TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE NEGOCIAÇÃO

Trabalho Escolar: ATPS DE NEGOCIAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  1.174 Palavras (5 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 3

Passo 3

Relatório

Os diferentes conceitos de Negociação

A negociação é um processo social básico, utilizado para resolver conflitos, toda vez que não existem regras, tradições, fórmulas, métodos racionais ou poder de uma autoridade superior.

Não existe problema, simples ou grave, que não possa ser resolvido por uma boa negociação. A diferença é negociar cegamente ou fazer isso de forma metódica, planejada. O sucesso de cada um depende de sua habilidade como negociador. Cada vez menos o sucesso depende de seus conhecimentos e predicados técnicos e mais de sua capacidade de relacionamento e negociação com as pessoas.

A negociação possui várias fases sendo elas análise, Planejamento e discussão, onde na análise estudamos, no planejamento decidimos e na discussão sintetizamos e executamos.

Existem diversos tipos de negociação sendo que sempre uma depende da outra, por isso ela reúne elementos tanto de competição quanto de cooperação.

A primeira coisa a se decidir é se a negociação será predominantemente cooperativa ou competitiva, isto é, uma negociação ganha - ganha ou ganha-perde.

Não esquecendo do processo fundamental na negociação, o chamado os três pilares sobre os quais está baseada toda a ciência, toda arte e toda técnica de negociação: o conhecimento, o tempo e o poder.

O planejamento deve incluir ao máximo todos os passos que a negociação seguirá, os seus e os do oponente, incluindo as correções de rota que deverão ser feitas. Tudo que planejamos estará sobre controle e tudo que não planejamos será controlado pelo acaso.

Etapa 4

Passo 2

O planejamento da Negociação e A ética nas Negociações

Qual é a importância do planejamento da negociação?

A grande importância de um processo de negociação é a fase do planejamento, conhecer os negócios, conhecer seus concorrentes, saber o que eles realmente desejam e também como conseguir. Esses são aspectos básicos e também uma dos fatores primordiais ao processo de negociação, sendo mais conhecido como preparação ou plano de negócios, que se refere ao ato de planejar e administrar negociações futuras, com incerteza de sucesso.

Existem diferentes visões em relação ao planejamento de uma negociação, sendo chamada de “pré - negociação” onde são envolvidas três etapas diferentes, nas quais se encontra:

Definir o problema: definir seu objetivo, definir qual sua meta e como fazer para conquistar ela.

Compromisso: Um acordo justo, uma negociação negociada em documento.

Acertar a Negociação: Garantir os objetivos, e regras contidas em todo processo de negociação, finalizando com o ganha-ganha para ambos os lados de uma negociação.

Para um planejamento eficiente de uma negociação existem alguns conceitos nos quais são itens indispensáveis para á preparação até o momento de finalização de uma negociação.

Sucesso: È uma maneira de se preparar, avaliar situações passadas e similares, nas quais podem ajudar para conquistar seu objetivo.

Definir objetivos: São meios para possibilitar a realização de seus resultados, definir qual seu problema, e o que fazer para que seja executado.

Definir meios para conquistar a realização de resultados: o que fazer para conquistar tal objetivo em um intervalo de tempo.

Tomar decisões presentes as quais interferem no futuro, diminuindo assim as incertezas. Respeitando os limites que determina até onde se poder ir em uma negociação.

Com o plano de negócios podemos desenvolver procedimentos, nos quais conquistamos experiências e decisões as serem tomadas para definição de táticas de um bom relacionamento do tipo ganha-ganha para ambos os lados, com a finalidade de uma negociação agradável a fim de detectar pontos fracos, definir estratégias e táticas para uma negociação de sucesso.

Quais são os problemas de conduta ética envolvidos no processo de negociação?

Quando falamos de ética, tratamos não apenas do aspecto comportamental como também de vários outros fatores que podem levar a conduta antiética nas negociações.

A cada dia que se passa a preocupação quanto a ética nas relações empresariais, e na sociedade se torna um assunto cada vez mais preocupante com o passar do tempo.

Os fatores que colaboram quanto a falta de ética profissional esta ligada á, á valores pessoais, a integração de diversos sistemas culturais, fatores econômicos de métodos quantitativos no processo de decisão, deixando de lado as questões morais, nas quais são inaceitáveis alguns tipos de estratégias e comportamentos em relação a negociação.

Estabelecer um relacionamento duradouro com credibilidade e confiança entre as partes envolvidas em uma negociação pode ajudar a não permitir algumas situações de condutas antiéticas dentro de uma organização, como também em um processo de negociação.

A ética se refere a padrões morais e também de conduta, onde são analisados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com