha como funções básicas o recrutamento e seleção e o único registro que o empregado tinha ao ingressar na empresa era o chamado Livro de escrita de Pessoal que poderia ser facilmente fraudado ou mesmo atirado ao lixo.

Ao passar dos anos, a ideia de se ter uma departamento efetivo e consistente para contratação e treinamento de funcionários, foi colocado em prática, daí surge uma nova era na área de RH, que a partir desse momento, envolveu todas as ações que tem por objetivo a integração do trabalho no contexto da organização e o aumento de sua produtividade. Area que trata de recrutamento , seleção, treinamento , desenvolvimento, manutenção, controle e avaliação de pessoal. As características da área de recursos humanos se resume em conhecer, prever, organizar, comandar, coordenar, controlar e participar.

Com tudo, as mudanças trouxeram também grandes desafios. Notamos que no transcorrer das décadas foram estabelecidas gerações, antigamente era definida a cada 25 anos, porém, nos dias de hoje, já não se espera mais um quarto de século para se instaurar uma nova classe genealógica. Atualmente os especialistas apontam que uma nova geração surge a cada 10 anos apenas. Nas empresas, isso implica em pessoas de diferentes idades e costumes vivendo em um mesmo ambiente de trabalho, trocando experiências e gerenciando conflitos em períodos cada vez menores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com