TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE MATEMATICA

Ensaios: ATPS DE MATEMATICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

A história da matemática é uma área de estudo dedicada à investigação sobre a origem das descobertas da matemática, em menor extensão á investigação dos métodos matemáticos e aos registros matemáticos do passado.

Os testos matemáticos arcaicos que nos são conhecidos o Plinptom 322 matemática babilônica cerca de 1900 a.C. o papiro matemático de Rhind matemática egípcia cerca de 1890 a.C. todos estes textos versam sobre o teorema de Pitágoras, que parece ser o progresso matemático mais amplamente difundido depois da aritmética e a geometria .

A contribuição Greco- helênica refinou os métodos através do raciocínio dedutivo e do rigor matemático em provas e expandiu o tema.

O estudo da matemática começa no século VI a.C. com os pitagóricos que cunharam o tema “matemática” a partir de termo (mathema) do grego antigo. A matemática chinesa incluiu o sistema de notação posicional já muito cedo.

O sistema numérico indo arábico e suas regras para uso de operações atualmente em uso no mundo todo, foi desenvolvido em torno de1000 d. C. na índia e transmitida ao ocidente através da matemática islâmica . A matemática islâmica desenvolveu a expandiu a matemática conhecida destas civilizações. Muitos textos grego e árabe. Sobre matemática foi traduzidos ao latim, o que contribuiu para desenvolvimento na Europa Medieval . Dos tempos da idade média foram séculos de estagnação, começando do renascimento no século XVI, novos progressos, novas descobertas cientificas realizadas de forma crescente até o dia de hoje.

1. Introdução

O conceito de funções e aplicado sempre que precisamos analisar o comportamento de duas grandezas, suas possíveis variações. Sendo assim em qualquer pesquisa lançamos mão deste recurso matemático. Como consequências da evolução do estudo das funções surgem numerosas aplicações da matemática outras ciências. Os cientistas partindo de observações procuravam uma formula (uma função) para explicar os sucessivos resultados. A função era então o modelo matemático que explicava a relação entre as variáveis.

Assim o conceito de função que nos parece simples é resultado de uma evolução histórica conduzindo sempre cada vez mais à abstração e, que só no século XIX teve importância central e no estudo de modelos dinâmicos, de distribuição espacial qualquer que seja a natureza ,continuando por isso a ser uma noção chave na matemática atual.

2. Função do 1º Grau

As funções são um tipo particular de relação que possuem uma propriedade específica, assim as relações envolvendo grandezas são analisadas do ponto de vista das funções matemáticas. Também são relacionados às aplicações de capitais nos regimes de juros simples e compostos. As funções são utilizadas na representação cotidiana de situações que envolvam valores constantes e variáveis, sempre colocando um valor em função do outro.

Chama-se função polinomial do 1º grau, ou função afim, a qualquer função f de IR em IR dada por uma lei da forma f(x) = ax + b, onde a e b são números reais dados e a 0.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com