TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Casos: ATPS DE TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  2.807 Palavras (12 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 12

ATPS DE TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

INTRODUÇÃO

Definições à parte, negociar implica definir e buscar objetivos, relacionamento interpessoal e decisão compartilhada são competências desejáveis em todos os profissionais, independente de sua área de atuação, seja ela técnica, comercial, humanas, biológicas, etc. Todo ser humano negocia, diariamente não importa se no trabalho, na escola, trânsito e até mesmo com a família. Clientes e fornecedores são os principais alvos de negociação, sempre em cima de prazos, comissões, descontos, porém, para compreender com excelência o completo universo da negociação, deve-se pensar em toda sua amplitude. É a isso que esse material se propõe, explorando o tema de negociação em toda sua aplicabilidade.

Quando participamos de uma negociação devemos estar cientes de que esse processo nada mais é do que uma oportunidade para, de modo criativo, as partes envolvidas encontrem soluções que atendam aos seus interesses, sem que isso signifique trabalhar contra os interesses do oponente. Ai entra a chave da ganha-ganha, isto é atender aos meus interesses sem ferir os interesses da outra parte.

O sucesso de uma empresa depende muito da habilidade de negociação dos profissionais que a integram. Negociar é mais que arte, representa o processo de comunicação eficiente, baseado na coragem de enfrentar desafios.

Um bom negociador precisa ter o máximo de informações, assim conseguirá ter o controle da situação, passando à outra parte a sensação de poder sempre com clareza em suas argumentações e sabendo ouvir também.

Qual a importância do planejamento da negociação?

- O planejamento da negociação consiste na busca das informações necessárias ao processo, na formulação de um roteiro ou plano de ação e na preparação para o desenvolvimento da negociação, prevendo eventuais problemas e obstáculos que poderão surgir no decorrer do processo.

Quais são os problemas de conduta ética envolvidos no processo de negociação.

- Em um processo de negociação é necessário estabelecer em relacionamento duradouro entre os agentes envolvidos. Dessa forma, os pontos convergentes notam que o dilema ético está no centro de muitos encontros de negociação. Como se acredita que a conduta da maior parte das negociações não é desonesta ou patológica, mas composta de indivíduos consciente de suas responsabilidades morais e sociais, quando estes decidem utilizar uma tática antiética, eles próprios buscam razões para justificar tal comportamento. Trata-se de uma negociação ganha-perde.

Situações encontradas no filme “Doze Homens e Uma Sentença”.

O filme “Doze Homens e Uma Sentença” estimulou a observação de várias técnicas e características numa negociação. Vimos diante da urgência de ajudar a sociedade como um todo a refletir com profundidade sobre como desenvolver competências técnicas, emocionais e éticas nos lideres; a importância da clareza e do consenso nos critérios de tomadas de decisões; a necessidade de ação coesa nas equipes; a busca da efetividade social nas decisões coletivas; o compromisso com os valores éticos e de cidadania; a imperativa consciência da sustentabilidade ambiental; e a premência d justiça nos relacionamentos. Este filme trata de todos estes desafios ao lidar com uma condição de extrema complexidade: o julgamento do valor inalienável da vida de um jovem. O filme também colocou em discussão os traços pessoais, valores e ambientais de uma negociação. Nessa dimensão virtual, é muito importante observar a capacidade de investigação e negociação de Davies, personagem revelador, que de início elucida as questões ambíguas, depois as paradoxais, depois as inexatas e finalmente as “secretas”. Neste percurso, ele age como um mediador de conflitos, um educador reflexivo e um cidadão responsável, reparador de uma situação de dramática e violenta injustiça. Na filosofia de John Dewey investiga com uma única pergunta: “há possibilidade de uma “duvida possível, cabível”? Uma resposta afirmativa é a condição que pode impedir uma sentença por unanimidade, insegura, preconceituosa, irresponsável, de males irreparáveis.

Roteiro de preparação para negociações salariais

A negociação de salário não é tão difícil como você possa pensar. Mas alguns preceitos precisam ser considerados. O primeiro deles é este: o empregador vai assumir, sempre, que você está contente com o que ganha, a menos que demonstre insatisfação. Em resumo, quem não pede não consegue. Mas certifique-se de que você merece, e também de que está preparado para negociar.

Para se planejar convenientemente o processo, temos que ir preparado para o evento. São 10 dicas para se alcançar os objetivos:

1- Seja um bom ouvinte.

Na medida em que você ouve atentamente e sem interrupções habilita-se para decodificar a mensagem do outro lado e obter informações que poderão ser úteis ao processo.

Muitas negociações tem o elemento tempo sob forte pressão: – é um contrato que precisa ser logo fechado ou outros fatores indutores de pressa – e com isto deixa-se de ouvir convenientemente o outro negociador. Uma regra que pode ajudá-lo a ser um ouvinte cada vez melhor é a dos 70/30, ou seja: planeje-se para ouvir 70% do tempo e falar 30%.

2 - Desenvolva um espírito negocial.

Muitos negociadores de sucesso tem consciência de que é possível tudo ser negociável desde que estejam em um ambiente declaradamente de negociação. A assertividade deve substituir a agressividade no processo para que se possa alcançar o objetivo planejado. Tenha em mente que por mais difícil pareça um acordo sempre haverá a possibilidade de alternativas.

3 - Planeje.

Ao participar de um evento negocial tenha um segmento do seu tempo para estudar e dominar todas as variáveis a interferir no mesmo. Muitas vezes será necessário pré-negociar internamente recursos, prazos, especificações, metas, condições de pagamento , etc. Portanto venha para a reunião de negociação com todo o dever de casa diligentemente realizado. Isto lhe dará muita segurança no processo.

4 - Mire alto.

Desde que buscados com legitimidade seus objetivos deverão ser sempre na faixa máxima . Lutando por mais mais você

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com