TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Dissertações: ATPS DE TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  2.832 Palavras (12 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 12

“Roteiro de preparação para negociações salariais”

Ao projetar um objetivo, é necessário que haja um bom planejamento dos argumentos e hipóteses que podem ser encontradas.

É muito difícil prever a decisão do outro, em contra partida é fundamental estar sempre antenado para uma resposta negativa, pois não depende somente do desempenho que o funcionário está apresentando e sim do fluxo de crescimento que a empresa se encontra, porém o funcionário deve saber qual o seu valor, mas nunca pensar que ele é insubstituível.

Uma resposta negativa não deve servir de desmotivação, mas sim de uma crítica construtiva onde se é possível analisar seus verdadeiros valores e buscar por melhorias profissionais.

A. Qual é a importância do planejamento na negociação?

O planejamento na negociação é importante para identificar os elementos que podem causar impactos negativos.

É imprescindível analisar os possíveis obstáculos que podem vir a surgir e quais os objetivos que se quer alcançar, podendo assim ter maior segurança e autoconfiança.

B. Quais são os problemas de conduta ética envolvidos no processo de negociação?

Quando algumas das partes tentam infringir normas e princípios éticos adaptados pela organização, sendo em uma sonegação de imposto, falsificações de assinaturas e/ou documentos, vendem produtos vencidos, fazem propagandas enganosas, enfim se comporta de forma antiética.

Lista de situações encontradas no filme “Doze homens e uma sentença”

 O filme é baseado no julgamento de um rapaz acusado pelo assassinato do pai, onde doze homens são responsáveis em determinar o destino do mesmo.

 O local da negociação não era propício, faltava espaço para acomodações confortáveis, com pouca ventilação e sem opções para suprir as necessidades fisiológicas de todos.

 Os julgadores apresentavam divergências entre si, tanto a nível social, nível de vivências e faixa etária. A decisão deveria ser unânime e de extrema importância, pois o réu julgado culpado seria condenado à morte.

 A decisão inicial dos onze jurados eram declarar o réu culpado, pois muitos tinham outros compromissos e queriam finalizar logo.

 O jurado número oito votou pela inocência do réu, mesmo não acreditando em sua inocência, por se prender na idéia de que havia uma vida em jogo e decidir precipitadamente seria fatal.

 O jurado número oito argumentava as hipóteses apresentada pelos demais jurados, mostrando-lhes outra visão do fato acontecido, negociando com cada qual pela inocência do rapaz.

 Vale ressaltar que um dos jurados apresentou resistência na conversão do seu voto, por motivos pessoais e familiares, sendo que ele aparentava problemas de relação com o seu filho. Com esse jurado houve um processo de negociação e insistência um pouco maior comparado aos demais

 O processo de negociação foi essencial durante todo o filme, pois através dele foi possível chegar a um acordo comum e favorecendo ambas as partes.

1. Você estaria preparado (a) para receber uma resposta negativa?

A negociação salarial é um fator delicado, que exige profissionalismo, comprometimento e responsabilidade.

Deve-se observar o momento exato e possuir um conhecimento na política de cargos e salários, analisar o grau de conhecimento em que a empresa passa, pois a falta de algum desses fatores traz a negociação inacabada.

Ninguém está preparado para o fracasso naquilo que se almeja, ou seja, sempre buscamos nossos objetivos e ideais, e quando recebemos uma resposta negativa, nos sentimos desmotivados e sem valor na empresa.

Diante disso devemos buscar autoconhecimento e melhorias para a empresa e para a vida profissional.

2. Qual seria a sua reação?

De início o aborrecimento tomaria conta, mas aos poucos aceitar a crítica construtiva e avaliar seus valores, se aquele era realmente o momento propício e se de fato o meu serviço valia aquele valor.

3. Como administraria a situação?

Daria o melhor de mim, apresentando novos meios de trabalho, iria de encontro aos problemas não me acomodando diante de decisões tomadas, apresentando o meu ponto de vista, sendo ele sensato e adequado.

4. Quais seriam seus argumentos nesta negociação para aumento salarial?

Inicialmente uma preparação avaliando suas necessidades pessoais e a sua representação para a empresa, faria uma pesquisa de mercado buscando diferentes faixas salariais. É preciso propor um valor que a empresa tenha condições de aceitar, com valores apropriados seguindo os parâmetros estabelecidos pela empresa.

Manter o foco em atingir um acordo que satisfaça ambas as partes, atendendo as necessidades do empregado e do empregador, apresentando sempre os seus pontos positivos e aquilo que favorece para o crescimento da empresa.

Se depararmos com a pergunta do valor desejado, devemos mostrar que não somos mais que ninguém, mas que em alguns momentos nos sobressaímos e que o nosso verdadeiro valor está no desempenho das funções por nós exercidas.

Sempre procurar entender o ponto de vista da empresa e compreender o porquê da resposta negativa, diante disso, podemos nos surpreender com outros tipos de propostas como uma ajuda de custo, um prêmio por assiduidade, comissão, divisão de lucros e etc.

TEXTO I

O negociador precisa possuir um ideal, acreditar nas suas opiniões e expor isso aos demais.

Segundo Roger Fisher e William Ury existem alguns pontos fundamentais no ato de negociar, dentre eles é imprescindível uma boa comunicação, um bom relacionamento, uma facilidade em decifrar os interesses dos outros, e mostrar a estes o seu ponto de vista.

Segundo os autores em uma equipe de negociação devem estar presentes os diversos tipos de profissionais, cada responsável irá exercer as tarefas que lhe forem designadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com