TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE CÁLCULO I 2ª SÉRIE DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Trabalho Escolar: ATPS DE CÁLCULO I 2ª SÉRIE DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 5

ACADEMIA PAULISTA ANCHIETA LTDA - APA

UNIDADE – OSASCO SP

CURSO MATEMÁTICA

DISCIPLINA DIDÁTICA

Alunos:

Atividade: ATPS

Orientador: Profª Adriana Ximenes

O S A S C O

01 de Outubro de 2013

PLANEJAMENTO DE AULA

Plano de aula: matemática/ 6º ano do ensino fundamental II

Escola estadual Adalberto Mecca Sampaio - Carapicuíba

Turno: matutino

Público alvo:

Alunos do 6º ano do ensino fundamental II

Perfil da turma:

Alunos entre 10 à 12 nos

Quantidade de alunos: 40

As carteiras com espaço suficiente para remaneja-las de maneira que todos possam interagir-se um com o outro e com o professor.

Os alunos tem acesso livre à biblioteca, jornais, revistas, sala de vídeos.

Esporadicamente os alunos vão a teatro, cinema juntamente com os professores e direção da UE.

Os pais são bem participativos, não faltam nas reuniões e participam querendo saber do comportamento de seu filho/a e do rendimento escolar é claro que tem alguns casos que o comportamento, e o interesse do aluno deixam muito a desejar e que os pais dos mesmos não comparecem na reunião, mas são poucos.

A maioria dos pais acompanha a vida escolar de seus filhos, querem saber de tudo e cobram também do professor o porquê de não haver, por exemplo, lições de casa.

Conceito: Técnica Operacional da Divisão e Multiplicação.

OBJETIVO GERAL:

-Encorajar os alunos para a elaboração de estratégias nas resoluções de problemas técnico-operacionais da divisão e multiplicação e de raciocínio lógico.

-Ser capaz de perceber a importância dos números, suas propriedades, suas inter-relações, seus significados e o modo como historicamente foi construído, bem como sua eficácia na resolução de situações-problema no seu cotidiano.

- Verificar pelo algoritmo da divisão se um número natural é ou não divisível por outro.

- Conhecer as regras de divisibilidade por 2,3,4 e 5.

- Reconhecer e determinar os divisores de um número natural.

- Estabelecer as relações de “ser múltiplo de” e “ser divisor de” entre números naturais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Compreender as técnicas operacionais para efetuar divisão com números naturais.

- Desenvolver técnicas e habilidades na determinação de divisores e múltiplos de um número.

Conceituais:

Compreender as técnicas operacionais para efetuar divisão e multiplicação com números naturais. Usar sua própria estratégia de resoluções, interpretar problemas de lógica a partir de um dado. Desenvolver concentração e a persistência na busca de resultados.

Procedimentais:

Usar diferentes estratégias de resoluções para uma única operação. Apropriar de estratégias para encontrar um resultado. Expressar oralmente e por escrito o raciocínio verbal, numérico, visual e abstrato.

Atitudinais:

Efetuar os cálculos e raciocínio lógico de forma organizada, falar de suas dificuldades sem medo, compartilhar com os colegas e a professora suas ideias de raciocínio, expressar por escrito o caminho percorrido até o resultado, ter interesse por novas informações, ser persistente na busca de resultados.

JUSTIFICATIVA:

Entendendo que a matemática é do uso cotidiano e necessário às nossas vidas e que a mesma foi implantada nos ensinamentos escolares, mais como um problema do que uma solução, procuramos nas aulas de matemática com o tema “Técnica operacional da divisão e multiplicação” implantar como também problema de lógica, com o intuito de proporcionar aos alunos o interesse e a capacidade de criar novas estratégias de resoluções.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 Provas devidamente agendadas ao longo do bimestre;

 Trabalhos com data de entrega sem prolongação da data;

 Nota de participação que abrangerá frequência, deveres, respeito e participação do aluno;

 Com ênfase no critério avaliação é importante deixar claro que o processo de construção de conhecimento deverá prevalecer sobre o resultado final.

METODOLOGIA

-Antes de dar início à aula sobre divisão, será proposta aos alunos uma atividade com tampinhas de garrafa. Foi pedido para que trouxessem 50 tampinhas foi proposto uma situação problema envolvendo uma divisão de 25 tampinhas entre 4 crianças.

-Pedimos aos alunos que fizessem a divisão das tampinhas entre eles de maneira que todos ficassem com um número igual de tampinhas, e que anotassem no caderno como foi feita a divisão.

-Depois de feita a divisão das tampinhas será identificada no quadro os elementos de uma divisão, o dividendo (a), o divisor (d), o quociente (q) e o resto (r) e substituindo cada letra pelo seu respectivo número associado à situação-problema.

- Depois de avaliado se foi entendido o assunto, será proposta uma nova situação-problema, onde uma nova divisão agora com as 50 tampinhas.

-Esta primeira atividade é somente para fazer uma pequena revisão sobre divisão para depois entrar no conteúdo de divisibilidade.

-Será explicada aos alunos através de matéria, sobre divisibilidade, passada no quadro negro e depois feita algumas atividades sobre o assunto.

-A segunda atividade proposta será fazer contas como, por exemplo, 833:3 perguntar o porquê da resposta, dar outra divisão para ser feita, agora 1033 divido por 3 e depois 933 divido por 3.

-Serão feitas perguntas aos alunos sobre a atividade proposta na intenção de verificar se o conteúdo foi aprendido.

-A terceira atividade consiste em dividir a turma em grupo de 2 alunos, cada grupo com 30 objetos(tampinhas ou outro objeto qualquer) na qual terão que separarem, de todas maneiras possíveis, as tampinhas em grupo com o mesmo número de elementos em cada grupo, de modo que nenhuma tampinha fique fora dos grupos formados.

-Será desenhada uma tabela no quadro na qual os alunos deverão preencher as separações realizadas. Através da tabela montada serão questionados quais são os divisores e múltiplos de cada grupo.

BIBLIOGRAFIA

Disponível em;

<http//www.slideshare.net/claudiarocosta/plano-de-curso-6-ano-matemtica‎>

Acesso em: 27 de Setembro de 2013

Disponível em;

<http://andreborgessilva.blogspot.com.br/2010/03/plano-de-ensino-6-ano_12.html>

Acesso em; 27 de Setembro de 2013

Disponível em;

<http://verocamemorias.blogspot.com.br/2010/04/plano-de-aula-matematica-series.html>

Acesso em; 27 de Setembro de 2013

Aulas de Didática com a Professora Adriana Ximenez nos dias 6,13,20,27 de Agosto de 2013 e nos dias 3,10,17,24 de Setembro de 2013

...

Baixar como  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »