TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE ÉTICA

Casos: ATPS DE ÉTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  1.334 Palavras (6 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 1.

Passo 1.

Após a leitura, reunir-se com o seu grupo para discutir até que ponto um gestor de RH precisa compreender a ética e seus princípios como norteador das ações que o diferenciam no mercado de trabalho?

O surgimento do administrador de recursos humanos veio com a necessidade de que as empresas e indústrias tinham em um profissional que tratasse dos seguintes assuntos: Recrutamento, seleção de pessoas, treinamento, remuneração, demissão, organização de dados pessoais entre outros. Porém, com o passar do tempo esse profissional teve que expandir seus conhecimentos voltados a sua área, pois o setor de recursos humanos foi desenvolvendo várias ramificações e assim necessitando de um profissional capaz de desenvolver funções que possam satisfazer as necessidades da empresa e consequentemente atendendo as necessidades do mercado, obtendo sucesso profissional.

De acordo com Chiavenato “o profissional de RH, atualmente é solicitado a atuar em termos organizacionais, e não simplesmente dentro de uma visão microscópica e departamental”. Com isso, Chiavenato diz que esse novo profissional precisa ter não apenas conhecimento teórico, mas também competência para saber quando e como colocar em prática.

O gestor de RH precisa ser ativo, ter coragem, instinto, ser inovador e ter ousadia para um bom resultado de uma “gestão perspicaz”. É importante que o profissional de RH, crie e desenvolva uma estrutura pra garantir a equidade e assegurar a justiça e o cumprimento das leis.

Cada vez mais cresce a disputa por uma vaga no mercado de trabalho, por isso o gestor precisa estar bem preparado pra ingressar nesse mundo competitivo, o mercado procura profissionais que possuam um diferencial, que estejam ali não apenas por um salário no final do mês, mas sim por um objetivo e sucesso não somente pessoal, mas também da empresa.

O mercado de trabalho exige um profissional que tenha um perfil dinâmico com características básicas como: ser flexível, proativo, estar propenso a mudanças, e ter certa multifuncionalidade, compreendendo transformações tecnológicas, tendo a capacidade de saber encontrar solução pra um imprevisto que venha a acontecer dentro da empresa.

Levando em consideração esses aspectos, podemos afirmar que o gestor deve estar atento às tendências do mercado, pois atualmente o profissional de gestão de recursos humanos tem sido bastante requisitado, devido á preocupação dos empresários em ter uma boa relação com seus colaboradores e uma boa administração de seu empreendimento, portanto esse profissional tem condições de responder perfeitamente as expectativas exigidas deste perfil.

Passo 2.

Fazer as anotações com o seu grupo e reservar para que o mesmo possa concluir o desafio com a resposta desse questionamento.

Etapa 2.

Passo 1.

Identificar com sua equipe o conjunto de conceitos (palavras-chaves) que seu mapa abordará, baseando-se nas perguntas abaixo:

1- O que é ética?

A palavra ética é de origem grega derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens. Teria sido traduzida em latim por mos ou mores (no plural), sendo essa a origem da palavra moral. Uma das possíveis definições de ética seria a de que é uma parte da filosofia (e também pertinente às ciências sociais) que lida com a compreensão das noções e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual. Em outras palavras, trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual.

A ética seria uma reflexão acerca da influência que o código moral estabelecido exerce sobre a nossa subjetividade, e acerca de como lidamos com essas prescrições de conduta, se aceitamos de forma integral ou não esses valores normativos e, dessa forma, até que ponto nós damos o efetivo valor a tais valores.

2- O que é moral?

A definição de moral, podemos dizer que se trata do conjunto de valores, de normas e de noções do que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade, de uma cultura. Como sabemos, as práticas positivas de um código moral são importantes para que possamos viver em sociedade, fato que fortalece cada vez mais a coesão dos laços que garantem a solidariedade social. Do contrário, teríamos uma situação de caos, de luta de todos contra todos para o atendimento de nossas vontades.

3- O que é a lei?

Lei em sentido formal: representa todo o ato normativo emanado de um órgão com competência legislativa, quer contenha ou não uma verdadeira regra jurídica, exigindo-se que se revista das formalidades relativas a essa competência. Lei em sentido material: corresponde a todo o ato normativo, emanado por um órgão do Estado, mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com