TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE AUDITORIA

Exames: ATPS DE AUDITORIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  2.318 Palavras (10 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 10

ANHANGUERA EDUCACIONAL

UNIDERP – CERES

ANA PAULA VELOSO RA 263197

anapaulavelosso@hotmail.com

EDSON JOSÉ DE MELO RA 193386

edsonmelo@cultura.com.br

GIOVANNIA GONÇALVES MIRANDA RA 269433

giovania42@hotmail.com

JULIANA MARTINS RAMOS RA 237522

jmartins_jmartins@hotmail.com

CÁSSIO CARLOS LEÃO RA 240256

cassiocarlos2008@hotmail.com

DESAFIO: AUDITORIA

Ceres

2013

ANA PAULA VELOSO RA 263197

EDSON JOSÉ DE MELO RA 193386

GIOVANNIA GONÇALVES MIRANDA RA 269433

JULIANA MARTINS RAMOS RA 237522

CÁSSIO CARLOS LEÃO RA 240256

DESAFIO: AUDITORIA

Trabalho para fins avaliativos apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Interativa Uniderp – Anhanguera, na disciplina de Auditoria, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Contabilidade.

Orientador: Prof Mestre Rozana Carvalho Pereira

Ceres

2013

INTRODUÇAO

A contabilidade tem sua primazia de ser a ciência que sistematiza e interpreta registros de transações financeiras de empresas e de outras organizações. Contudo, a auditoria tem o papel de examinar operações financeiras ou registros contábeis, visando verificar sua correção ou legalidade. Há, portanto uma ligação direta das duas atividades se a contabilidade há necessidade de se auditar, ou seja, verificar a veracidade de todos os registros realizados.

A auditoria se revela como importante mecanismo de verificação de dados, sendo que ela pode ser executada e finalizada com os pareceres de quem a realiza, tornando se assim um mecanismo que depende bastante da ética e de bons princípios do auditor, pois é através dele que se têm todos os resultados da auditoria.

Atualmente a auditoria vem evoluindo cada vez mais com maior precisão de avaliação das demonstrações financeiras como balanço patrimonial, demonstrações das mutações do patrimônio liquido, demonstração do resultado do exercício, demonstração do fluxo de caixa, demonstração do valor adicionado e demonstração do resultado abrangente.

OS ASECTOS CONCEITUAIS DE AUDITORIA

A palavra auditoria tem como origem o latim audire, cujo significado é ouvir. Em linhas gerais e simplificadas auditoria, seja ela qual for , interna ou externa, significa conferencia, verificação, analise e avaliação e, acima de tudo, comunicação de resultados dentro de um determinado objetivo ao qual a auditoria se propõe.

OS TIPOS DE AUDITORIA

A auditoria pode-se dividir em dois grandes grupos:

• Auditoria interna; e

• Auditoria externa.

Auditoria interna: esta é conduzida por um funcionário da própria empresa na qual a auditoria é executada e em geral envolve a avaliação de desempenho, controles internos, sistemas de computação/informação, qualidade de produtos e serviços e etc. Busca a identificação de não conformidades, prevenção e/ ou detecção de falhas de operação, discrepâncias nas atividades administrativas, possibilitando maior confiabilidade das informações geradas, bem como garantindo a salvaguarda dos ativos da empresa.

Auditoria externa: de maneira geral, a finalidade da auditoria externa é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos seus usuários. Nesse sentido, compreende expressar uma opinião através da emissão de um parecer sobre as demonstrações contábeis da empresa auditada no (s) período (s) sob exame e assegurar que estas foram elaboradas em todos os aspectos relevantes, em conformidade com as normas brasileiras de contabilidade e legislação especifica aplicáveis.

RESPONSABILIDADES DO AUDITOR EXTERNO E DO AUDITADO

Tanto o auditor como o cliente-auditado tem obrigações e responsabilidades perante todos os stakeholders. Um primeiro e fundamental ponto a ser destacado é o de que as demonstrações contábeis são de propriedade e responsabilidade exclusiva do auditado e que este, por conseguinte, é o responsável direto por tudo o que nela conste ou que porventura seja omitido por qualquer motivo.

POSTURA PROFISSIONAL DO AUDITOR

O auditor esta sujeito a exigências éticas relevantes, inclusive as relativas á independência, no que diz respeito a trabalhos de auditoria de demonstrações contábeis. As exigências éticas relevantes abrangem o Código de Ética Profissional do Contabilista, relacionadas a auditoria de demonstrações contábeis bem como as NBC PAs aplicáveis.

Há uma aplicação de princípios fundamentais cujo cumprimento é exigido pelo Código IFAC, a saber:

• Integridade;

• Objetividade;

• Competência e zelo profissional;

• Confiabilidade, e

• Conduta profissional.

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS AUDITADAS

Demonstrações Auditadas

Demonstração Qual o objetivo desta demonstração? Qual a finalidade de se auditar?

Balanço Patrimonial O BP representa a posição estática dos bens e direitos, bem como as obrigações. Fazer uma varredura no raio x da empresa, analisar ativos, passivos e patrimônio liquido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com